Saldo das ações

Fim de férias: mais de três mil pessoas abordadas na orla da Ilha e nos Lençóis

Somente nas praias da Ilha foram realizadas 2.583 abordagens, pelos bombeiros, enquanto na área dos Lençóis, 804 pessoas foram abordadas; houve apreensões

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Polícia Militar estará na região dos Lençóis Maranhense em ação intensificada até o mês de setembro
Polícia Militar estará na região dos Lençóis Maranhense em ação intensificada até o mês de setembro (Polícia Militar)

São Luís - Os bombeiros militares realizaram 2.583 abordagens a banhistas da orla da Grande Ilha durante o mês de julho deste ano, período das férias escolares. Enquanto, no decorrer da Operação Férias Seguras, que está sendo deflagrada pela Polícia Militar nos Lençóis Maranhenses, um total de 804 já pessoas foram abordadas, 539 veículos vistoriados como também houve prisões e apreensões de drogas e armas de fogo.

A assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA) informou que no mês de julho deste ano houve aumento em abordagens nas praias da Ilha de 88% feitas pelos bombeiros militares, em relação ao mesmo período do ano passado, que contou com um registro de 1.374 abordagens. Neste ano, a média foi de 87 abordagens por dia.

Ao longo do mês passado, os bombeiros intensificaram os cercos na orla da Região Metropolitana, principalmente, na Avenida Litorânea, onde há grande fluxo de pessoas, com o propósito de evitar ocorrências de grande vulto. Ainda segundo o CBMMA, não ocorreu caso de morte por afogamento nas praias da capital e houve o registro de resgate de três tartarugas.

Uma das ocorrências foi no dia 20 de julho, na praia de São Marcos. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram uma tartaruga em adiantado estado de decomposição. O caso foi comunicado ao projeto Quelônios Aquáticos do Maranhão (Queamar), que enterrou o animal em um local demarcado, para posteriormente ser alvo de estudos pela entidade.

Os bombeiros militares, além das abordagens, também realizaram durante o mês passado a entrega de 1.200 máscaras nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Olho d’Água com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19 e orientaram os banhistas sobre as consequências e o perigo dessa enfermidade que já resultou em mais de nove mil óbitos em todo o estado.

Férias Seguras
A Polícia Militar, com o apoio dos bombeiros militares e com as outras forças de segurança pública, está realizando desde o começo do mês de julho a Operação Férias Seguras em toda a região dos Lençóis Maranhenses. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo, capitão Ramon, afirmou que a operação será realizada até o mês de setembro, com o objetivo de proporcionar segurança ao cidadão, principalmente as pessoas que estão visitando a região dos Lençóis.

Ele informou que, ao longo da operação, 804 pessoas foram abordadas pelas guarnições policiais, 134 estabelecimentos comerciais fiscalizados e 539 veículos foram vistoriados. Também houve o registro de seis prisões em flagrantes pelos crimes de tráfico de entorpecente, dirigir sob efeito de álcool, furto e arrombamento, e apreensões de simulacro de arma de fogo, veículos e drogas, como crack e maconha.

Um dos veículos apreendidos foi uma motocicleta. O capitão contou que o veículo foi abordado em Araioses e tinha sido utilizada em um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), ocorrido no mês passado, na cidade de Parnaíba, no estado do Piauí.

Também em Araioses, no último dia 24, houve a apreensão de vários papelotes de maconha, crack e cocaína prontos para serem comercializados. Uma pessoa foi presa em flagrante e apresentada na delegacia da cidade. O capitão Ramon disse que os militares também estão realizando um trabalho conjunto com os bombeiros militares nas praias de Barra, Caburé, Brasília, Atins e nas dunas para orientar os banhistas e concedendo informações sobre o uso correto dos quadriciclos. “O nosso objetivo é proporcionar segurança ao cidadão e que possa se divertir com total segurança”, frisou o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo.

NÚMEROS

  • 2.583 abordagens a banhistas na orla da Grande Ilha durante o mês de julho
  • 804 abordagens a pessoas na região dos Lençóis Maranhenses, no mês de julho, na Operação Férias Segura
  • 539 veículos vistoriados na região dos Lençóis Maranhenses, no mês de julho, na Operação Férias Seguras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.