Estado Maior

Sem novidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

O governador Flávio Dino (PSB) se reuniu ontem com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, no Palácio dos Leões. Com os dois estavam o senador pedetista e pré-candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha, e o secretário de Cidades, Márcio Jerry (PCdoB).

A reunião veio depois de entrevista de Lupi a uma TV do Piauí, na qual ele garantiu que Rocha será candidato ao Palácio dos Leões com ou sem apoio de Flávio Dino. Mas, o governador usou seus argumentos para que o PDT não feche questão antes do tempo.

Na conversa, foram relembrados os 10 anos de aliança do PCdoB com o PDT no Maranhão. Não chega a todo esse tempo porque em 2008 e 2010, os dois partidos seguiram caminhos diferentes. Somente por volta de 2012 é que as duas legendas, com objetivo comum em São Luís, se uniram.

E nessas recordações, foi relembrado o episódio de 2014, em que Dino rifou o PDT para ficar com o apoio do PSDB, dando aos tucanos a vaga de vice na chapa do então comunista.

Vantagens e desvantagens em uma década para cada lado, o que ficou acertado de fato foi o estabelecimento dos três pontos
a serem atingidos pelos aliados que disputam o apoio de Flávio Dino: articulação política, avaliação popular e continuidade dos programas do governo atual.

A data limite de anúncio do “escolhido” de Dino, novembro, também será respeitada pela direção nacional do PDT. Resta saber se após todo este processo, o que disse Lupi em entrevista não se concretizará, caso o nome do Palácio não seja o senador pedetista.

Mais reunião
Carlos Lupi e Weverton Rocha, logo após sairem do Palácio dos Leões, embarcaram para Barreirinhas. Hoje os dois terão reunião com o petista José Dirceu.

O principal articulador do PT e representante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai debater com os pedetistas a possível aliança nacional entre as duas siglas.

Esta aproximação demonstra que, mais uma vez, no Maranhão, a definição do PT não vai passar pela direção estadual. Tudo fica a cargo da direção nacional, como em outros momentos.

Diretrizes
Quem se reuniu com Zé Dirceu ontem pela manhã foi o presidente municipal do PT de São Luís, ex-vereador Honorato Fernandes.

Fernandes é um elo entre as articulações nacionais e as diretrizes a serem cumpridas no Maranhão. Ele sempre está em contato com a presidente nacional petista, deputada Gleisi Hoffmann.

Com Dirceu, Honorato recebeu as indicações para os próximos movimentos do PT, e os procedimentos que devem envolver quase todos os petistas.

De férias
Vale lembrar que, oficialmente, José Dirceu está em Barreirinhas de férias com a família. Ele chegou à cidade na última sexta-feira, 16.

Ele está hospedado na casa do senador Weverton Rocha, o que deixa o caráter oficial das férias um pouco mais enfraquecido.

Dirceu fica até o próximo fim de semana e antes disto, virá a São Luís para um encontro com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Cautela
Após ímpeto inicial para a importação da vacina Sputnik V ao Maranhão, o governador Flávio Dino (PSB) deixou novamente claro que, no momento, a postura com o imunizante é de cautela.

A ideia do gestor é esperar pela chegada da vacina para posterior divulgação sobre o uso dela no território maranhense.

Questionado pela coluna, o governador não cravou uma data para inclusão do imunizante no estado.

À espera
O governador Flávio Dino deve aguardar, para a inclusão do imunizante no cronograma de vacinação local, a oficialização da
Sputnik V no Plano de Vacinação do Ministério da Saúde.

O Ministério informou recentemente que não tem interesse na compra da vacina e que caberia aos estados essa prerrogativa de importação.

No total, 37 milhões de doses da Sputnik V foram compradas em uma espécie de acordo prévio com a Rússia.

DE OLHO

140 mil doses da Sputnik V deverão chegar ao Maranhão até a próxima semana, mas ainda sem previsão para aplicação dentro do cronograma estadual de imunização.

Possibilidades
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) disse à coluna que há chances de uma candidatura-dupla dele e da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Segundo Adriano, tudo depende do direcionamento nacional do PV e das possíveis mudanças nas regras eleitorais. “São 18 vagas no Maranhão. Não estamos falando de majoritária”, disse.

Internamente, alguns aliados entendem que estrategicamente seja mais viável ter o parlamentar no âmbito estadual e, possivelmente, a ex-governadora em atuação em Brasília.

E MAIS

• Aliados do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) tentaram enfraquecer a vinda de José Dirceu ao Maranhão.

• Além de reforçar a ideia de que a vinda do articulador petista não passa de uma viagem de férias, os aliados do vice-governador tentaram passar a ideia de que o ex-deputado e ex-ministro não tem mais força junto a Lula e à direção nacional.

• Para reforçar essa ideia, petistas estão sendo chamados para declarar (mesmo que seja de novo) apoio a Brandão nos próximos dias. Seria um contra pronto?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.