Estado Maior

Números melhores, menos leitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

O governo do Maranhão, desde o início deste mês, iniciou a redução no número de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. O estado entrou na linha decrescente de contágio e óbitos e, por isso, além da questão dos hospitais, as medidas restritivas estabelecidas desde março foram retiradas.
Apesar de parecer arriscado o fechamento dos leitos exclusivos para a Covid-19, não há como o governo estadual manter vagas em hospitais para uma demanda que diminuiu. Antes, no pico da pandemia no estado, era necessária a abertura de centenas de leitos. Foram mais de 200 nos cinco primeiros meses de 2021.
A atenção foi maior ainda nos leitos de UTI, cujos pedidos para pacientes não paravam de chegar. Em maio, por exemplo, o governador Flávio Dino (PSB) chegou a comentar sobre a ocupação de 100% de leitos de UTI por uma noite.
Mas os números melhoraram. E, por isso, não há sentido em manter os leitos abertos sem a devida demanda. Fechar os leitos e o hospital de campanha é uma forma de economizar o dinheiro público. Um leito de UTI, por exemplo, custa cerca de R$ 2 mil por dia.
O importante é a população ter consciência para se prevenir contra a Covid-19 e também o governo estadual ter estratégias prontas para corresponder a qualquer sinal de aumento de demanda no sistema de saúde devido à pandemia.

De volta
E os números animadores da redução de casos do novo coronavírus em São Luís e também o avanço na vacinação permitiram a reabertura da Feirinha São Luís.
O prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos), anunciou nas redes sociais que a Feirinha vai retornar neste domingo (25), e será ampliada para outras ruas, como a de Nazaré e do Egito.
Esta ampliação é uma medida para evitar aglomeração de pessoas no evento, que há mais de três anos modificou os domingos do Centro Histórico de São Luís.

Encontro I
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) receberá hoje o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu (PT). Eles são amigos e terão almoço juntos.
No entanto, por Roseana ser presidente estadual do MDB com aval da direção nacional e Dirceu ser o principal articulador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não há como não considerar o encontro como político também.
A reunião, por sinal, pode ter a participação do ex-presidente José Sarney, que está em São Luís e tem também relações de amizades com o petista.

Encontro II
José Sarney, por sinal, vem sendo procurado por lideranças de todas as alas políticas do Brasil, a exemplo do presidente da República, Jair Bolsonaro, que o visitou duas vezes somente este ano.
O ex-presidente Lula também já se encontrou com Sarney em Brasília. Além da experiência política, Sarney é do MDB, partido que vem sendo cortejado, de novo, pelo PT.
Devido a este movimento por nova aliança entre as duas legendas, não será surpresa se José Dirceu encontrar também com o ex-presidente Sarney.

Férias
Lembrando que José Dirceu chegou ao Maranhão na sexta-feira passada e se hospedou na casa do senador Weverton Rocha (PDT), em Barreirinhas. Oficialmente, o ex-ministro veio de férias.
Dirceu já se reuniu com membros do PT maranhense e também com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
O próprio Dirceu ligou para a ex-governadora Roseana Sarney, chamando para o encontro que acontece hoje.

Reunião
O ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao governo do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior - de caminho certo para o PSD - se reuniu com o governador Flávio Dino (PSB).
O gesto de Edivaldo demonstra, claro, que ele não tem qualquer intenção de ser oposição ao governador.
E também demonstra independência do ex-prefeito em relação à posição que o PSD tem no Maranhão. Independência esta, por sinal, garantida pela direção nacional para que ele dispute o Palácio dos Leões em 2022.

DE OLHO

62 leitos do Hospital de Campanha de São Luís deverão ser desativados com a redução da demanda por internação pela Covid-19 no Maranhão.

Sem gerador
Em inspeção realizada, ontem, no novo prédio da rede de frios de São Luís, na Fonte do Bispo, a 19ª Promotoria de Justiça Especializada (2ª de Defesa da Saúde de São Luís) constatou a falta de gerador no estabelecimento.
A rede de frios guarda e conserva todas as vacinas disponibilizadas pela Prefeitura da capital maranhense.
Diante do problema, o Ministério Público vai solicitar a imediata instalação do gerador ao secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

E MAIS

• Além de pedir o gerador, o MP vai solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária para verificar as condições da rede de prevenção de incêndio e pânico, e da rede elétrica do local.

• Sobre vacinação, após uma parada de uma semana, o prefeito Eduardo Braide anunciou a imunização de adolescentes de 15 anos.

• Hoje, os jovens desta faixa etária poderão buscar um dos nove postos de vacinação do município. Lembrando que o Ministério da Saúde ainda não definiu sobre a vacinação de adolescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.