COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O concurso Miss Maranhão Oficial 2021 acontecerá no mês de outubro, no Teatro Arthur Azevedo, aos cuidados do Studio Márcio Prado. A data ainda será anunciada pela produção, mas o evento será realizado com limite de público e obedecendo aos protocolos sanitários. A eleita sucederá Juliana Costa (foto), que é a Miss Maranhão 2020
O concurso Miss Maranhão Oficial 2021 acontecerá no mês de outubro, no Teatro Arthur Azevedo, aos cuidados do Studio Márcio Prado. A data ainda será anunciada pela produção, mas o evento será realizado com limite de público e obedecendo aos protocolos sanitários. A eleita sucederá Juliana Costa (foto), que é a Miss Maranhão 2020

Agosto Lilás
Depois do verde, outra cor entrará em cena para dar um novo alerta. É o “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento e combate à violência contra mulheres.

Aliás, no dia 7 de agosto, data que marca os 15 anos da Lei Maria da Penha, será lançada pelo governo estadual a campanha “Todos por Elas”, com o mote “Se causa dor não é amor”.

A ideia é alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão, divulgando toda a rede de apoio e os meios para ter acesso.

A campanha concentra-se em motivar mulheres a reconhecerem os primeiros sinais de violência e se protegerem contra as consequências desastrosas que um relacionamento abusivo
pode trazer.

Com a prata
A fadinha trazendo a prata desembarcou ontem em Imperatriz. A atleta Rayssa Leal foi recebida pelo irmãozinho ao retornar a sua cidade após a competição no skate street.

Com a conquista, ela se tornou a atleta brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica.

Pouco antes de chegar, ela fez uma publicação nas redes sociais anunciando o cancelamento da programação preparada para recepcioná-la na pista de skate onde treinava, para evitar aglomerações.

Talento cognitivo
Já pensou numa escola para alunos de alto talento cognitivo em São Luís? A escola acolheria alunos desde a pré-escola até o final do ensino médio.

Inicialmente, seriam acolhidos estudantes de pré, séries iniciais e finais. A longo prazo, acolheria alunos o mais cedo possível.

A ideia é do deputado federal Gastão Vieira, com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros.

O desempenho dos melhores alunos brasileiros, conforme Gastão, é muito inferior ao desempenho dos melhores alunos de outros países.

Talento cognitivo...2
Isso é muito mais grave entre as crianças talentosas provenientes de classes mais baixas. Menos de 5% dos 60 % aprovados no Enem provêm das classes mais pobres.

Há forte correlação entre nível cognitivo dos alunos de um país e o nível de desenvolvimento econômico.

Esta correlação é muito mais forte entre o nível atingido pelas elites de um país e a taxa de crescimento econômico: não basta estar na elite, elas precisam ser muito boas.

Utilidade pública
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, entregou, de forma simbólica, o Título de Utilidade Pública Municipal para a Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão, durante as celebrações pelos 15 anos da entidade.

O evento para comemorar a data especial foi realizado de forma restrita para convidados e representantes do setor, no bairro Araçagi.

Boletim Social do Maranhão
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos divulgou a 7ª edição do Boletim Social do Maranhão com o título “Auxílios Emergenciais, desigualdade de renda e pobreza durante a pandemia”. Entre uma série de informações sobre o impacto dos programas de transferência de renda e os valores dos auxílios, o estudo apresenta um panorama dos auxílios emergenciais pagos no Maranhão, com recursos do tesouro estadual.

TRIVIAL VARIADO

A análise das propostas de reforma tributária e administrativa, a privatização dos Correios e a reforma do sistema eleitoral estão entre as prioridades de votação da Câmara dos Deputados após o recesso parlamentar. A retomada dos trabalhos no Congresso Nacional está marcada para 2 de agosto.

O deputado federal André Fufuca assumirá a presidência nacional do Partido Progressistas, conforme divulgou a Carta Capital. A mudança no comando da legenda ocorre porque Ciro Nogueira vai se licenciar do cargo de dirigente partidário para ser ministro da Casa Civil. Fufuca é um dos vice-presidentes da sigla.

A classe artística local está voltando à ativa, já que a pandemia começou a perder força. A cantora Adriana Bosaipo, por exemplo, com seu repertório de MPB, está soltando a voz em São Luís.

Na medida que a vacinação aumenta na capital, e já está na faixa etária de 15 anos, os leitos de UTI e clínicos estão sendo esvaziados na rede pública municipal. De acordo com o último boletim divulgado, os leitos de UTI apresentam 67,5% de ocupação, ou seja, dos 40 ofertados 27 estão ocupados.

Essa queda também acontece nos leitos clínicos. Dos 80 disponíveis, 17 estão ocupados, o que representa 21,2% da taxa de ocupação.

Já na vacinação, São Luís chegou a 886.085 doses aplicadas contra a Covid-19, sendo 689.066 na primeira dose e 188.019 para a segunda dose.

Representantes dos setores de educação, saúde e incorporação imobiliária estiveram reunidos com integrantes do Ministério da Economia para discutir a reforma tributária e disseram que as mudanças propostas pelo governo podem ter um impacto no bolso do consumidor.

A idade mínima para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 diminuiu para 18 anos no município de Presidente Sarney, após a realização do Arraial da Vacinação,
na terça-feira, solicitado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, ao Governo do Estado.

No assunto: com a ação, a cidade recebeu da Secretaria de Estado da Saúde o total de 1.500 doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca, incluindo na vacinação os que já estão com 18 anos.

Ontem, o Brasil se despediu da lenda da dublagem nacional Orlando Drummond, que emprestou sua voz a personagens como Scooby-Doo e Popeye, além de ganhar fama na televisão como o Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo.

Tem mais: aos 101 anos, Drummond foi ídolo de inúmeras gerações e não faltaram lamentos por sua partida e tributos por sua carreira.

DE RELANCE

Dilema dos 13 anos
Relembrar os dilemas dos meus 13 anos é fácil. Mas há uma situação em que, como homem, não tenho como me colocar no lugar. Só tenho como imaginar. Refiro-me ao drama das milhares de garotas que sonham em andar de skate e não o fazem por conta do preconceito. Essas meninas agora terão uma grande inspiração para ir em busca dos seus sonhos. Só as mulheres sentem de verdade o que é o machismo. E só as garotas que sonham em andar de skate sem os rótulos de uma sociedade preconceituosa e conservadora desfrutarão por completo do legado proporcionado em Tóquio
pela maranhense Rayssa Leal.

Grande conquista
No capítulo: esta foi, sem dúvida, uma das maiores conquistas brasileiras na história dos Jogos Olímpicos. Mais importante e mais emocionante até mesmo do que um inédito pódio triplo. Com 13 anos e 203 dias, Rayssa Leal já havia chegado a Tóquio batendo recorde, como a atleta olímpica mais jovem da história do Brasil. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 347 dias.

Histórico geral
No histórico geral dos Jogos, Rayssa Leal é a terceira mais nova a medalhar. O mais jovem foi Dimitrios Loundras, com 10 anos e 218 dias: bronze na ginástica em 1896. A mulher mais nova a ir ao pódio é a ginasta italiana Luigina Giavotti, com 11 anos e 301 dias: prata por equipes nas Olimpíadas de 1928. Em modalidade individual, a mais jovem é a nadadora dinamarquesa Inge Sorensen, que tinha 12 anos e 24 dias quando conquistou o bronze nos 200m peito em Berlim 1936

Safe Travels
O Hotel Blue Tree São Luís recebeu o selo Safe Travels, de segurança e higiene para viagens e turismo, criado especificamente para atender à Covid-19 e surtos semelhantes. O selo permitirá que viajantes e demais interessados em viagens reconheçam as autoridades de destinos e empresas ao redor do mundo que implementam protocolos de saúde e higiene alinhados com os protocolos de viagens seguras do Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

Piloto no “Sertões”
O piloto maranhense Marcelo Medeiros já se considera um veterano da maior competição off-road da América Latina, o Sertões, que será disputado por ele pela nona vez a partir do próximo dia 13 de agosto, com largada em Pipa (RN), e com um total de 3.544 quilômetros. Medeiros disputará o Sertões 2021 pela equipe Taguatur Racing, na categoria Quadri FIM, com um Yamaha. Ele já foi tetracampeão da categoria em 2012, 2015, 2019, 2020, além de deter o vice-campeonato em 2013. O atleta quer brigar pela vitória este ano e para tal não tem economizado
em treinos com sua equipe.

Brasil no vôlei
Em dia infeliz, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu para o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 0. O duelo foi realizado na Arena de Ariake, na capital Tóquio. Com este resultado, o Brasil caiu para a terceira colocação do Grupo B. Já o Comitê Russo assumiu a liderança, enquanto os Estados Unidos ocupam a vice-liderança. Apenas quatro dos seis componentes da chave passam de fase. Argentina, França e Tunísia são os outros países que lutam por vaga na chave.

Encerrando as férias
Depois do sucesso que foi a sua reabertura, o Casarão Colonial retorna a agenda cultural no próximo domingo, para encerrar as férias de julho com muita música e energias joviais e positivas. No palco, estarão os grupos Feijoada Completa e CDC, além do cantor Ivan Marques e o DJ Arsênio Filho. O Casarão fica localizado na Rua Afonso Pena e está com capacidade limitada, conforme as orientações das autoridades sanitárias.

Moda dos piqueniques
Uma moda que é bem forte entre os parisienses parece estar se firmando em São Luís: os piqueniques ao ar livre em espaços públicos como parques e praças. Por essa razão, lojas especializadas como as do Grupo Potiguar estão apostando em itens como cestas, bolsas térmicas, garrafas, copos, pratos, mantas, taças e almofadas, entre outros necessários para esse tipo de diversão. Locais propícios são as áreas verdes da Lagoa da Jansen, Litorânea, Espigão na Península da Ponta d´Areia, os parques do Rangedor, Bom Menino, Itapiracó e o novo Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga.

Para escrever na pedra:
“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente”. De Sêneca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.