Estado Maior

É preciso consciência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Há uma semana, o governador Flávio Dino (PSB) anunciou a suspensão de medidas restritivas que vinham sendo adotadas desde março deste ano, quando o número de casos da Covid-19 estava em linha ascendente em todo o estado, principalmente na Ilha de São Luís - de março até meados de junho, o número de internações foi crescente na rede hospitalar.

O avanço da vacinação e as medidas restritivas começaram a surtir efeito e o número de contaminação, de internação e de óbitos começou a reduzir. Devido a isto, Dino suspendeu as restrições.

E menos de uma semana após a liberação de eventos para 400 pessoas em locais abertos, a Prefeitura de São Luís decidiu reabrir a Feirinha São Luís. E foi um sucesso de público. O perímetro onde funcionou a Feirinha ficou lotado.

O público, por tantos meses sem poder curtir as atrações do domingo na Praça Benedito Leite, se aglomerou na Feirinha, principalmente, na área que ficou destinada para a venda de comidas e bebidas.

As atrações na praça devem continuar todo domingo. No entanto, a população precisa ter a consciência mantendo as medidas sanitárias em vigor, como o uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento social.

A pandemia ainda não acabou e se aglomerações continuarem, as medidas restritivas podem voltar.

Convite
Veio do Palácio dos Leões o convite para a reunião entre o governador Flávio Dino (PSB) e o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, ainda sem partido, mas de passagem comprada para o PSD.

Dino quis saber das intenções políticas do ex-prefeito e, de certa forma, ficou satisfeito com a resposta de Edivaldo Júnior.

O futuro membro do PSD informou ao governador que vai disputar, em 2022, o Palácio dos Leões, mas que sua chapa não terá candidato a senador.

Sem senador
Ou seja, Flávio Dino pode ter o apoio e palanque do candidato do PSD no Maranhão, mesmo o partido não sendo da base governista.

Sobre esta posição de Edivaldo Júnior, o presidente estadual do PSD, deputado Edilázio Júnior, vem dizendo que respeita a posição pessoal do ex-prefeito de se manter aliado de Flávio Dino.

Vale lembrar que, na próxima semana, Edivaldo Júnior vai se filiar ao PSD, em solenidade em Brasília com a participação do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

Edivaldo, neste dia, anunciará sua pré-candidatura ao governo.

Incomodou
O fato é que este convite “quase que secreto” de Flávio Dino a Edivaldo Júnior causou desconforto entre os aliados do governador.

Além dos chamados secretários candidatos, os mais incomodados foram os “dois principais” pré-candidatos ao governo, senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Os dois assinaram uma carta compromisso e aceitaram se submeter a regras e métodos para serem os candidatos de Dino e o governador se reaproxima de outro candidato.

Ideia de união
O incômodo foi grande que tanto Weverton quanto Brandão decidiram postar nas redes sociais foto, em um evento oficial do governo estadual, juntos.

A ideia foi mostrar que os dois são aliados e estão trabalhando juntos para manter o grupo liderado por Dino unido.

Antes desta foto, que ocorreu em Coroatá durante o último fim de semana, o senador jantou com o vice-governador para tentar organizar as possibilidades de manter a unidade do grupo. Claro, que nada avançou.

Antecipação
A Prefeitura de São José de Ribamar não esperou a posição do Ministério da Saúde e decidiu antecipar a aplicação da segunda dose de AstraZeneca.

Quem já tomou a primeira dose há, no mínimo, dois meses poderá ir aos postos de vacinação da cidade para receber a nova dose.

A antecipação acontece, segundo a Prefeitura de Ribamar, com base em uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde.

DE OLHO

146 mil doses de vacina devem chegar hoje ao Maranhão. O lote maior, de 517 mil doses chegará amanhã. Maior parte das novas doses são de AstraZeneca

Mais doses
O Maranhão deve receber uma boa notícia ainda esta semana. Novo lote de vacinas contra a Covid-19 é aguardado pelo Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 657 mil doses devem ser recebidas.

Se confirmado este envio, será o maior lote, desde o início da pandemia, recebido pelo estado.

E MAIS

• O índice considerado satisfatório de doses recebidas, fez o Maranhão recuar na estratégia de exigir a liberação para o uso da vacina Sputnik V.

• Em março deste ano, o estado – via governador Flávio Dino (PSB) – protocolou compra (por meio Consórcio Nordeste) para a compra de 37 milhões de doses do imunizante russo.

• Agora, o governador segue em compasso de espera, dando mais autonomia para que o próprio Consórcio conduza as negociações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.