De volta!

Rayssa Leal: emoção e festa na chegada a Imperatriz após medalha histórica

Atleta mais nova do Brasil a conquistar uma medalha olímpica, a Fadinha foi recebida por muitos fãs na sua cidade natal, onde desfilou pelas ruas no carro de bombeiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Rayssa desfilou  pelas ruas da cidade de Imperatriz
Rayssa desfilou pelas ruas da cidade de Imperatriz

SÃO LUÍS - Rayssa Leal, a “Fadinha do skate”, chegou ao Maranhão, cidade de Imperatriz, ontem (28), e, após uma calorosa recepção no aeroporto, desfilou no carro do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) pelas ruas da cidade. Uma grande quantidade de pessoas acompanhou a passagem da medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foi até a Praça Mané Garrincha, onde foi recebida por autoridades e mais fãs. A atleta chegou a fazer uma rápida exibição na pista de skate que ela deu seus primeiros passos no esporte.

Rayssa Leal, acompanhada da mãe,desembarcou por volta das 5h10 de ontem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e gravou um vídeo aos amigos e fãs que a aguardava em Imperatriz. Ela chegou a pedir que a recepção na sua cidade natal fosse cancelada, para evitar aglomeração em um momento de pandemia, porém isso acabou não acontecendo. “Salve, galera. Vim aqui dar um recadinho rapidinho para vocês, sobre minha chegada em Imperatriz. Estamos passando por um momento ainda muito delicado, sobre o Covid, então decidi cancelar minha recepção na chegada em Imperatriz para evitar aglomerações”, disse Rayssa antes de pisar em solo maranhense.

Ainda em São Paulo, a maranhense foi recebida pelo skatista Sandro Dias, o Mineirinho, um dos maiores nomes da modalidade no Brasil. Ela andou de skate e exibiu a medalha para fãs e jornalistas que estavam no saguão do aeroporto.

Volta para escola

Rayssa já confessou que quer voltar a escola e não escondeu a vontade de mostrar sua medalha aos amigos, que, segundo ela, foram muito importantes no início da sua carreira.

“Quando eu voltar as aulas presenciais eu quero sim mostrar a medalha aos meus amigos e agradecer o apoio da escola. E estar incentivando meus colegas a também entrarem no esporte. Além de mostrar Miraitowa para eles também”, disse a jovem de 13 anos, ao sacudir o boneco do mascote dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Rayssa Leal estuda, desde 2017, em uma escola particular de Imperatriz. Assim como os outros alunos, a menina precisou se adaptar a nova rotina imposta pela pandemia da Covid-19 e teve acesso as aulas online devido ao decreto em vigor no Maranhão.

Fadinha desfilando pelas ruas de Imperatriz
Fadinha desfilando pelas ruas de Imperatriz

“A Rayssa é uma ótima aluna, ela é bem popular no colégio, mas ela é muito simples. Nós do colégio, sabemos que ela é esse fenômeno, mas o comportamento dela é muito simples. Ela brinca com as outras crianças, tem as mesmas atividades e leva as mesmas broncas. Então, ela é uma aluna show, ela é na dela, não fica se vangloriando”, disse Adriana Bertoldo, coordenadora acadêmica da escola onde Rayssa Leal estuda.

História da Fadinha

A pequena Rayssa, nascida em Imperatriz, no Maranhão, é um verdadeiro fenômeno do esporte. Desde 2018, com apenas 11 anos, já integra a seleção brasileira e é vista como uma das melhores do mundo na categoria street, dona de um talento raro.

A primeira vez que ela subiu em um skate foi aos 6 anos, quando seus pais lhe deram o equipamento de presente. Um ano depois, já estava competindo. O mais impressionante é que ela aprendeu tudo por conta própria, sozinha. A garota assistia a vídeos dos seus ídolos no celular e depois ficava repetindo insistentemente as manobras.

Aos 9 anos, Rayssa já não competia mais entre as crianças para disputar campeonatos na categoria geral. Passou, então, a levar uma vida de "adulta", treinando três horas todos os dias. Tanto esforço deu certo e agora a pequena Rayssa Leal é medalhista olímpica.

A skatista de apenas 13 anos, seis meses e 21 dias, se tornou a mais jovem atleta do Brasil, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos, superando a marca que pertencia a Rosângela Santos, do 4x100m do atletismo, bronze aos 17 anos em 2008. Ela levou a prata em Tóquio na categoria street do skate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.