Educação básica

Aulas da rede pública e privada vão ser retomadas em formato híbrido

Alunos da educação básica nas redes públicas do estado e município e privada retornarão às salas de aula no início de agosto, mas as aulas serão realizadas em formato híbrido

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Condições ideais e necessárias para o retorno das aulas da educação básica estão sendo tomadas
Condições ideais e necessárias para o retorno das aulas da educação básica estão sendo tomadas (volta às aulas)

São Luís - Com a conclusão do processo de vacinação contra a Covid-19 referente à primeira dose para profissionais ligados à educação básica e superior, as aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino serão retomadas em agosto em todo o Brasil. Em São Luís, o segundo semestre na rede municipal terá início no dia 16 de agosto.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já deu início às formações sobre o Protocolo Sanitário de Saúde na Escola, etapa fundamental para o retorno seguro e gradual das aulas presenciais em formato híbrido (combina aulas presenciais no formato tradicional com o aprendizado online em um ambiente virtual).

As escolas com o ensino híbrido terão as atividades realizadas por grupos de alunos para cada semana. Em uma semana, parte dos alunos terá aulas presenciais e na semana seguinte, aulas remotas, e assim sucessivamente. Para as escolas que não retornarem no formato híbrido, as atividades letivas seguirão por meio do ensino remoto, com o uso do Google Classroom, até que estejam preparadas para o novo formato de ensino.

O Protocolo Sanitário de Saúde na escola foi elaborado e aprovado por diversas entidades da educação, com um conjunto de medidas sanitárias para proporcionar segurança dos alunos, profissionais da educação e famílias nas escolas, que receberão itens de higiene e cuidado redobrado das equipes do município.

O órgão ressaltou que será obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social, lavagem regular das mãos e uso do álcool em gel. A decisão das famílias será respeitada nesse processo, podendo manter os seus filhos no ensino remoto ou de forma híbrida, nas escolas com a opção do novo modelo de ensino.

Em pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de formulário online, com pais e responsáveis, aproximadamente 70% afirmam que pretendem retornar presencialmente para as escolas até o mês de setembro deste ano.

A vacinação de professores, diretores e demais funcionários das instituições de ensino atingiu praticamente 100% e já soma mais de 3,2 milhões de profissionais imunizados com a primeira dose e mais de 518 mil com esquema vacinal completo. Entre os profissionais da educação superior, mais de 340 mil já tomaram uma dose e mais de 30 mil estão imunizados com as duas doses ou com a única. Os dados são da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

O órgão já investiu mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da Covid-19 no setor, criou um protocolo de biossegurança e, ainda, garantiu que o planejamento de cada unidade e o retorno das atividades presenciais tenha auxílio do MEC.

Escolas estaduais
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, confirmou o retorno das aulas no próximo dia 2 de agosto, de forma híbrida, conforme orientação de especialistas. Ele disse que, segundo esse formato, serão montados também grupos de estudo e as aulas poderão ser intercaladas, para evitar aglomerações. Haverá, por essa razão, horários diferenciados e reforço das equipes de limpeza.

“Criaremos as condições necessárias para que esse retorno seja tranquilo. Durante o período em que as escolas precisaram ser esvaziadas, o governo continuou trabalhando para que os alunos continuassem estudando. Mesmo assim, a pandemia trouxe consequências graves para a educação, com aumento do déficit de aprendizagem, por exemplo. Somente com a volta às escolas, poderemos reverter esse quadro. Nossa maior preocupação será a biossegurança e a parte psicopedagógica. Nós iremos acolher os alunos inclusive com plano de estudo”, disse Felipe Camarão.

Nas escolas particulares filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (Sinepe), Paulino Pereira, as aulas serão retomadas no dia 2 de agosto, mas dentro do modelo híbrido, conforme decreto governamental ainda em vigor. Ele disse que o decreto atual valerá até o dia 30. “Agora, caso o governador anuncie alguma mudança nesta sexta-feira, como de costume, iremos nos adequar conforme as orientações, sendo que estamos preparados para a volta às aulas, seguindo todos os protocolos sanitários e com toda a estrutura exigida, inclusive tecnológica”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.