Música

"Oração latina" em nova versão

Prestes a completar 40 anos, a música "Oração Latina", de César Teixeira, ganha acordes "new wave" com o novo trabalho do cantor Michael Mesquita, que produziu, também, um clipe especial em homenagem à canção composta em 1982

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O cantor Michael Mesquita
O cantor Michael Mesquita (michael mesquita)

São Luís - Uma das mais emblemáticas canções da música maranhense acaba de ganhar uma versão “new wave”. “Oração Latina”, do compositor César Teixeira e que está prestes a completar 40 anos, está sendo homenageada pelo artista Michael Mesquita, que na nova roupagem adiciona teclados oitentistas e vocais recheados de chorus. A mesma canção já teve como intérpretes, além de César, artistas como Gabriel Melônio, Cláudio Pinheiro, Glad, e Alcione.

A produção de Michael Mesquita, no entanto, teve o cuidado de não descaracterizar o sentido da canção. “Essa versão feita por mim tem um quê de futurista e, ao mesmo tempo, traz a verve dos anos oitenta, com muitos sintetizadores e vozes difusas, enfatizadas no chorus e reverbs. Creio que o objetivo foi alcançado, pois consegui dar uma nova roupagem sem, contudo, alterar o conteúdo. É uma obra das mais fantásticas de nossa música e fiquei honrado e até emocionado quando recebi a aprovação do poeta César Teixeira. Quando enviei para ele analisar, já estavam prontos clipe e música. Fiquei na torcida para que ele gostasse e deu tudo certo”, conta Michael.

Segundo Michael Mesquita, a ideia de dar uma nova roupagem à música decorreu de trazer a composição para os debates do atual momento político do país. “Eu estou sempre gravando e postando músicas que denotam resistência ao momento político atual, inclusive com clipes noYoututube, a exemplo do ‘Ele Não’, um reggae que, conforme o título, já diz tudo. Logo, veio essa ideia de mixar um beat que tenho aqui, dentre muitos, e ornar com a canção ‘Oração Latina’. A verve era exatamente essa: psicodelia, teclados oitentistas e vocais difusos”, disse.

O clipe, também produzido por Michael Mesquita, objetiva transmitir, ao mesmo tempo, passado e futuro, enfatizando que os tempos são outros, mas as lutas são as mesmas. “O clipe traz imagens de movimentos estudantis sendo reprimidos em meados dos anos oitenta, mesclado com a aparição, meio futurista meio retrô, do cantor. Era como se passado e futuro estivessem observando o quanto a sociedade mudou e, ao mesmo tempo, o quanto ainda somos iguais”, observa Michael Mesquita, responsável pela criação e edição do trabalho.

Guarânia

“Oração Latina”, considerada um hino por muitos, é originalmente uma guarânia, ritmo de origem do Paraguai, criada em meados de 1982, para uma peça de teatro de rua, sem maiores pretensões, encenada no Anjo da Guarda, bairro da periferia de São Luís. “Dez anos depois, ela voltou a fazer parte de outra peça, escrita por César Teixeira, chamada ‘Preto Fugido’, tratando da vida de crianças em situações de rua, encenada na Praia Grande, no Centro de São Luís”, conforme escreveu Emílio Azevedo, no texto “O Operário da Sensibilidade”, em 2018.

Michael Mesquita tem 22 anos de música, tendo realizado trabalhos com a irmã Audi Webber, com as bandas The Mads, Michael Boyzband e Michael e os Invisíveis. Tem em sua discografia os CDs “Rock Para se Ouvir no Volume Mínimo”, “O Estranho Mundo de Michael Boyz Band”, “Ode ao Caos”, “Tudo em Paz” e o mais recente, “Enquanto a Tempestade Passa”, de 2021, lançado no início da pandemia. Com a The Mads, Michael realizou diversos trabalhos audiovisuais, sendo premiado por vezes no Festival Guarnicê de Cinema e no Prêmio Universidade FM. Produziu, ainda, clipes para bandas como Audistock, Nego Kaapor e Utrason.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.