Congresso

Revitalização de bibliotecas no MA será tema do principal congresso bibliotecário internacional

Gestão, revitalização e entrega de bibliotecas públicas será tema da apresentação brasileira na edição 2021 do Congresso Mundial de Biblioteca e Informação The International Federation of Library Associations and Institutions

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Congresso internacional de biblioteca terá exemplo de gestão do Maranhão
Congresso internacional de biblioteca terá exemplo de gestão do Maranhão (biblioteca MA)

A experiência do Maranhão com a gestão, revitalização e entrega de bibliotecas públicas será tema da apresentação brasileira na edição 2021 do Congresso Mundial de Biblioteca e Informação da IFLA (The International Federation of Library Associations and Institutions ou Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas, na tradução da sigla para o português). O evento será realizado no próximo mês e poderá ser acompanhado pela internet.

Principal evento internacional do segmento bibliotecário, neste ano o Congresso Mundial de Biblioteca e Informação será pontuado pelo lançamento da versão atualizada do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), documento que completou 26 anos no ano passado, como referência para o desenvolvimento das bibliotecas públicas em todo o mundo.

Durante o Congresso Mundial da IFLA, o Brasil falará sobre o cumprimento do Maranhão ao Manifesto, por meio das ações do Governo do Estado em prol das bibliotecas públicas.

De acordo com Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), instituição que coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA), o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma), já revitalizou mais de 60 bibliotecas que integram a Rede Estadual dos Faróis do Saber.

Segundo a gestora, além da obra de reforma, os equipamentos são entregues com acessibilidade, acervo novo e plural e capacitação técnica das equipes de bibliotecários, em cumprimento ao que preconiza o Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO de 1994.

“Vamos apresentar as bibliotecas públicas que o Maranhão está abrindo. Foram 63 bibliotecas públicas abertas. Esse trabalho em prol das bibliotecas públicas, como o estado que mais abre bibliotecas públicas no Brasil, é a experiência que a gente vai apresentar lá. Estamos cumprindo o que diz o manifesto da UNESCO, que é o maior documento para as bibliotecas públicas e todas as bibliotecas e governos devem seguir”, frisou Aline Nascimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.