Ausência de restrição

Liberou: bares e comércio podem funcionar sem restrição de horário

Nova medida foi anunciada pelo governador Flávio Dino, e está em vigor até o próximo dia 30; eventos em ambientes fechados podem ter até 200 pessoas e em locais abertos, até 400

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Comércio volta a funcionar em seu horário normal com flexibilização de regras adotada pelo governo do Estado
Comércio volta a funcionar em seu horário normal com flexibilização de regras adotada pelo governo do Estado (aglomeração rua grande)

São Luís - O comércio, a indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados podem funcionar sem nenhuma restrição de horário em todo o Maranhão, mas seguindo as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus. Esta foi uma das medidas, validas até o dia 30, anunciadas ontem, 20, pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), durante a entrevista à imprensa, transmitida por meio do canal do Governo, no youtube.

Flávio Dino afirmou que estava flexibilizando as medidas restritivas por causa da queda de contágio da Covid-19 no estado e redução do número de óbitos e internações hospitalares, o avanço na imunização da população. “Nós temos o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social. Não podemos esquecer isso”, frisou o governador.

Dino retirou as restrições de horário ou ocupação dos estabelecimentos comerciais, desde que adotem as regras sanitárias, principalmente o uso de máscara, distanciamento social e a utilização do álcool em gel.

Em razão das determinações do governo estadual, anteriormente o comércio da Grande Ilha estava funcionando das 9h às 21h, bares até a meia-noite, supermercado das 6h até meia-noite e os shoppings das 10h às 22h.

De volta
Outra medida anunciada por Flávio Dino foi a autorização de igrejas com capacidade total e a liberação para o funcionamento de cinemas e teatros no estado. Os membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Estado do Maranhão (COE) reiteraram medidas sanitárias segmentadas para que houvesse o funcionamento de cinemas e teatros.

Entre as medidas, os clientes devem utilizar máscara durante a exibição e apenas removê-la para consumo de alimentos. Estão vedados o serviço de venda de alimentos e bebidas e o atendimento por garçons no interior das salas de exibições.

Os estabelecimentos também devem organizar escalonamento de sessões para evitar entrada e saída de mais de uma sala simultaneamente, assim como manter a higienização e sanitização dos equipamentos e acessórios de contato manual dos clientes e colaboradores, como balcões, descargas, maçanetas, torneiras e afins.

Dino anunciou a autorização de eventos em ambientes fechados com até 200 pessoas e a realização de festas em locais abertos e ventilados para até 400 pessoas, o retorno das aulas na rede estadual - de forma híbrida - a partir do dia 2 de agosto. “O retorno será progressivo, de acordo com a realidade de cada escola, mas será necessário seguir protocolo de segurança”, frisou o governador.

As medidas de flexibilização vão sendo anunciadas conforme a redução dos casos da doença em todo o estado. Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que deste o início da pandemia, 331.085 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus, com 9.445 óbitos no Maranhão.

SAIBA MAIS

Aglomeração

O último fim de semana foi mais uma vez marcado por aglomerações em vários locais da Grande Ilha, principalmente, na orla. O desrespeito às normas sanitárias puderam ser vistos na Avenida Litorânea. Houve aglomerações de pessoas no calçadão, sem usar a máscara. Inclusive idosos, fazendo caminhada sem essa proteção no rosto como também havia bares lotados, pessoas jogando futebol na faixa de areia, realizando festas e comercializando drinques. O cenário era semelhante nas outras praias da Ilha.

A SES informou, por meio de nota, que, de 16 a 18 de julho foram realizadas 98 ações de fiscalização sanitária, com nove estabelecimentos notificados. Destes, quatro receberam auto de infração, três receberam intimação e dois foram interditados. As irregularidades mais recorrentes foram aglomerações de pessoas no interior do estabelecimento.

Desde o começo da pandemia já foram executadas pela SES mais de 12 mil ações de fiscalização na Grande Ilha. Na lista de empreendimentos mais abordados estão: moda com 2.193 ações de fiscalização realizadas; bares e restaurantes, com 2.050; e supermercados, com 1.377.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.