Vistorias

Fiscalização da frota do transporte coletivo continua em São Luís

A SMTT também ampliou a capacitação dos profissionais que operam o serviço na capital, que lidam diariamente com mais de 300 mil usuários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Agente da SMTT vistoria ônibus em uma das ações de fiscalização da frota do transporte público da capital
Agente da SMTT vistoria ônibus em uma das ações de fiscalização da frota do transporte público da capital (frota vistoriada)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vem intensificando os trabalhos de fiscalização da frota de ônibus do sistema de transporte coletivo da capital. As operações, que foram ampliadas desde o início de junho, são feitas diariamente pelos agentes de trânsito nos pontos finais das linhas. Entre os pontos observados pelas equipes, está o funcionamento das plataformas elevatórias utilizadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, as condições dos veículos e o cumprimento das medidas sanitárias.

“A Prefeitura tem avançado para garantir um transporte público cada vez melhor aos passageiros e a quem utiliza ônibus em São Luís. Por isso, a SMTT adotou novas metodologias de fiscalização dos transportes coletivos que circulam na cidade de São Luís, e que agora se estendem não só ao pátio da SMTT. Nossos agentes estão empenhados nos trabalhos de vistoria nos pontos finais, avaliando as condições dos elevadores dos ônibus durante a circulação do veículo, bem como as condições de transporte de passageiros e a importância de seguir as medidas sanitárias por conta da Covid19”, informou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

Segundo balanço do órgão, a nova modalidade de fiscalização se mostrou eficiente com um número maior de veículos alcançados. Na fase inicial, em menos de um mês foram fiscalizados 162 ônibus de todas as linhas, com um percentual de 19% de veículos com problemas relativos a elevadores. A nova sistemática abrangeu, deste modo, todas as frotas de todos os consórcios que operam os cinco terminais e, consequentemente, várias áreas e bairros distintos, gerando maior equilíbrio nas fiscalizações das linhas e dos bairros que atendem. A meta é fiscalizar todas as linhas e frotas de ônibus de todos os consórcios de empresas que servem a capital.

Em paralelo à ação atual de fiscalização, a SMTT vem realizando outras ações de melhorias do serviço de transporte coletivo da capital. Como exemplo, entre as medidas estão as vistorias realizadas nos finais de linha nos bairros, nos terminais de integração à noite, visando o cumprimento de viagens das linhas, bem como o cumprimento de horários do serviço de ônibus prestado à população dos bairros mais afastados dos grandes corredores e aos trabalhadores e estudantes que precisam se deslocar tarde da noite.

Entre as regiões já fiscalizações, estão o São Raimundo, Cohatrac, Ribeira, Coqueiro, Divineia, Santa Clara, Janaína, Sá Viana, Vila Palmeira, Bequimão, Socorrão 2, Residencial Paraíso, Vinhais, Vicente Fialho, Cema-Detran e Circular Radional.

Capacitação rodoviários

Paralelo ao trabalho de campo, a SMTT também ampliou a capacitação dos profissionais que operam no transporte urbano de São Luís e lidam, diariamente, com os mais de 300 mil passageiros. A ação começou em junho, ocasião em que foram capacitados mais de 200 motoristas e cobradores da empresa Primor. No início de julho, foram mais 180 profissionais da Viação Estrela que, durante três dias, receberam orientações de técnicos e especialistas em trânsito e transportes, que estão refletindo na melhor prestação de serviço aos ludovicenses.

“Esse trabalho in loco é importante para que possamos mensurar não só os pontos que necessitam de maior atenção no transporte em São Luís, como também para manter um bom diálogo e valorizar motoristas, cobradores, trabalhadores do setor e também com a população. A Prefeitura vai continuar desenvolvendo essas atividades, buscando aprimorar também a operacionalização do trânsito em nossa cidade”, concluiu o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.