Estado Maior

Tentativa de aproximação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Depois da passagem do ex-ministro José Dirceu (PT), principal articulador pelo Maranhão e sua hospedagem em Barreirinhas, na casa do senador Weverton Rocha (PDT), aliados do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) iniciaram uma ofensiva para tentar buscar o PT para o projeto de reeleição do tucano no Maranhão.

Há uma tentativa de fazer conexão direta de Brandão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já que Dirceu parece ter se aproximado mais do PDT após reunião com Carlos Lupi.

No entanto, há uma dificuldade para esta aproximação: o partido do vice-governador. Por ser do PSDB, as portas para as articulações no Maranhão entre as duas legendas são mínimas.

A direção nacional petista tem dito que não há debate algum sobre aliança do PT com o PSDB no Brasil. O assunto não é pauta da sigla.

Por enquanto, pelo visto, para Carlos Brandão conseguir se aproximar do partido do ex-presidente Lula, ele precisará deixar o ninho tucano. Mas qual seria a sigla a receber o vice-governador? E ele, quer deixar o comando do PSDB, partido que provavelmente terá candidato à presidência da República e pode ser um adversário complicador para o PT.

Defesa
A história de tentativa de aproximação de Carlos Brandão com o PT já foi levada por membros da direção estadual para a direção nacional.

Dirigentes petistas com cargos no governo estadual têm defendido esta aliança, mas a resposta não vem sendo positiva.

Para demonstrar que a possibilidade existe, petistas maranhenses têm afirmado que apoiarão o vice-governador em 2022.

Com senador
O deputado estadual César Pires (ainda no PV e futuro filiado ao PSD) disse que a sua próxima legenda pode não ter candidato ao Senado, mas ele terá.

O parlamentar fez referência à posição do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, que também vai se filiar ao PSD e garantiu ao governador Flávio Dino (PSB) que sua futura chapa não terá candidato a senador.

Pires assim como o deputado federal Edilázio Júnior, presidente estadual do PSD, têm mantido a tese de que a posição de Edivaldo Júnior é pessoal.

Acordado
O que os dois parlamentares não falam é que tal posição tem o aval do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Ao conversar sobre a filiação, Edivaldo e Kassab fecharam questão sobre a posição do ex-prefeito e pré-candidato ao governo quanto ao governador Flávio Dino.

O presidente nacional do PSD concordou com a posição deixando o partido fora, pelo menos em 2022, do rol de oposição no Maranhão.

No TRE
A advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro como novo membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Ela ocupará a vaga aberta com a saída do também advogado Bruno Duailibe, que deixou o TRE para ser procurador-geral do município de São Luís.

Anna Graziella Neiva foi a mais votada na lista tríplice enviada para a Presidência da República. Com ela, estavam disputando com os advogados Megbel Abdalla e Thiago Brhanner.

Sem investimento
Nas redes sociais, houve as mais diversas manifestações de políticos parabenizando a imperatrizense Rayssa Leal, que ganhou a medalha de prata nos jogos Olímpicos de Tóquio.

Dos que se manifestaram, poucos já apresentaram algum projetos pró-esportes no Maranhão.

Talvez, com esta vitória histórica de Rayssa no Japão, o governo estadual, as prefeituras e os parlamentares do Maranhão voltem os olhos para investimentos na área do esporte que possam levar mais maranhenses a serem campeões em disputas mundiais.

DE OLHO

510 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus chegarão nos próximos três dias ao Maranhão. Ontem, chegaram cerca de 140 mil novas doses.

Agenda
O deputado federal Aluísio Mendes (PSC) está em São Luís e segue hoje em reunião com aliados para definir a sua agenda parlamentar no segundo semestre.
Dentre os compromissos futuros, estão segundo pessoas próximas, os preparativos para a vinda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Maranhão de novo.
Aliados trabalham com a vinda do presidente no próximo dia 5 de agosto, mas ainda sem uma agenda definida.

E MAIS

• A Câmara Municipal de São Luís vota hoje o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da capital.

• Os vereadores analisarão o parecer feito por Beto Castro (Avante) e, se aprovado, a Casa entrará em recesso.

• A Comissão de Orçamento recebeu 26 emendas de oito vereadores entre aditivas, substitutivas e modificativas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.