Estado Maior

Ainda não

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula - também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) -, confirmou ontem, nas redes sociais, que, pelo menos por ora, o Ministério da Saúde não vai autorizar um protocolo de antecipação da aplicação de segundas doses de vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

De acordo com o titular da SES, a prioridade, antes disso, será a conclusão da aplicação de primeiras doses em toda a população adulta.

- Após a distribuição da primeira dose para toda a população adulta (com 18 anos ou +), será analisada a redução do intervalo entre a 1ª e a 2ª dose, baseada, sempre, nas melhores evidências científicas, trazidas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações –, destacou Lula em sua postagem.

Ele informou, também, que o Ministério da Saúde deverá incluir oficialmente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI) – algo que já vem sendo feito, por exemplo, em São Luís.

No caso da antecipação de doses, apesar de ainda não oficialmente definido pelo Ministério da Saúde, algumas prefeituras do Maranhão têm citado um documento da própria SES para embasar antecipação de segundas doses de AstraZeneca.

Foi o que já ocorreu, por exemplo, em São José de Ribamar e Buriti Bravo, agora no mês de julho. Nos dois casos, as secretarias municipais de Saúde reduziram de três para dois meses o intervalo entre doses.

Pelo visto, será necessário um trabalho de coordenação ainda muito forte para uniformizar os procedimentos.

Retomada
Com o recebimento de mais doses da vacina da Pfizer, a ideia da Prefeitura de São Luís é retomar a vacinação dos adolescentes.

A última chamada foi no dia 23 deste mês e envolveu jovens de 15 anos de idade.

Antes, pessoas com 16 e 17 anos foram convocadas, o que resultou em pouco mais de 35 mil jovens imunizados no total, somente em São Luís.

Como sugerido
E, por enquanto, o Município de São Luís seguirá a recomendação expedida pelo Ministério da Saúde e não antecipará o intervalo entre a primeira e a segunda doses, por exemplo da vacina Pfizer.

Com isso, o intervalo entre uma e outra dose segue o mesmo, ou seja, de três meses.

No entanto, a diferença temporal pode ser revista a partir de setembro, mês em que o Brasil teria praticamente toda a vacinação adulta com a primeira dose em dia.

Caiu pra cima I
Uma das consequências da escolha do deputado federal Ciro Nogueira (PP) para a Casa Civil do governo Bolsonaro refletiu-se no PP do Maranhão.

O deputado André Fufuca, presidente da sigla no estado, vai assumir a presidência nacional do partido. A informação é da Carta Capital.

- A mudança ocorre porque Nogueira vai se licenciar do cargo de dirigente partidário para ser ministro da Casa Civil. Fufuca é um dos vice-presidentes da sigla –, diz a publicação.

Caiu pra cima II
A informação sobre a ascensão de Fufuca foi confirmada ontem pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, também do PP.

E a revelação acaba sendo um revés ao senador Roberto Rocha (PSDB), cujos aliados andaram anunciando nas últimas semanas que ele tomaria o comando do PP no Maranhão, ao migrar para a legenda.

O que os aliados de Rocha nunca contaram, no entanto, é que Fufuca sempre foi muito próximo de Ciro Nogueira, que manda no PP com pulso firme.

Crise familiar
Uma visita do ex-deputado Stênio Rezende ao vice-governador Carlos Brandão (PSDB) abriu uma crise familiar.

Stênio é tio do deputado federal Juscelino Filho, atual presidente do DEM no Maranhão e aliado do senador Weverton Rocha (PDT).

Ao visitar Brandão, o ex-parlamentar tentou fazer parecer que toda a família estava com o tucano. Juscelino, no entanto, reagiu publicamente, e reafirmou apoio ao pedetista.

DE OLHO

R$ 202 milhões É QUANTO custará ao Maranhão, só em juros e encargos, um empréstimo de R$ 180 milhões contraído neste ano no Banco de Brasília (BRB).

Acidente
O policial militar Adonias Sadda, preso na terça-feira (27), sob acusação de matar o médico Bruno Calaça, numa boate em Imperatriz, declarou em depoimento que disparou acidentalmente sua arma.

O tiro disparado pelo PM atingiu a vítima na altura do peito, e ela morreu no local

Durante a oitiva, Sadda confirmou que antes do assassinato já havia ocorrido um desentendimento entre o médico e um de seus amigos. Segundo testemunhas, essa primeira confusão teria sido resolvida pelo proprietário do estabelecimento.

E MAIS

• Repercutiu não apenas no meio jurídico – mas, sobretudo, no meio político, a nomeação da advogada Anna Graziella Neiva para o cargo de juíza titular do TRE-MA.

• Mesmo aliados de Brandão no Maranhão não têm levado muita fé na empreitada do PSDB pelo apoio do PT, via o ex-presidente Lula.

• Cerca de 69% dos brasileiros acreditam que o país está em declínio, segundo a pesquisa Broken-System Sentiment, da Ipsos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.