Baixo desempenho

Maranhão aplicou menos de 20 mil doses de vacina contra Covid nas últimas 24h

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que foram aplicadas 19.628 doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o território estadual nas últimas 24 horas

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(vacina)

SÃO LUÍS - Relatório do Ministério da Saúde sobre a aplicação de doses de vacina contra a Covid-19 em todo o território nacional mostra que menos de 20 mil doses foram aplicadas em todos os 217 municípios do estado nas últimas 24 horas.

O número é considerado baixo, uma vez que somente São Luís já chegou a registrar desempenho superior, a medida que o programa de imunização avançou na capital nos últimos meses.

No dia 16 de junho, por exemplo, depois de registrar uma sequência de números positivos a respeito da imunização, a capital bateu recorde ao aplicar 22.694 doses de vacinas para o público de 23 e 22 anos de idade, respectivamente.

Em relação ao baixo desempenho do estado nas últimas 24 horas no que diz respeito à vacinação, no entanto, é importante ressaltar alguns aspectos técnicos específicos: o primeiro trata da baixa procura pela segunda dose em todo território nacional, e consequentemente, no estado.

O segundo aspecto diz respeito ao atraso provocado pelos próprios municípios no processo de alimentação do sistema integrado nacional do Ministério da Saúde. É preciso registrar cada dose aplicada por dia nesse sistema. Sem isso, os dados ficam defasados.

Esse último problema tem sido levantado reiteradamente pelo governador Flávio Dino (PSB) durante as entrevistas de análise do panorama de enfrentando ao coronavírus no estado.

Foi justamente o que motivou o Executivo a estabelecer como critério para a distribuição de novos lotes de vacinas aos municípios, o desempenho de pelo menos 85% das doses já aplicadas anteriormente e registradas no sistema do Ministério da Saúde.

No atual cenário, segundo Dino, 72 cidades do Maranhão não alcançaram os critérios técnicos, e por esse motivo não poderão receber as novas doses ao longo desta semana.

Outros 145 municípios, segundo o governador, estão habilitados para o recebimento de novos lotes. Ele explicou que o critério tem por objetivo forçar as gestões municipais a intensificarem a aplicação da vacina contra a Covid-19 e ampliar o quadro de imunização no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.