Recuo

Em um mês, Brasil reduz em 40% as mortes por covid

Média móvel de óbitos caiu de 1,92 mil para 1,17 mil no país entre os dias 25 de junho e 25 de julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Mortes por Covid-19 registraram queda expressiva no país de 25 de junho a 25 de julho deste ano
Mortes por Covid-19 registraram queda expressiva no país de 25 de junho a 25 de julho deste ano (mortes queda)

A vacinação contra a Covid-19 está em ritmo acelerado no Brasil. São mais de 96 milhões de brasileiros com, pelo menos, a primeira dose da vacina no braço. Os resultados refletem na queda de mais de 40% no número de casos e de óbitos pela doença em um mês.

Os números consideram a média móvel de casos e mortes entre 25 de junho e 25 de julho deste ano. No número de mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil no período. Já o número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a diminuição nos números da pandemia é resultado de esforço conjunto entre União, estados e municípios para o avanço da vacinação. A partir da mobilização nacional, já foram aplicadas mais de 134 milhões de doses de vacinas Covid-19 nos brasileiros. “A gente já se aproxima de 100 milhões de pessoas com a primeira dose. Esse é o ritmo que estamos imprimindo na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil”, afirmou Queiroga.

O ministro lembra que, quando assumiu o ministério, no final de março, o país enfrentava o pior momento da pandemia. “Nós combatemos o pico da pandemia com mais de 4 mil mortes por dia. De lá para cá, a nossa campanha de vacinação só aumentou o ritmo. É um esforço que fazemos todos os dias”, afirmou.

Os dados são do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde que mostra ações do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia no país. Além do número de casos e óbitos, estão disponíveis informações diárias sobre a distribuição de doses e o ritmo da vacinação no país.

Pátria Vacinada

Nesta segunda-feira (26), o Brasil atingiu a marca de mais de 60% da população vacinável de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina no braço. São mais de 96,3 milhões de pessoas que já tomaram pelo menos a primeira dose das vacinas Covid-19 no país.

Com uma campanha protagonizada pela família Zé Gotinha, o Ministério da Saúde também incentiva a população a tomar a segunda dose. São cerca de 34 milhões de pessoas que já tiveram a dose dois ou dose única aplicadas.

“Apesar da queda nos casos e mortes, é preciso lembrar das medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos, o distanciamento social e o uso de máscaras. Com o apoio de todos vamos vencer essa pandemia”, destacou o ministro.

Mais vacinas

Até quarta-feira (28), o Ministério da Saúde vai distribuir mais de 10,2 milhões de doses para estados e Distrito Federal. As unidades vão reforçar a campanha de vacinação em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.