Registros

Aumentam denúncias de violência contra a mulher no Maranhão durante a pandemia

De acordo com a delegada Kasumi Tanaka, as denúncias contribuem para que as ações sejam mais pontuais e efetivas

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, durante evento, ontem
Delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, durante evento, ontem (violência contra a mulher)

São Luís - Pelo menos 152 casos de estupro e outros 406 referentes a estupro de vulnerável foram registrados no Maranhão de janeiro a junho deste ano, segundo dados repassados pela coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, delegada Kasumi Tanaka. Na manhã de ontem, a delegada participou do evento promovido pela Secretaria de Estado de Articulação Política com foco na prevenção à violência contra a mulher, no auditório do Edifício João Goulart, na Avenida Pedro II. Kasumi Tanaka informou, ainda, que os casos de ameaça nesse período somaram 7052 e os de importunação sexual, 135.

“Os dados mostram que os casos de lesão corporal chegaram a 2.757 e os relacionados à Lei Maria da Penha, 1992. Os números relativos ao descumprimento de medida protetiva, nesse intervalo de tempo, chegam a 310”, disse a delegada, acrescentando que os casos de violência contra a mulher acontecem geralmente à noite, representando 35% do total.

Os dados repassados pela delegada mostram, também, que a maioria dos crimes ocorrem dentro da residência da vítima, razão pela qual os casos aumentaram durante a pandemia. De acordo com a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus, houve uma retomada das denúncias, o que contribuiu para o aumento dos autos de prisão em flagrante e dos pedidos de medida protetiva de urgência.

“Em outras palavras, nós tivemos um aumento da utilização dos serviços que potencializam essa visibilidade dada a violência, que, infelizmente, sempre esteve presente no nosso dia a dia e durante muito tempo foi naturalizada pela sociedade. Todas as ações conjuntas que vêm sendo postas em prática tendem a fortalecer as estimular as mulheres a denunciarem e a enfrentaram o medo e a vergonha, para se verem livres da violência doméstica e familiar”, disse Susan Lucena.

Susan Lucena informou que, de janeiro a maio deste ano foram contabilizados 6.231 atendimentos. Em janeiro, foram 1448, em fevereiro, 1483 , e em março, 1050. No mês de abril foram registrados 1047 e em maio, 1203.

O evento da Secretaria de Estado de Articulação Política objetivou levar informações a todas as mulheres do Maranhão sobre acolhimento e oportunidades no que diz respeito a essa problemática. Durante a programação, foi apresentada a Carta de Direitos da Mulher, pela advogada Jéssica Goulart. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Júnior.

Carta da Mulher
A carta da mulher maranhense tem o objetivo de auxiliar eventuais vítimas de violência doméstica a conhecerem os canais de denúncia e acolhimento em todos os 217 municípios maranhenses. A carta reúne também um compilado da legislação estadual de proteção à mulher em estado de vulnerabilidade.

Segundo o secretário de Articulação Política, Rubens Júnior, a ampla capilaridade da Secap, presente em 32 Superintendências Regionais espalhadas em todo o Maranhão, além de suas competências institucionais junto aos poderes, é estratégico neste momento para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Rubens Júnior disse que há estratégias para reduzir os casos de violência. “Nossos superintendentes atuarão em todo território como agentes multiplicadores de informação sobre formas de prevenção e enfrentamento à situação de violência, além de monitorarem as políticas de governo no setor”, disse.

SAIBA MAIS

Atendimentos – Mulheres vítimas

  • Janeiro – 1.448 - Mulheres vítimas – 1.045
  • Fevereiro - 1.483 - Mulheres vítimas - 956
  • Março - 1.050 - Mulheres vítimas - 724
  • Abril – 1.047 - Mulheres vítimas - 778
  • Maio - 1.203 - Mulheres vítimas - 830
  • TOTAL - 6.231 – TOTAL mulheres vítimas - 4.333

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.