Trânsito

Motociclistas usam estratégias para fugir da multa de trânsito

Prática tem sido flagrada com frequência e envolve, principalmente quem trabalha com delivery

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (moto)

São Luís - Quem trafega no trânsito de São Luís tem flagrado, com frequência, uma prática usada por motociclistas, principalmente os que trabalham com entrega de lanches (delivery), para evitar multas ao passarem por semáforos com o sinal vermelho. Os condutores que utilizam desse artifício tapam a placa com os pés para que os números fiquem encobertos no momento que as câmeras deveriam captar o ilícito.

Como esses condutores trabalham sempre com pressa para entregar seus produtos em tempo hábil, geralmente trafegando em alta velocidade, a estratégia de cobrir a placa evita que sejam penalizados com multa ao passar pelos radares. No entanto, além de cometeram uma irregularidade, eles acabam prejudicando o trânsito e colocando, também, a vida de pedestres e de outros veículos em risco, principalmente quando a artimanha é usada em cruzamentos de vias.

Flagrante
No último fim de semana, o contador Pierre Henrique Santos flagrou um motociclista usando dessa estratégia no semáforo do cruzamento próximo à farmácia Drogasil, no bairro Renascença II. É justamente nesses cruzamentos que acidentes podem acontecer, já que as motos passam no sinal vermelho e outros veículos estão avançando provenientes de outras vias.

“Eu estava bem atrás e dava para ver que o sinal ia fechar e reduzi a velocidade. Mas percebi que o entregador (delivery) que ia bem na frente não reduziu a velocidade e avançou. Para a minha surpresa, ele colocou uma das pernas para trás até que o pé direito alcançasse a placa e a encobrisse. Assim, nas imagens captadas não haverá como identificar os números da placa do veículo. Deu para deduzir, inclusive, que o movimento já foi feito repetidas vezes, dada a habilidade do condutor”, contou Pierre Henrique.

O Estado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para verificar se o órgão tem ciência desse tipo de prática e informou, ainda, que tem trabalhado na identificação de veículos que são utilizados para realizar esse tipo de atividade sem placa, fator que dificulta a identificação dos infratores, seja pelo agente ou pelo sistema eletrônico de fiscalização existente nas principais avenidas e regiões de maior fluxo na capital.

A SMTT informou, ainda, que o órgão desenvolve ações de educação para o trânsito voltadas para o respeito às regras de sinalização e segurança e ressaltou que atravessar sinal vermelho é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47,00, estando o condutor sujeito a perda de 7 pontos na carteira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.