Comércio

Pesquisa aponta alta na intenção de consumo na capital

Dados de julho sinalizam crescimento do potencial de vendas no comércio pelo 3º mês consecutivo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Rua Grande é um dos termômetros do consumo na capital maranhense
Rua Grande é um dos termômetros do consumo na capital maranhense (rua grande consumo)

O cenário nacional de recuperação econômica e a consequente retomada dos postos de trabalho, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, já refletem positivamente na vida dos consumidores maranhenses. Em São Luís, pelo terceiro mês consecutivo, a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aponta crescimento no potencial de vendas para o comércio.

A análise do mês de julho, realizada pela Confederação do Comércio (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) revela que, embora tímido, de maio para cá, houve aumento de 1,5 em pontos, passando de 61,2 para 62,7 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200 pontos no índice de confiança dos consumidores. O crescimento neste último trimestre foi de 2,4%.

No comparativo de julho de 2021 com o mesmo período de 2020, o nível de confiança é mais expressivo, saltando de 47,8 para 62,7 pontos, ou seja, um aumento 31,1%.
Entre os subcomponentes que formam o indicador, na variação mensal destacaram-se positivamente as avaliações dos consumidores relacionados à ‘perspectiva profissional’ (+10,2%), ao ‘nível de consumo atual’ (+7,9%) e a ‘perspectiva de consumo’ (+3,4%).

“De janeiro a maio deste ano, o mercado de trabalho em São Luís apresenta um saldo positivo de 6.780 postos formais com carteira assinada, com destaque para os setores de serviços, especialmente de saúde. Essa recuperação gradativa do emprego e a retomada da confiança do setor produtivo nos investimentos com o avanço da vacinação seguem norteando o reaquecimento da capacidade de consumo das famílias”, avalia o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Mais empregos

Pelo quinto mês seguido, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no início de julho, apontam crescimento na abertura de empregos formais em São Luís. Somente em maio, foram 1.267 novas vagas com carteira assinada, estatística positiva que reflete, também, no indicador de ‘perspectiva profissional’ do ICF, para os próximos meses. Em São Luís, a pesquisa aponta o patamar de 98,2 pontos na confiança do consumidor acerca do seu futuro profissional, muito próximo de ultrapassar a barreira dos 100 pontos, considerada a zona de otimismo, segundo a metodologia do estudo.

Acesso ao crédito

No atual momento, com os índices de endividamento das famílias de São Luís em queda pelo quarto mês consecutivo, conforme pesquisa sobre Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela Fecomércio-MA, no último dia 19, a cautela do consumidor está voltada para as compras a prazo. Em julho, este indicador obteve recessão de -8,0%.

Vale ressaltar que o ICF apontou maior dificuldade de acesso ao crédito para compras a prazo, em relação ao ano passado. Enquanto 26,1% das famílias afirmaram ter facilidade para conseguir empréstimo/crédito, outras 42,3% avaliaram estar mais difícil esse acesso.

Sobre a ICF

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é uma pesquisa que busca mapear o potencial de venda do comércio, a partir da avaliação dos consumidores de São Luís. O levantamento traduz aspectos da situação de vida deste público-alvo, entre os quais, capacidade de consumo, segurança no emprego e condições de crédito. O índice mede a confiança em uma escala que vai de 0 a 200 pontos, sendo a marca dos 100 pontos a chamada zona de indiferença, abaixo disso é considerado pessimismo e acima é avaliado como otimismo do consumidor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.