Artigo

Não basta ser, tem que parecer

Antônio Augusto Ribeiro Brandão *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

“Mentes fracas e doentias temem o que não é familiar” Sêneca (4 a.C. - 65), filósofo espanhol que viveu em Roma.

É muito comum ouvir alguém dizer 'estou do seu lado, permaneço seu amigo'; na prática, contudo, essa pessoa permanece indiferente e, em situações de afirmação, comporta-se com frieza diante dos fatos. O verdadeiro amigo se conhece nas horas mais difíceis e aí é que você vai saber quem está realmente do seu lado.

Quando se vence uma eleição obtêm-se, sem nenhuma dúvida, a aprovação do eleitorado. Um governo parte para elaborar seu planejamento estratégico definindo ações a longo prazo, sabendo com quem vai contar para implementá-las, quais dessas ações vão ser priorizadas, quais as razões para a escolha de determinados cursos de ação, como conseguir resultados, onde os investimentos serão realizados e quando esses investimentos serão feitos; depois, em uma visão de curto prazo, ano a ano, define as táticas que vai adotar na implementação do seu planejamento estratégico.

Para o alcance desses objetivos, entretanto, esse governo precisa muito de duas premissas básicas: uma equipe de trabalho que seja competente e leal constituindo-se num verdadeiro TIME, e do apoio explícito não só do eleitorado que o elegeu, mas da população representada pelos diversos segmentos da sociedade organizada.

Comecemos pelo TIME. Os componentes de um TIME têm que ser competentes, solidários e atuantes; não basta que cada um seja competente, mas tem que ser solidário nas conquistas do outro, compreender as suas dificuldades e o defender nas horas certas, em uma postura de verdadeiro amigo e não simplesmente de um simples integrante de equipe, apenas fazendo a sua parte. Tem que haver esforços comuns, sem que haja desperdício, em proveito de uma administração eficiente e eficaz.

Os eleitores, por sua vez, que estão apoiando o governo eleito, e mesmo os que votaram contra, devem demonstrar esse apoio no curso das ações que estão sendo implantadas: profissionalização do funcionalismo, oportunidades de emprego no serviço público, diversas obras de engenharia e de urbanismo, realizações nas áreas da saúde e da educação, também nas de assistência social, esporte e cultura.

A sociedade organizada que abriga o que há de mais representativo na vida social, econômica e política tem um papel de grande responsabilidade nos processos de trabalho: promover a integração dos seus diversos segmentos com o governo, porque está diante de um momento em que o progresso acena com investimentos de grande efeito multiplicador e ninguém pode mais se dar ao luxo de desperdiçar oportunidades nem recursos.

Em breve haverá uma nova geração de líderes responsáveis pela consolidação dos esforços desses tempos modernos e a realidade econômica, social e política poderá ser diferente.


* Economista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.