Estado Maior

Autocrítica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Em meio ao debate sobre a instalação de uma réplica da Estátua da Liberdade na loja da Havan que será inaugurada em breve na cidade de São Luís, chamou atenção, na sexta-feira, (23), uma autocrítica feita pela militante petista Patrícia Carlos.

O posicionamento dela, é claro, não foi muito bem recebido pelos “camaradas”.

Nas redes sociais, Patrícia fez considerações não muito elogiosas ao que chamou de “esquerda-lacração” por conta da polêmica criada em torno da instalação do símbolo norte-americano na capital maranhense – e alimentada há pouco mais de uma semana por setores da esquerda maranhense e até por membros do governo Flávio Dino.

Até campanhas vêm sendo promovidas contra o empreendimento por conta da exibição, na frente da loja, de um símbolo que é marca registrada da empresa.

Para ela, contudo, a discussão apenas reforçou a direita, que debate “geração de emprego e renda”, enquanto a oposição ao bolsonarismo, “estética e simbolismos”.
- A polêmica da estátua da Havan em SLZ é mais uma prova de que a esquerda-lacração precisa acabar. Só dá discurso pra direita, nos afasta das pautas palpáveis da classe trabalhadora. É tudo que o outro lado quer: a gente falando de estética e simbolismos, eles de geração de emprego e renda -, destacou.

Acertou em cheio a militante Patrícia Carlos. Mas poderia ter ido além.

Ao perder tempo discutindo algo tão despropositado, a esquerda maranhense – que, por sinal, está no poder do Estado – deixa de dar atenção a outros assuntos muito mais sérios que precisam ser resolvidos.

Falando nisso…
Até o prefeito Eduardo Braide (Podemos) entrou na polêmica sobre a “Estátua da Liberdade” da Havan.

Em comentário nas redes, na noite de quinta-feira (22), ele não falou especificamente sobre o “monumento”, mas aproveitou um postagem para saudar a chegada da empresa.

- São Luís é livre! E sempre vai receber com entusiasmo empresas e iniciativas que gerem emprego e renda pra nossa gente. Seja bem-vinda à nossa Ilha do Amor, Havan -, declarou.

Contra-ataque
Depois de serem denunciados por suposto crime ambiental no episódio em que decidiram lavar a Ponte José Sarney, pichada com os dizeres “Fora Bolsonaro (sic)” por movimentos de esquerda, membros da direita maranhense resolveram contra-atacar.

Foram ao Ministério Público, na sexta-feira (23), denunciar os mesmos militantes por depredação de patrimônio público.

Segundo os bolsonaristas, ao denunciá-los, os opositores do presidente acabaram confessando que foram eles os pichadores da ponte e de outros pontos da capital.

Nova diretoria?
Crescem no Maranhão os rumores de que o PP pode passar ao controle do senador Roberto Rocha, ainda filiado ao PSDB, mas já de saída.

Como é o único senador maranhense alinhado ao bolsonarismo, aliados dão como certa sua migração para a legenda, após a indicação de Ciro Nogueira (PP) para a Casa Civil de Bolsonaro.

Falta combinar com André Fufuca, que ainda preside a legenda no Maranhão. E é muito próximo do próprio Nogueira.

Encontro
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) recebeu na sexta-feira (23), o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu (PT) para um almoço do qual participou também o ex-presidente José Sarney.

O petista está de férias no Maranhão – a convite do senador Weverton Rocha (PDT) - e tem aproveitado a passagem pelo estado para articular apoios ao pedetista, que quer ser candidato a governador em 2022.

No estado, contudo, o PT tem a intenção de apoiar o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), que assumirá o governo em abril do ano que vem e tentará a reeleição.

Posse
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, empossou durante a semana os membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPEAMAS) no âmbito do 2º Grau, conforme disciplinado no Edital GP Nº 212021, assinado pelo presidente do TJMA.

Foram empossados como membros titulares das Comissões para as vagas de um desembargador, com seu respectivo suplente, os desembargadores José Castro e Marcelino Chaves Everton.

DE OLHO

240 leitos exclusivos para Covid-19 terão sido desativados pelo governo com o fechamento do Hospital de Campanha de São Luís, que leva em conta queda na demanda de internações.

Contra fraudes
O secretário-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) Bruno Almeida, acompanhado do secretário de Fiscalização, Fábio Alex Melo, e do secretário de Tecnologia e Inovação, Renan Oliveira, participaram, na sexta-feira (23), de reunião com equipe do TCU no Maranhão.

Este foi o primeiro encontro com o órgão parceiro na gestão do novo presidente do TCE, conselheiro Washington Oliveira.

O encontro serviu para acertar detalhes da troca de bases de dados de pessoal, de forma a possibilitar cruzamentos de informações para inibir fraudes e irregularidades.

E MAIS

• Têm provocado muito incômodo no Palácio dos Leões os recursos do MDB ao TSE em duas ações eleitorais contra o governador Flávio Dino (PSB) por abuso de poder em 2018.

• O deputado André Fufuca, ainda presidente do PP no Maranhão, diz desconhecer articulações para entrega do comando do partido no estado ao senador Roberto Rocha (PSDB).

• O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, segue em forte campanha pela aprovação do novo Plano Diretor de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.