Pandemia

Aulas nas escolas estaduais começam nesta segunda-feira com rodízio de alunos

Mais de 300 mil estudantes em todo o Maranhão retornarão às salas de aula, após meses de isolamento por causa da Covid-19

Evandro Junior, da Equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Aulas serão no formato híbrido
Aulas serão no formato híbrido (aula remota)

São Luís - A segunda-feira será de retomada de aulas na rede estadual de ensino. O processo seguirá o esquema híbrido assíncrono, aglutinando momentos presenciais e não presenciais ao longo da semana. Mais de 300 mil estudantes da rede estadual, espalhados nos 217 municípios maranhenses, retornarão às atividades. Na rede municipal de ensino, as aulas terão início no dia 16 de agosto.

O rodízio começará pelos alunos da 3ª série do ensino médio, que se dirigirão hoje às suas respectivas escolas. Amanhã, será a vez dos alunos da 2ª série do ensino médio e, na quarta-feira, dos alunos da 1ª série. De quinta-feira em diante, começará o rodízio de todas as séries.

A organização fica aos cuidados das equipes gestora e docente, respeitando as particularidades de cada comunidade escolar. No caso das escolas com condições para desenvolvimento das atividades de forma síncrona, elas poderão optar por esse formato, pois as unidades de ensino têm autonomia para definir a melhor forma de revezamento.

Para garantir uma “volta às aulas” com segurança, a rede foi totalmente preparada, observando-se os protocolos de biossegurança. As escolas dispõem de termômetro infravermelho para aferição da temperatura na entrada e será obrigatório o uso de máscaras no ambiente escolar. Além disso, será colocado álcool em gel em pontos estratégicos nos corredores, assim como água e sabão para assepsia das mãos.

As aulas híbridas garantem a redução, pela metade, da quantidade de alunos em sala de aula, para que seja mantido o distanciamento também nos demais espaços de uso coletivo. Segundo o subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, todo o esquema está em sintonia com a força-tarefa para reduzir os casos de Covid-19 em todo o Maranhão.

Danilo Moreira observou que, caso confirmado um aumento dos casos que exija medidas restritivas, a escola retornará às atividades não presenciais pelo tempo necessário. “Se houver registro de algum caso em uma determinada escola, ali as aulas serão suspensas e as medidas sanitárias necessárias serão adotadas”, atentou.

Rede municipal

Na rede municipal de ensino, o segundo semestre terá início no dia 16 de agosto. A Secretaria Municipal de Educação, já deu início às formações sobre o Protocolo Sanitário de Saúde na Escola, etapa fundamental para o retorno seguro e gradual das aulas presenciais em formato híbrido.

As escolas com o ensino híbrido terão as atividades realizadas por grupos de alunos para cada semana. Em uma semana, parte dos alunos terá aulas presenciais e na semana seguinte, aulas remotas, e assim sucessivamente. Para as escolas que não retornarem no formato híbrido, as atividades letivas seguirão via ensino remoto, com o uso do Google Classroom, até que estejam preparadas para o novo formato.

O Protocolo Sanitário de Saúde na Escola foi elaborado e aprovado por diversas entidades da educação, com um conjunto de medidas sanitárias para proporcionar segurança dos alunos, profissionais da educação e famílias nas escolas, que receberão itens de higiene e cuidado redobrado das equipes do Município.

A Semed ressalta que será obrigatório o uso de máscaras, o distanciamento social, a lavagem regular das mãos e o uso do álcool em gel. A decisão das famílias será respeitada nesse processo, podendo manter os seus filhos no ensino remoto ou de forma híbrida, nas escolas com a opção do novo modelo de ensino.

Com o retorno das aulas, haverá um novo momento de avaliação diagnóstica para verificar o nível de conhecimento dos alunos, para a aplicação da política de recuperação da aprendizagem, compensando e reforçando os conteúdos letivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.