Estado Maior

Mais um pré-candidato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Hoje, oficialmente, o Maranhão terá mais um pré-candidato ao governo do Maranhão. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, se filiará ao PSD nesta quarta-feira (4), em Brasília, e na ocasião ele anunciará que vai disputar, em 2022, a sucessão ao Palácio dos Leões.
Edivaldo chega para a disputa – ainda em pré-campanha – como a chamada terceira via. A diferença, no caso do ex-prefeito, é que há um histórico de ligação dele com o governador Flávio Dino (PSB).
Edivaldo recebeu apoio de Dino nas eleições de 2012 e também em 2016. E agora, para não confrontar o aliado, não terá candidato ao Senado.
Mas isto não significa, necessariamente, que o ex-prefeito da capital será um dos pré-candidatos do grupo do governador. Pelo contrário, a filiação ao PSD desobriga Edivaldo Júnior de correr atrás das metas estabelecidas por Flávio Dino para a escolha do candidato de seu grupo para 2022.
Nesta corrida, na verdade, estão o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que por sinal, estão em constante disputa por apoio, desta vez, no interior do estado. As declarações de apoio de um e outro prefeito tem dado o tom na disputa interna entre os dois governistas.
O fato é que a movimentação de Edivaldo no PSD o deixa em posição favorável se não para vencer num primeiro turno, mas para estar em um possível segundo turno, caso ele consiga os votos necessários nas urnas.

Posicionamento
Como houve acordo entre Edivaldo Júnior e a direção nacional do PSD, a posição dele em relação a Flávio Dino deverá ser respeitada por todos os membros do partido no Maranhão.
Há quem reclame da reaproximação do ex-prefeito de São Luís com o governador por defender sua posição como oposição.
Mas, é necessário considerar que o próprio Edivaldo não pode ir de encontro com suas posições anteriores que são ligadas a Flávio Dino.

Conselheiro
O que vinha sendo tratado nos bastidores há mais de dois anos veio a público ontem depois de foto postada nas redes sociais.
O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), anunciou que o chefe da Casa Civil do governo de Flávio Dino (PSB), Marcelo Tavares (PSB), vai disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que será aberta com a aposentadoria do conselheiro Nonato Lago.
Atualmente, Tavares deve ter mais de 30 deputados que são favoráveis a seu ingresso no TCE.

Sem concorrentes
Por enquanto, Marcelo Tavares parece não ter concorrentes na disputa pelo Tribunal de Contas. O que pode acontecer é o Ministério Público de Contas tentar ficar com a vaga de Nonato Lago.
Só que a Assembleia Legislativa deverá mesmo ficar com a vaga devido à Constituição Federal, que prevê quatro vagas para o Legislativo Estadual.
Mas, se a vaga ficar com a Assembleia, por enquanto, não há qualquer outro nome que deverá se apresentar para os deputados estaduais.

Matopiba
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados vota hoje projeto de lei do deputado maranhense Pastor Gil (PL) de criação do complexo geoeconômico e social do MA, TO, PI, BA (Matopiba).
A proposta, que tem parecer favorável na comissão, prevê que haja projetos para desenvolvimento sócio-econômico das regiões que concentram o setor agropecuário.
“A ideia é reduzir desigualdades entre regiões e somar desenvolvimento econômico com preservação ambiental”, disse Pastor Gil.

Complicado
O senador Roberto Rocha ainda espera a decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, para definir seu novo partido para a disputa eleitoral de 2022.
Bolsonaro tem conversado com o Progressista, comandado agora pelo deputado maranhense André Fufuca.
Para Rocha, no entanto, este destino do presidente da República não é nada favorável porque o PP, no Maranhão, é fechado com Weverton Rocha (PDT) com aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

DE OLHO

930,6 mil doses aplicadas entre a primeira, segunda ou dose única da vacina contra o novo coronavírus em São Luís até ontem

Retorno
A Câmara Municipal de São Luís e a Assembleia Legislativa voltaram ontem a ter sessão presencial nas Casas.
A previsão é de que os trabalhos nos dois legislativos devam ser normalizados até o mês o próximo mês.
No Poder Judiciário no Maranhão, as sessões presenciais devem voltar em setembro, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal na segunda-feira (2).

E MAIS

• Nem a Prefeitura de São Luís e nem o Governo Estadual se manifestaram sobre as aglomerações do fim de semana no Centro Histórico da capital.

• O governador Flávio Dino foi para as redes sociais dizer que são fake news as postagens sobre um suposto novo aumento da alíquota do ICMS no Maranhão.

• Dino correu para desmentir a “informação” porque um dos pontos frágeis do governo é o aumento do ICMS, que por três vezes já aconteceu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.