Jogos Olímpicos de Tóquio

Tóquio-2020 terá abertura hoje e o Time Brasil entra com 301 atletas

Com uma delegação recorde em uma edição de Jogos Olímpicos realizada no exterior, o Brasil tem o 12ª maior time entre os 206 países participantes

Com informações do COB

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Ginasta brasileira Flávia Saraiva treina em Tóquio
Ginasta brasileira Flávia Saraiva treina em Tóquio (GINASTICA BRASILEIRA TÓQUIO )

SÃO PAULO - Após uma longa espera e muitas incertezas, chegou a hora de o Time Brasil entrar em cena nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A partir desta sexta-feira, 23, quando será realizada, às 8h (horário de Brasília), a Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico de Tóquio, 301 atletas brasileiros concretizarão um sonho que foi ameaçado pela pandemia e acabou adiado por um ano.

Nesta sexta, estarão em ação pelo Time Brasil: Agatha e Duda (vôlei de paria), enfentando as argentinas Gallay e Pereyra, às 23h (horário de Brasília), os meninos do handebol masculino, que duelam com Noruega, às 21h, além dos brasileiros do Tiro com Arco, do Judô e do vôlei masculino.

Para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, a preparação da delegação brasileira neste ciclo olímpico foi o maior desafio da história do COB. “Foi um ciclo muito duro para todos, mas o COB foi incansável na busca de soluções para manter o sistema olímpico do Brasil em funcionamento e achar alternativas para a preparação da delegação brasileira, mesmo em um cenário marcado pela Covid”, disse o dirigente.

Com uma delegação recorde em uma edição de Jogos Olímpicos realizada no exterior, o Brasil tem o 12ª maior time entre os 206 países participantes. A equipe verde e amarela é composta por 162 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%) que competirão em 35 modalidades (de 50 possíveis).

Medalhistas do Brasil

Entre os 31 medalhistas olímpicos da delegação brasileira, 18 são campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; e Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.

Os esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil na história dos Jogos são o judô (22), vela (18) e atletismo (16). No Japão, juntam-se a eles e aos outros esportes tradicionalmente representados no Time Brasil as novas modalidades do Programa Olímpico: surfe e skate.

Acompanhamento médico

Para realizar os Jogos Olímpicos, restrições e protocolos rígidos foram impostos. Por isso, o COB montou uma comissão médica, com a participação inédita de duas infectologistas, para acompanhar a delegação brasileira no Japão.

A comissão conduz, em conjunto com a Chefia da Missão, as principais decisões do planejamento da operação mais complexa da história olímpica brasileira. Desde o embarque dos atletas no Brasil até a chegada no Japão, o COB colocou em prática todo planejamento estabelecido contra contágio de COVID-19. Os atletas brasileiros vêm sendo testados diariamente (também nas bases do Time Brasil) e seguem uma série de protocolos de segurança contra o vírus.
Mesmo com todo esse cenário e as incertezas trazidas pelo primeiro adiamento de uma edição de Jogos Olímpicos da história, o Time Brasil entra em ação nos em Tóquio pronto para mostrar evolução

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.