Tóquio 2021

COI aprova mudança histórica no centenário lema olímpico

Em Tóquio, os membros integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovaram por unanimidade a mudança no tradicional lema dos jogos "Mais rápido, mais alto, mais forte" para adicionar a palavra "juntos".

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Sessão do COI no Hotel Okura, em Tóquio
Sessão do COI no Hotel Okura, em Tóquio (COI TÓQUIO )

TÓQUIO - A edição atípica da Olimpíada de Tóquio-2020 vai entrar para a história não só pelo lado negativo de uma pandemia que quase cancelou os Jogos, mas também por um marco anunciado nesta terça-feira que relembra o espírito olímpico e a fundação do evento na Era Moderna, em 1896. Em uma decisão inédita, na 138.ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Tóquio, os membros da entidade aprovaram por unanimidade a mudança no tradicional lema "Mais rápido, mais alto, mais forte" para adicionar a palavra "juntos".

Dessa forma, o novo lema fica "Mais rápido, mais alto, mais forte - juntos". Em seu discurso, o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, explicou a ligação entre a mudança e o lema original. "A solidariedade alimenta nossa missão de tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte. Só podemos ir mais rápido, só podemos almejar ir mais alto e só podemos nos tornar mais fortes permanecendo juntos, em solidariedade".
O lema olímpico foi adotado em 1894 com o lançamento do Movimento Olímpico a pedido do fundador Pierre de Coubertin, que queria um slogan que expressasse excelência no esporte. A atualização vem cerca de um mês depois de o COI, em movimento de promoção dos Jogos de Tóquio-2020, divulgar a campanha "Juntos Somos Mais Fortes", que mostra a atividade e a perseverança dos atletas em meio ao isolamento social provocado pela crise da covid-19.
O novo lema deve ser celebrado e explorado na cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio-2020, nesta sexta-feira, e durante toda a competição, que vai até o dia 8 de agosto.

Covid nos jogos

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio-2020 revelaram nesta terça-feira,20, que 71 pessoas tiveram resultado positivo no teste para o novo coronavírus. O total inclui 31 pessoas que foram ao Japão para competir ou trabalhar nos Jogos, que começam nesta sexta. Um dos 13 novos casos adicionados ao total oficial inclui um "pessoal preocupado com os Jogos" - uma categoria que inclui oficiais de equipe e funcionários de esportes - em Tóquio, que não está hospedado na Vila Olímpica.
Outros casos recentemente relatados espalhados pelo Japão incluem empreiteiros dos Jogos e um voluntário, cujas identidades não foram reveladas. Os últimos casos entre atletas foram de uma ginasta americana e um jogador de vôlei de praia checo, adicionados nesta terça-feira à contagem oficial de pessoas credenciadas para as Olimpíada, que tiveram resultado positivo para covid-19 este mês. Eles estão isolados.

Os testes positivos para a ginasta dos Estados Unidos, Kara Eaker, e o membro da equipe checa, Ondrej Perušic, foram anunciados na segunda-feira. Eaker estava em um campo de treinamento na prefeitura de Chiba e Perušic ficou na Vila Olímpica na Baía de Tóquio.

Ambos entraram em quarentena por 14 dias, segundo os organizadores. Esse período inclui todos os três jogos agendados para Perušic com o parceiro David Schweiner. O Comitê Organizador vai acompanhar de perto todos esses casos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.