COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
PARA CELEBRAR seus 167 anos de história, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) programou uma série de ações especiais que foram divulgadas na noite da última quarta-feira pelo presidente Cristiano Barroso Fernandes (foto)
PARA CELEBRAR seus 167 anos de história, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) programou uma série de ações especiais que foram divulgadas na noite da última quarta-feira pelo presidente Cristiano Barroso Fernandes (foto)

Prevenção à violência
O governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado de Articulação Política do Maranhão, promoveu o encontro “Secap na Prevenção da Violência Contra as Mulheres”. O encontro teve como objetivo o fortalecimento das ações de combate à violência contra as mulheres maranhenses, no âmbito das responsabilidades institucionais da pasta.

Criada em janeiro de 2021, a Secap tem como competências prestar assessoramento ao governador no tocante ao relacionamento com a classe política, propor a agenda de atendimento político, coordenar as atividades de assessoria parlamentar, manter articulação político-institucional com a Assembleia Legislativa, entre outras coisas.

Covid em Tóquio
Em meio às Olimpíadas, a capital do Japão e sede dos Jogos, Tóquio, registrou pelo terceiro dia consecutivo um novo recorde de casos de covid-19 em um só dia desde o início da pandemia.

Ontem, foram 3.865 pessoas infectadas com o novo coronavírus em últimas 24 horas. Na quarta-feira, foram 3.177 pessoas diagnosticadas com a doença.

O Japão manteve seus números de casos e mortes abaixo de muitos outros países, mas sua média de sete dias está subindo e é de 28 por 100 mil pessoas em todo o país e 88/100 mil em Tóquio, de acordo com o Ministério da Saúde.

Aniversário da ACM
Em agosto, a Associação Comercial do Maranhão completará 167 anos de história.

Para celebrar a data, a entidade programou uma série de ações especiais que foram divulgadas na noite da última quarta-feira, pelo presidente Cristiano Barroso Fernandes, em evento online que reuniu ex-presidentes, diretores, conselheiros, colaboradores e parceiros.

Com o cenário delicado dos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19, este ano a ACM optou por deixar em segundo plano o aspecto festivo que as celebrações costumam ter habitualmente, em sinal de respeito às perdas recentes dos diretores Ivo Mendes e Adeon Lobeu e do ex-presidente Zeca Belo.

O presidente Cristiano frisou que o aniversário da entidade em 2021, mais uma vez, será um momento para se pensar na importância do desenvolvimento do Maranhão, na capacidade de superação do empresariado local, e para relembrar fatos marcantes na trajetória da Casa e, acima e tudo, pensar sobre o papel da entidade.

Sem máscaras
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou um plano audacioso de retomada da vida normal, após a crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.

A medida que mais chama a atenção é a previsão do fim da obrigatoriedade do uso de máscara na cidade.

De acordo com o cronograma divulgado, a partir de 15 de novembro a população estaria livre para circular sem máscara, ficando apenas obrigatório no transporte público e em ambientes hospitalares.

A Prefeitura anunciou um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade, em três etapas, de 2 de setembro a 15 de novembro.

Feira dos Paises e Artes
O São Luís Shopping vai sediar, no período de 6 a 29 de agosto, a 1ª Feira dos Países e Artes. O evento reunirá arte, cultura, artesanato, moda e decoração com mais de 40 expositores, em um só lugar, representando 15 países: Paquistão, Turquia, Japão, Dubai, Portugal, Índia, Tailândia, Senegal, Egito, Peru, Inglaterra, Marrocos, Colômbia, Tanzânia e Brasil. A feira internacional vai proporcionar não só o turismo de negócios, como também um valioso intercâmbio técnico e comercial.

TRIVIAL VARIADO
Começou oficialmente a contagem regressiva para o Mobiliza SLZ. O movimento, que acontecerá entre 4 e 12 de setembro, na capital maranhense, vai marcar a história da cultura, do turismo e da indústria criativa de São Luís.

Tem mais: com a proposta de conectar pessoas e organizações desses segmentos, o evento acontecerá na próxima quinta-feira, às 19h, no Sebrae Jaracaty. Até o momento, o Mobiliza já conta com quase 40 ações.

O Poder Judiciário do Maranhão estabeleceu novas diretrizes para o retorno das atividades presenciais, a partir do dia 2 de agosto. A Portaria determina o retorno ao trabalho 100% presencial no horário de expediente, das 8h às 15h, e o atendimento ao público em geral das 8h às 13h, como fixado em Resolução.

O número de óbitos por Covid-19 caiu vertiginosamente no Maranhão à medida que avançou a vacinação da população local. Dados do Portal da Transparência de Registro Civil do Brasil apontam que, em julho de 2021, morreram da doença no estado 161 pessoas, contra 850 em abril, no auge da segunda onda. Ou seja, uma redução de 82%.

Marca de uma expressão cultural e símbolo de resistência dos negros escravizados em território brasileiro, a capoeira precisa ser mais valorizada e reconhecida. Nesse sentido, tramita na Câmara de São Luís o Projeto de Lei 179/21, de autoria da vereadora Silvana Noely, que pretende instituir a Semana Municipal da Capoeira na capital maranhense.

A Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de São Luís para o exercício financeiro de 2022. O texto aprovado assegura um orçamento de R$ 3,4 bilhões em 2022 para a Prefeitura da Capital. O valor, no entanto, é menor em relação ao exercício financeiro de 2021.

O prefeito Eduardo Braide anunciou ontem a segunda mudança em seu secretariado. Diego Rodrigues deixa a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia para comandar a Secretaria Municipal de Administração, em substituição a Flávio Olímpio. Já na Semit assume Felipe Falcão.
O cantor Tom Cléber está voltando aos palcos. Neste sábado, ele se apresentará no Pinheiros Center, com um show acústico que contará com a participação especial do cantor Marquinhos Bill.

O cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis está convocando os brasileiros para uma grande manifestação no mês de setembro, em favor do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, lideranças do setor rural e do empresariado urbano, caminhoneiros, artistas, etc estão mobilizados para um grande “barulho do bem”.

O Brasil gerou 309.114 postos de trabalho em junho deste ano, resultado de 1.601.001 admissões e de 1.291.887 desligamentos de empregos com carteira assinada.

Pela terceira vez no ano, o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) registrou déficit primário nas contas. Em junho, o resultado ficou negativo em R$ 73,553 bilhões.

DE RELANCE

Correção de carga horária
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) recorreu junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís para a correção do edital do Processo Seletivo Simplificado para profissionais da área de saúde. O presidente, José Carlos Júnior, relatou que o Conselho identificou o erro de 40h na carga horária para os técnicos de enfermagem, quando existe a lei que estabelece jornada de 30 horas para a classe no município.

Correção de carga horária...2
Na tarde de ontem, o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, recebeu os diretores do Coren-MA, José Carlos Júnior (presidente), Kelly Inaiane (diretora), e Nelciane Mesquita (conselheira), que agradeceram a rapidez com que a Prefeitura, por meio da Semus, fez a retificação no edital, estabelecendo 30 horas de carga horária para os técnicos de enfermagem.

Oi lança aplicação digital
Gestão do Colaborador tem funcionalidades para facilitar a jornada dos funcionários tanto no home office quanto no escritório. Com a finalidade de auxiliar as empresas a superarem as barreiras tecnológicas de um ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, a Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, apresenta a plataforma Gestão do Colaborador. O lançamento reúne uma série de funcionalidades que otimizam a jornada dos colaboradores e a utilização dos espaços, garantindo segurança e estrutura adequadas tanto para os expedientes no escritório quanto para o dia a dia do home office.

Novas ambulâncias
Viabilizadas com indicações do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, duas novas ambulâncias foram entregues aos municípios de Dom Pedro e Benedito Leite, ontem, em ato ocorrido no Palácio dos Leões, conduzido pelo governador Flávio Dino. Os veículos integram um conjunto de dez ambulâncias disponibilizadas pelo Governo do Estado, visando reforçar o atendimento de urgência e emergência nos municípios maranhenses.

Novas ambulâncias...2
Além de Dom Pedro e de Benedito Leite, foram contemplados os municípios de Amapá do Maranhão, Axixá, Brejo de Areia, Buriti Bravo, Coelho Neto, Luís Domingues, Trizidela do Vale e Tufilândia. No ato, Othelino Neto disse que a parceria firmada entre o Governo do Estado e os municípios, com apoio dos parlamentares, tem fortalecido o Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando o atendimento na área e salvando vidas, principalmente, nesses tempos de pandemia da Covid-19.

Visita técnica
O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, e o juiz auxiliar da corregedoria, Márcio Brandão, visitaram a Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís. O corregedor ficou a par do funcionamento da unidade, bem como verificou o andamento das audiências de custódia. Ele foi recepcionado pela juíza Janaína Carvalho, coordenadora da Central, e pelo juiz Francisco Ferreira de Lima, que também atua na unidade.

Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa será reaberto ao público a partir deste domingo. Amanhã, será feita uma cerimônia de abertura com autoridades de países falantes da língua portuguesa e ex-presidentes do Brasil. O museu que fica na Estação da Luz, um edifício do final do século 19, no centro de São Paulo. Foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015. Ontem, foram entregues, já concluídas, as obras de reconstrução.

Língua Portuguesa...2
Foram investidos cerca de R$ 85 milhões nas obras de reconstrução de diversos apoiadores privados e do governo do estado de São Paulo e do governo federal, pela Lei Rouanet. As obras começaram em 2017 e foram acompanhadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais de proteção do patrimônio histórico e artístico.

Para escrever na pedra:
“Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”. De Winston Churchil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.