Expansão

Caixa abrirá 24 novas agências no Maranhão, maior número no país

Estado é o que receberá mais unidades de varejo do banco, que estará presente em todas as cidades com mais de 40 mil habitantes no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Plano de expansão da Caixa prevê abertura de 24 novas agências no Maranhão
Plano de expansão da Caixa prevê abertura de 24 novas agências no Maranhão (caixa expansão)

A Caixa Econômica Federal anunciou, na última terça-feira (20), a abertura de 268 agências em todo o país – quase 10% das unidades no Maranhão – até o fim deste ano. Desse total, 168 unidades serão de varejo (voltada para todos os clientes) e 100 serão dedicadas ao agronegócio.

Das 168 unidades de varejo, 70 serão abertas na Região Nordeste: 24 no Maranhão, 17 no Ceará, 11 em Pernambuco, 8 na Paraíba, 4 na Bahia, 2 no Piauí, 2 no Rio Grande do Norte, 1 em Sergipe e 1 em Alagoas. Na Região Norte, são 50 novas unidades: 28 no Pará, 14 no Amazonas, 4 em Rondônia e 2 no Amapá.

No Sudeste, serão inauguradas 30 unidades: 13 em São Paulo, 7 em Minas Gerais, 7 no Rio de Janeiro e 3 no Espírito Santo. No Centro-Oeste, a Caixa abrirá 14 unidades: 7 no Mato Grosso, 5 no Mato Grosso do Sul e 1 em Goiás. O Sul receberá quatro unidades de varejo: 2 em Santa Catarina, 1 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul.
As unidades voltadas ao agronegócio serão abertas em todos os estados. A primeira agência especializada foi inaugurada no início deste mês em Dourados (MS).

Com a abertura das unidades, o banco passará a estar presente em todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes. O plano de expansão prevê que a Caixa alcançará 4,5 mil unidades próprias, entre agências e unidades especializadas. Além desses pontos, o banco tem 8.985 correspondentes bancários, 13.226 lotéricas, além de agências-barco e agências-caminhão.

Contrapartidas

Segundo o presidente Pedro Guimarães, a Caixa será o primeiro banco de 118 cidades. Ele disse, no entanto, que precisa de contrapartidas para manter o plano em 46 municípios que têm de 20 mil a 40 mil habitantes. Segundo o executivo, esses locais não têm “viabilidade matemática” e entram no lado social do plano de expansão.

“Existem algumas agências que só poderão ser abertas se nós tivermos as condições negociais com as prefeituras. Se não, não há viabilidade econômica. Então, é muito importante que as prefeituras transfiram seus negócios para a Caixa”, afirmou Guimarães.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.