Imunização

#VacinaSãoLuís: 44% dos adolescentes cadastrados já receberam a 1ª dose

Vacinação dos adolescentes começou na segunda quinzena deste mês e 82.476 deles, de 12 a 17 anos já se cadastraram na plataforma da Prefeitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Quase a metade dos adolescentes de 12 a 17 anos cadastrados na plataforma já se vacinaram em SL
Quase a metade dos adolescentes de 12 a 17 anos cadastrados na plataforma já se vacinaram em SL (vacinação covid)

São Luís - Conforme a plataforma disponibilizada pela Prefeitura de São Luís a interessados na vacina contra a Covid-19, 44% dos 82.476 adolescentes, de 12 a 17 anos, cadastrados já foram imunizados até esta segunda-feira, 26. A gestão municipal da capital já recebeu, via Estado, 906.095 doses dos imunizantes contra o novo coronavírus, dos quais 871.465 já foram aplicadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, por meio de nota, que 35.886 jovens de 15 a 17 anos já foram vacinados contra a Covid-19 em São Luís e até ontem, 82.476 adolescentes, de 12 a 17 anos, haviam se cadastrado na Plataforma # VacinaSãoLuís.

A Semus também informou que cerca de 8 mil pessoas, de 15 a 17 anos, que se cadastraram na plataforma da campanha contra a Covid-19 não compareceram aos nove postos de vacinação espalhados na capital, para serem imunizados.

A programação da vacinação dos adolescentes de 14 anos, de acordo com a Semus, depende da disponibilidade de vacinas Pfizer no estoque e, caso seja confirmada, deve ser divulgada nas redes sociais da Prefeitura de São Luís e em outros canais oficiais.

O imunizante que está sendo aplicado nos adolescentes é o da Pfizer, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou, no dia 11 do mês passado, a vacina da farmacêutica contra Covid-19 para adolescentes nessa faixa etária.

Rapidez
A imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos contra o novo coronavírus somente se tornou viável em razão da rapidez com que a Prefeitura de São Luís conduziu a etapa de vacinação do público adulto. A aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, dentro do que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI) por faixa etária, foi concluída no dia 22 do mês passado, de forma oficial, em São Luís, com cerca de 80% da população adulta, a partir de 18 anos, imunizada.

A campanha de vacinação começou na capital no dia 19 de janeiro deste ano. No começo da segunda quinzena deste mês, São Luís começou a vacinar os adolescentes de 17 e 16 anos. A vacinação desse público foi retomada na sexta-feira, 23, após o Município receber um novo lote do imunizante.

Imunização
A Prefeitura informou que as pessoas que vão se vacinar precisam fazer o cadastro prévio na plataforma # VacinaSãoLuís para garantir a quantidades de doses necessárias para os grupos convocados aos locais de vacinação. Além do cadastro, que deve ser feito no site www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis, no ato da vacinação é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante de residência.

Doses extras
O aumento da cobertura vacinal e a consequente aceleração da vacinação da população em São Luís foi possível após o envio de 300 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, no dia 23 de maio, aos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Isso ocorreu após a confirmação de seis casos da ariante Delta, ou variante indiana em tripulantes do navio MV Shandong DA Zhi, proveniente da Índia. Das doses recebidas, 210 mil foram destinadas para a capital. A orientação na época, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, era que todo o lote de vacinas fosse aplicado em 1ª dose.

Uma outra razão para a aceleração da vacinação é que a população de cada faixa etária é diferente em cada capital do país. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte da população da capital maranhense está na faixa etária entre 20 a 24 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.