Televisão

Programa de viagens destaca as belezas dos Lençóis Maranhenses

Daniela Filomeno visita Lençóis Maranhenses no CNN Viagem e Gastronomia; programa vai ao ar neste sábado (10) às 21h (horário de Brasília

Com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Daniela Filomeno curte os Lençóis Maranhenses
Daniela Filomeno curte os Lençóis Maranhenses

São Paulo - Apresentado pela especialista em Viagem e Gastronomia, Daniela Filomeno, o programa da CNN já explorou destinos maravilhosos como Fernando de Noronha, Ibitipoca, Amazônia, Pantanal, Bonito, Paraty, Serra da Bocaina e Cambará do Sul. Na edição deste sábado, o programa desbrava os Lençóis Maranhenses.

Uma das mais importantes e belas áreas protegidas do mundo, os Lençóis Maranhenses, no norte do Maranhão, têm belezas naturais estonteantes, gastronomia apetitosa, cultura rica e um povo amável.

“Enquanto gravava o CNN Viagem & Gastronomia: Entre Dunas e Lagoas, pude me maravilhar com os cenários deslumbrantes de oásis em meio aos grandes bancos de areia, assim como apreciar a fértil cultura local, que se divide entre os sabores de iguarias regionais e os saberes de pequenas comunidades, que mantêm tradições ao longo das décadas. Não encontrei palavras que fazem jus às maravilhas desse lugar. É uma mistura extraordinária de belezas naturais, cultura, gastronomia e, claro, de pessoas”, conta a apresentadora.

Uma das portas de entrada para os Lençóis é a cidade de Santo Amaro do Maranhão, a cerca de 240 km da capital São Luís. Com apenas 16 mil habitantes, é o local mais próximo da entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A partir de Santo Amaro é possível acessar as dunas e lagoas do parque em apenas cinco minutos de carro – é como se fosse o quintal da cidade. É nesta região que ficam também as lagoas mais bonitas dos Lençóis, que possuem águas cristalinas e são um convite para um mergulho refrescante.

Outra descoberta da apresentadora foi a gastronomia, que é colorida pelo bacuri, galinhadas, carne de bode, arroz de cuxá e muito buriti. O buriti é um pequeno fruto da onipresente palmeira do cenário maranhense que é toda aproveitada: telhado, palha, bolsas, tapetes e chapéus são feitos com a fibra, além de caldo que vira mistura com a farinha na refeição local e os famosos doces de buriti.

O programa CNN Viagem & Gastronomia vai ao ar todo sábado, às 21h na CNN Brasil. A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Horários alternativos: domingo (27), às 03h50, 13h10 e 21h10; Segunda-feira (28), às 01h55. (horário de Brasília)

Cena do programa
Cena do programa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.