Cuidados

Eletricidade x férias: saiba os cuidados necessários

Algumas dicas simples ajudam pais e filhos a passar as férias com mais segurança, e sem nenhuma preocupações com a energia elétrica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(energia )

São Luís - Mesmo em um tempo atípico, no qual a casa se transformou em escola e ambiente de trabalho, o mês de julho é marcado pelas férias escolares e, como muitas pessoas ainda não voltaram à rotina de viagens, esse é o período para passar mais tempo juntos. No entanto, julho também pode ser um período onde alguns acidentes com energia elétrica podem acontecer, e medidas de segurança são importantes para evitar que situações desagradáveis aconteçam. Por isso, a Equatorial Maranhão apresenta dicas de segurança com energia para o período.

Dicas como não colocar roupas atrás da geladeira pra secar ou não abrir a geladeira descalço ou molhado são bem importantes. A situação da máquina de lavar é parecida, pois o risco de acidente é muito grande.

As crianças gostam de utilizar o aparelho celular para assistir vídeos e jogar diversos jogos para diversão. Incentive as crianças a utilizarem brinquedos que não fazem uso da energia elétrica, como por exemplo jogos de tabuleiro. Existem jogos divertidos que dá pra brincar com toda a família.

Todo cuidado é pouco na hora em que o celular estiver carregando na tomada, a dica é a utilização do celular, após o carregamento completo na tomada. A dica é não utilizar o celular enquanto ele estiver carregando, caso necessite, retire o carregador da tomada.

A atenção deve ser redobrada para as crianças. Exemplo de tomadas em locais facilitados. A melhor forma de evitar que acidente é usar protetor para tomadas.

Aproveite para checar as instalações elétricas, veja se não há equipamento elétricos com plugues quebrados, fios descampados ou tomadas sem proteção. Peça a um profissional qualificado em eletricidade para instalar o Disjuntor Diferencial Residual em sua casa para prevenir choques elétrico.

A Equatorial Maranhão reforça essas medidas de segurança, para proteger toda a família. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica, não tocar na vítima, pois a melhor forma é ligar para emergência no 192 ou 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.