Estado Maior

Insatisfação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Desde janeiro, as mudanças que o governador Flávio Dino (PSB) fez no seu primeiro escalão e as que eram esperadas e não aconteceram têm deixado aliados insatisfeitos. A insatisfação maior está entre petistas que não receberam o que foi prometido pelo governador com as eleições de 2020, em São Luís.

Mas, os insatisfeitos não se reduzem ao PT. Deputados estaduais e também federais reclamam dos espaços dados aos secretários candidatos do governo devido à atuação destes no interior do estado avançando nas bases dos que buscarão a reeleição.

Outro tipo de insatisfeito são os aliados que até ganharam espaço no primeiro escalão da gestão estadual, mas não conseguiram avançar politicamente. Um exemplo disto é do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), que decidiu voltar para a Câmara depois de passar alguns meses na Secretaria Estadual de Articulação Política sem, de fato, ter “ganho” na gestão.

Lembrando que Rubens esperava, ainda em janeiro, retornar para a Secretaria de Cidades – que ele deixou em 2020 para disputar as eleições em São Luís –, mas acabou perdendo espaço para o colega de parlamento, Márcio Jerry (PCdoB).

Assim como Rubens, há outros insatisfeitos no governo estadual e, por isso, deverá ter novas “baixas” até novembro deste ano.

Só reuniões
Rubens Júnior, desde janeiro, tem feito reuniões com lideranças no interior do estado, com discurso somente. Ou seja, sem ações concretas, como ocorre com a Secid.

Estas reuniões, por sinal, podem resultar em um processo judicial depois que o comunista pediu que lideranças vigiassem prefeitos.

O fato é que Rubens Júnior avaliou que tem mais dividendos políticos como deputado federal do que como gestor de uma pasta de conversas somente.

Escolha
Mas, o fato de deixar a Secretaria de Articulação Política não significa que o espaço será dado para outro aliado.

Rubens Júnior deverá indicar o próximo titular da pasta. O adjunto Fábio César deve comandar a pasta somente no mês de agosto.

Durante este período, o deputado federal e seu pai também, Rubens Pereira, deverão escolher o novo secretário de Articulação Política.

Aglomerações
Pelo segundo fim de semana consecutivo, na Feirinha São Luís, foram registradas aglomerações, principalmente, na parte em que são vendidas comidas e bebidas.

Mesmo em tempos nos quais estão permitidos eventos abertos com até 400 pessoas, é preciso cuidado redobrado.

A fiscalização deve ficar atenta. A população também vem demonstrando falta de consciência ao não manter o distanciamento social e até negligenciar o uso de máscaras.

Falta lembrança
A capital maranhense, por duas ocasiões, registrou maior número de casos da Covid-19, o que deixou o sistema de saúde privado, municipal e estadual lotados.

Mesmo assim, as aglomerações acontecem com a justificativa de que a vacinação avançou na cidade.

Vale lembrar que a vacina contra o novo coronavírus não impede a contaminação pelo vírus. E a pandemia ainda não passou.

Pré-campanha
Ao que tudo indica, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) decidiu intensificar sua agenda de pré-candidato ao governo estadual em 2022.

A posição de que o foco é a pandemia foi deixada de lado e o tucano começou a reunir prefeitos e lideranças do interior para declaração de apoio ao seu projeto de se reeleger ao governo no próximo ano.

Neste fim de semana, Brandão reuniu mais de 100 prefeitos sendo alguns dados como certos no projeto do senador Weverton Rocha (PDT) de ser candidato a governador em 2022.

DE OLHO

204 novos casos da Covid-19 foram registrados no Maranhão nas últimas 24 horas

Unidos
O discurso de Carlos Brandão, por sinal, é o de que tanto ele quanto o governador Flávio Dino têm dialogado com os demais pré-candidatos para manter o grupo unido.

Pelo que diz o vice-governador, as conversas passam pela desistência dos demais aliados do Palácio dos Leões de disputar o governo.

Brandão, como sempre diz a aliados, não abre mão de sua candidatura por estar sentado na cadeira de governador e, por isso, ser legítima a busca pela reeleição.

E MAIS

• Se por um lado, Brandão decidiu apertar o acelerador em busca de apoio, de outro, o senador Weverton Rocha tenta mostrar ser um defensor da união do grupo de Flávio Dino.

• E não somente isto: o pedetista tem até participado mais dos eventos do governo estadual. Seria uma tentativa de cumprir o critério da continuidade da atual gestão?

• O governo estadual retomou ontem, de forma gradativa, as aulas presenciais nas escolas públicas. Os alunos assistirão às aulas de forma híbrida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.