Saúde

Julho verde: alerta para tipos de câncer de cabeça e pescoço

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) entre os homens e mulheres, o câncer de boca responde por 5% de todos os tumores malignos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Carla Diaz teve câncer de tireoide em 2020
Carla Diaz teve câncer de tireoide em 2020 (carla diaz)

São Luís - Os cânceres de cabeça e pescoço são os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide. Entre os homens e mulheres, o câncer de boca responde por 5% de todos os tumores malignos, ocupando a 5ª posição entre os cânceres masculinos, enquanto o de garganta está em 8° lugar entre os homens, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Entre o público feminino, o câncer de boca é o 12° mais prevalente.

É importante ressaltar a campanha Julho Verde, que promove informação e treinamento para o enfrentamento do câncer de cabeça e pescoço. O mês é celebrado pelo INCA desde 2016 e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da União Internacional para o Controle do Câncer.

A médica oncologista do Sistema Hapvida, Anna Claudia Oliveira Silva, explica quais as principais causas desses tipos de cânceres. “Os cânceres de cabeça e pescoço estão muito associados com o consumo de álcool e o tabagismo. Tem uma alta mortalidade e morbidade principalmente quando são diagnosticados de forma tardia, e isso vem acontecendo com frequência, é um tipo de câncer que é muito negligenciado porque as pessoas não têm o hábito da saúde bucal, não têm o hábito de olhar a boca e de procurar patologias”.

As formas de tratamento variam entre cirurgias, quimioterapia e radioterapia, dependendo de cada caso. Mas existem formas de prevenir..

“Como medida de prevenção é preciso atentar para a saúde bucal, ter visitas regulares ao dentista, evitar consumo de álcool e tabagismo, ter atenção às doenças sexualmente transmissível, ficar atento aos sintomas, ao aparecimento de rouquidão, tosse, uma dor específica na cervical, dor de ouvido, perda de peso, são sinais de alerta”, avalia a médica.

Recentemente a atriz e ex-bbb Carla Diaz, que foi diagnosticada com câncer de tireoide, em julho de 2020, reforça o alerta nas redes sociais, “quem me acompanha sabe que, no ano passado, eu fui diagnosticada com um câncer de tireoide. Hoje, graças ao diagnóstico precoce, o tratamento e a operação, estou bem!”, completa.

Sintomas

  • Ferida no rosto/boca que não cicatriza;
  • Mancha avermelhada ou esbranquiçada na boca; n Dentes moles ou dor em torno deles;
  • Mudança na voz ou rouquidão;
  • Dificuldade/dor para mastigar ou engolir;
  • Caroço no pescoço;
  • Irritação ou dor na garganta;
  • Mau hálito frequente.
Fonte: Inca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.