COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
UM REENCONTRO agradável, de muito afeto e antiga amizade, deste Repórter PH com o ex-Presidente José Sarney na residência de Ana Clara Sarney e Bruno Duailibe, em noite memorável de boas conversas, comidas deliciosas regadas a grandes vinhos, numa confraternização para ficar guardada na memória de quantos dela participaram
UM REENCONTRO agradável, de muito afeto e antiga amizade, deste Repórter PH com o ex-Presidente José Sarney na residência de Ana Clara Sarney e Bruno Duailibe, em noite memorável de boas conversas, comidas deliciosas regadas a grandes vinhos, numa confraternização para ficar guardada na memória de quantos dela participaram

Exigências em NY
Diante do aumento de casos de Covid-19, por conta da variante Delta, Nova York passará a exigir um certificado de vacinação para liberar a entrada de pessoas em restaurantes, academias e locais de entretenimento, por exemplo.

O anúncio foi feito terça-feira pelo prefeito democrata Bill de Blasio.

A cidade é a primeira a criar um “passe sanitário” nos Estados Unidos. Algo semelhante já é exigido na França.

O “Key to NYC pass”, como será chamado o passe, “exigirá a vacinação de funcionários e clientes de restaurantes fechados, academias e salas de espetáculos”
Com mais de 8 milhões de habitantes, Nova York tem 71,8% dos adultos vacinados com pelo menos uma dose da vacina, segundo dados da prefeitura.

Cobrança do passe
O passe sanitário será cobrado dos cidadãos que residem ou visitam a cidade a partir da segunda quinzena de agosto.

As fiscalizações, entretanto, serão iniciadas em 13 de setembro, para garantir o cumprimento da medida já no início do semestre escolar da cidade.

Nas últimas duas semanas, o prefeito e o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, multiplicaram os anúncios para fortalecer a vacinação de funcionários e recomendar o uso de máscaras.

Recuperação
Buscando compreender o cenário econômico para o Dia dos Pais, lojistas de São Luís realizaram, em julho, uma pesquisa com seus associados.

O resultado aponta que “recuperação” é a palavra que representa o momento atual do varejo.

Um deles pontuou: “Sentimos isso no nosso dia a dia e, realmente, já podemos dizer que estamos vivendo dias melhores e esperamos um momento ainda mais significativo com as datas de fim de ano”.

Outras palavras que também apareceram: apreensão, situação delicada, dificuldade, incerteza, foco no online e esperança.

O estudo releva que mais de 30% dos lojistas estão muito otimistas, mais de 25% estão razoavelmente otimistas, alguns estão pouco otimistas, em torno de 10% estão muito otimistas e 5% demonstram pouco otimismo.

A maioria dos lojistas consultados mencionou o marketing como foco principal para aprimoramento.

Incerteza
O valor do fundão e o destino da proposta de emenda à Constituição que institui o voto impresso não são as únicas incertezas que rondam a eleição de 2022. O Congresso tem exatos dois meses para aprovar a legislação que vai regular o próximo pleito.

Não se sabe, por exemplo, se os deputados continuarão sendo eleitos conforme o desempenho dos partidos ou se será aprovado o chamado distritão, pelo qual se elegem os mais votados.

É o Brasil sendo Brasil: nunca tem duas eleições com as mesmas regras.

Fiema e ação pela cultura
Na última sexta-feira, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizou a doação de 150 cestas de alimentos para os miolos dos bumba meu boi durante o encerramento da exposição “Boi Brinquedo - carcaça, bordado e miolo”, na sede da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico. A Fiema/Sesi, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil, a Prefeitura de São Luís, além da Secult e da Associação Folclórica Flor do
Sertão, foram os parceiros da exposição.

TRIVIAL VARIADO
Para observadores conscientes, essa CPI da Covid, que nada comprovou até agora, nem deveria ter sido formada, já que não passa de um palco, cujo show de retaliação política é patrocinado com o dinheiro do contribuinte.

No assunto: nada do que foi até agora “produzido” tem relevância que possa induzir à condenação do investigado. Por outro lado, não quiseram investigar os desvios de recursos destinados ao combate da pandemia. E foram muitos. A CPI não é séria, portanto.

Os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo de 2.094.812 empregos com carteira assinada, o que significa 71,8% das vagas criadas no país. Número quase três vezes superior ao das médias e grandes que contrataram, entre julho de 2020 e julho de 2021, 717.029 trabalhadores, segundo levantamento do Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Em tempo: apenas em junho de 2021, as micro e pequenas empresas apresentaram 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados. Esse montante equivale a 70% do total de empregos no território nacional.

A superintendente da EBSERH no Maranhão, Joyce Lages, será a homenageada pelo Conselho Federal de Enfermagem no prêmio Anna Nery. A honraria máxima é concedida a profissionais que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar no país.

A comunicação do prêmio Anna Nery à Joyce Lages foi feita ontem, pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren), José Carlos, pela conselheira Kelly Inaiane e o enfermeiro do HU-UFMA e do Socorrão I, Marcony Vilarinhos.

A Prefeitura de São Luís divulgou a lista de escolas que voltarão às aulas no sistema híbrido a partir do dia 16 de agosto. O segundo semestre letivo das aulas foi iniciado na rede municipal de ensino na segunda-feira. Para garantir a segurança de toda a comunidade escolar, a volta às salas acontecerá de forma gradual.

A partir do dia 16 as aulas serão iniciadas em sistema híbrido para o ensino fundamental, que terá atividades realizadas por grupos de alunos para cada semana. Em uma semana, parte dos alunos terá aulas presenciais e na semana seguinte terão aulas remotas, assim sucessivamente.

Com o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento, o Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os imóveis rurais do país e constitui-se no primeiro passo para a regularização ambiental.

Por essa razão, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais já analisou o CAR de 5.121 imóveis rurais distribuídos em 141 municípios do estado.

As ações foram iniciadas em março de 2020 e contavam com apenas quatro analistas. Neste ano, no mês de abril, a equipe recebeu reforço com a contratação de mais 15 técnicos.

A análise e validação do CAR são voltadas para os imóveis rurais que estão acima de quatro módulos fiscais, ou seja, os médios e grandes imóveis rurais e, para que ocorram com precisão, a comunicação com o proprietário/possuidor é essencial.

O Fórum Desembargador Sarney Costa retomou o atendimento 100% presencial ao público em geral de segunda a sexta-feira. O atendimento acontecerá das 8h às 13h, sem a necessidade de agendamento. O atendimento virtual, como, por exemplo, o Balcão Virtual, também está funcionando das 8h às 15h.

DE RELANCE

Reunião em família
O ex-presidente José Sarney e Dona Marly, que há mais de ano estavam ausentes de São Luís, por conta da pandemia do novo coronavírus, “saíram da toca” no fim de semana para um encontro familiar na casa da neta Ana Clara Sarney e Bruno Duailibe, que habitam uma linda vivenda ao lado da casa dos pais dela, Teresa e Fernando Sarney, no Olho d´Água. Com eles, a ex-governadora Roseana Sarney, a mãe de Bruno, Eliane Pinheiro e amigos mais próximos dos homenageados.

Retorno dos trabalhos
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, destacou, ontem, a retomada das sessões plenárias, de forma híbrida (presencial e remota), durante três vezes na semana, com todos os expedientes, além do retorno gradual do acesso às dependências da Alema. O chefe do Legislativo afirmou que os projetos voltados para o combate à pandemia continuarão sendo prioridade. Othelino disse ainda que, com o avanço do número de vacinados, o acesso às dependências da Alema voltará à normalidade gradativamente.

Pela valorização
O diretor-financeiro da OAB/MA, Kaio Saraiva, informou que a Seccional Maranhense, por ocasião da celebração do Dia do Advogado e Advogada (11 de agosto), lançará campanha de valorização da profissão. É que o meio virtual jurídico proporcionou que vários advogados inscritos em outras Seccionais exercessem a profissão, com atuação em processos de origem maranhense, sem estarem devidamente inscritos na OAB-MA. Sem a inscrição suplementar, esses profissionais estão irregulares administrativamente, cometendo infração ético-disciplinar de acordo com o Estatuto da Advocacia, devendo o advogado ou advogada responder processo ético, sem prejuízo da irregularidade processual.

Difícil retomada na hotelaria
Enquanto seguem os ensaios para a retomada dos eventos em São Luís, a sondagem dos meios de hospedagem evidencia um cenário conhecido por todos. Não é de hoje que o setor sofre com a crise, mas os impactos podem ser mais profundos. É que depois de mais de um ano do início da pandemia, 6,2% dos empresários ainda estão de portas fechadas e 67% deles mensuraram perdas entre 25% e 75% em seus faturamentos.

Difícil retomada...2
Não é à toa que prefeitura da Capital anunciou um plano para a retomada gradual dos grandes eventos e um pacote de medidas para o setor. Afinal, o mundo vive a pandemia. Precisamos transmitir segurança. É um exercício diário para que a empolgação não retire o foco das medidas sanitárias.

Dia dos chefes de família
De grande importância para o comércio, o Dia dos Pais será celebrado no dia 8, domingo, e muitas lojas estão apostando nas promoções para alavancar ainda mais as vendas no feriado. Para o comércio de São Luís, a previsão é de que haja uma injeção financeira de mais de R$ 200 milhões na economia.

Dia dos chefes de família...2
A procura por descontos e boas condições de compra é alta e, para quem ainda vai em busca de um presente, existem algumas ações imperdíveis para deixar essa homenagem ainda mais especial, com brindes nos principais shoppings da cidade. Em pesquisas informais realizadas junto aos lojistas, até o cunhado apareceu entre as pessoas que serão presenteadas neste ano. Pais, claro, lideram, seguidos por companheiros e filhos.

Dia dos chefes de família...3
Chamou a atenção a perda de espaço da internet como preferência de canal para compra, citada por 15% dos entrevistados, contra 45% do ano passado. Lojas de rua (52%) e de shopping (48%) retomaram o espaço entre os consumidores. Lembrando que o período estava bastante conturbado em 2020, quando o comércio passava por um período de fortes restrições da pandemia.

Para escrever na pedra:
“Visão é a arte de enxergar coisas invisíveis”. De Jonathan Swift (1667-1745), escritor inglês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.