COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
AS ARQUITETAS Fernanda Arouche e Tatyana Medeiros foram premiadas pelo programa Relazione, da Saccaro. O reconhecimento pela parceria ocorreu durante jantar oferecido para as profissionais pelos empresários Claudir e Danyelle Barp. Localizada em Caxias do Sul, a Saccaro está presente nas cinco regiões do Brasil e exporta seus produtos para todos os continentes, oferecendo novas experiências em mobiliário de alto padrão para quem reconhece o valor do toque artesanal
AS ARQUITETAS Fernanda Arouche e Tatyana Medeiros foram premiadas pelo programa Relazione, da Saccaro. O reconhecimento pela parceria ocorreu durante jantar oferecido para as profissionais pelos empresários Claudir e Danyelle Barp. Localizada em Caxias do Sul, a Saccaro está presente nas cinco regiões do Brasil e exporta seus produtos para todos os continentes, oferecendo novas experiências em mobiliário de alto padrão para quem reconhece o valor do toque artesanal

Golpe no celular
A onda de golpes em celulares não parece ter fim. Desta vez, a vítima foi o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto.
No domingo, ele denunciou que golpistas estavam tentando se passar por ele para tentar tirar dinheiro de amigos do parlamentar.
O golpe é simples e vem sendo utilizado em larga escala nos últimos meses.
Os criminosos copiam a imagem do perfil do alvo, usam ela em outro número de WhatsApp e acionam pessoas próximas, informando que o parlamentar mudou de número.
Depois, pedem que a pessoa faça uma transferência porque o alvo estaria com problemas no seu aplicativo do banco.

Novo arcebispo
O prefeito Eduardo Braide participou da celebração de acolhida do novo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, realizada no domingo.
A solenidade, no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga, reuniu o arcebispo emérito de São Luís, Dom José Belisário da Silva, convidados do clero do Maranhão e autoridades civis.
Devido à pandemia e suas medidas de prevenção, a celebração presencial foi restrita aos membros do clero do Maranhão, familiares e sacerdotes convidados do Ceará e Pará, líderes de outras denominações religiosas, representantes das comunidades religiosas locais, além de autoridades civis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da Capital, do Maranhão e do Ceará.
O público em geral e fiéis puderam acompanhar ao vivo pela TV Nazaré / Fundel São Luís, YouTube da Arquidiocese de São Luís e Rádio Educadora AM 560.
Veículos de comunicação do Pará, Ceará e de outras cidades maranhenses também transmitiram o evento.

Variante Gamma
A Secretaria de Estado da Saúde tem realizado constantemente o mapeamento da prevalência de novas variantes do SARS-CoV-2 no Maranhão.
Em estudo mais recente, resultados de amostras analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, indicam predominância de 91% da Variante Gamma no estado.
Antes denominada de P.1, a variante é considerada de preocupação e foi identificada inicialmente em Manaus.
A predominância da variante Gamma no Maranhão foi identificada a partir do sequenciamento genômico de amostras analisadas pela Fiocruz.

Honoris Causa
A Universidade Estadual do Maranhão concederá o título de Doutor Honoris Causa ao professor José Ribamar Trovão em solenidade virtual que será realizada no dia 29 de julho, às 17h, com transmissão pelo canal da UEMAnet no YouTube.
A outorga do título pela universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.
O professor José Ribamar Trovão destacou-se nos meios acadêmicos maranhense e brasileiro por seu notório saber e comprometida atuação no campo das ciências.

Curso sobre vinhos
Uma rara oportunidade para quem deseja desvendar o mundo do vinho através de uma degustação mais aprimorada é a proposta de mais um curso para iniciantes no consumo da bebida dos deuses, oferecido pelo Empório Fribal nesta quarta e quinta-feira, no Atelier Gourmet, na Ponta d’Areia. O curso será ministrado pelo sommelier Afrânio Freitas, que dará dicas sobre como escolher, harmonizar, servir, guardar e degustar um bom vinho.

TRIVIAL VARIADO

Donizetti Machado já estava vacinada com as duas doses, se infectou com a Covid-19 e passou um sufoco em casa. Ela não fez muita questão de alardear o caso, mas admitiu para alguns amigos mesmo antes do último sábado, quando testou negativo. Agora, tudo está de volta ao normal.

O deputado estadual Adriano Sarney confirmou, ontem, em entrevista a um blog local, que seguirá na política. Ele afirmou que continuará no PV, mas adiantou que pode tentar ou uma reeleição ou uma vaga na Câmara dos Deputados.

Adriano disse, ainda, que a possibilidade de se lançar candidato a deputado federal tem a ver com uma pretensão nacional do partido.

O ex-ministro José Dirceu deve chegar a São Luís na próxima quinta-feira para cumprir agenda política na cidade. Além de conversar com lideranças petistas locais, ele terá agenda com o governador Flávio Dino e o senador Weverton Rocha.

Um sucesso a reabertura do Casarão Colonial, endereço musical prestigiado no
Centro Histórico de São Luís, que voltou a funcionar ao pôr do sol do último domingo, atraindo gente bonita e de bem com a vida. O Grupo Mirante marcou presença, representado pelos jornalistas Oton Lima
e Evandro Júnior.

Um idoso de 75 anos conseguiu uma decisão judicial para receber uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Guaxupé. O pedido foi aprovado por ser uma indicação médica.

O professor Natalino Salgado deu entrada no seu processo de aposentadoria. Aposenta-se como professor, depois de 42 anos de dedicação à UFMA, no Curso de Medicina. Porém, ele continua sua trajetória até 2023, como reitor da instituição.

O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, esteve em São Luís, ontem, para receber das mãos do governador Flávio Dino as novas viaturas policiais que comporão a frota municipal, para reforçar a segurança e o patrulhamento na cidade.

Começou a tramitar no Senado um projeto de lei que prevê a criação do Memorial em Homenagem às Vítimas Brasileiras da Covid-19.

O dia 20 de julho é a data internacional do Dia do Amigo, comemorado especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai. A data foi criada na Argentina e pretendia, inicialmente, celebrar a chegada do homem à Lua.

O bistrô Alameda Trinta bombou no fim de semana. Sexta-feira, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite dividiam mesa com Déia e Luiz Campos Paes. Em outra mesa, o jovem e belo casal Felipe Camarão e a médica Taynah Soares.

No capítulo: sábado, um grupo cativo assinava o ponto e degustava vinhos soberbos – Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Cida e José Aparecido Valadão.

No domingo, Teresa Martins saiu da toca e, a convite de Ana Lúcia e Amaro, foi conhecer os novos pratos lançados pelo Chef Anderson Teodomiro, na Petisqueira da Mamãe. Almoço bastante concorrido.

DE RELANCE

Revalidação de complexo
A introdução de luzes do tipo led às indumentárias de personagens de grupos de bumba meu boi é um dos apontamentos que compõem o parecer de revalidação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão. Até dia 14 de agosto, fica aberto o prazo de 30 dias para que a sociedade se manifeste sobre a revalidação da manifestação.

Revalidação de complexo...2
Para a Revalidação do Título de Patrimônio Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, o Iphan elaborou, em parceria com organizações diretamente envolvidas e pesquisadores, o parecer de revalidação, que trata das transformações pelas quais passou o bem nos últimos anos. As discussões tiveram 38 participantes, entre brincantes e donos de boi, artesãos, gestores, pesquisadores e organizações.

Maratonas no Espigão
A Praia do Espigão Ponta d’Areia recebeu, no fim de semana, a I Etapa do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Maratonas Aquáticas. A competição inaugurou o calendário oficial da CBDA da modalidade em 2021. A competição foi dividida em quatro provas: duas do Campeonato Brasileiro e duas da Copa Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, foram disputadas as provas de 7,5 km e 5 km. Pela Copa Brasil, os atletas caíram na água para os 2,5 km e 1,5 km. Ao todo, o Espigão da Ponta D’Areia recebeu 150 atletas de clubes de todas as regiões do Brasil.

Sequelas da Covid-19
Não custa nada ficar atento! Em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, adultos e idosos que tiveram Covid-19 terão a sua saúde monitorada. O estudo objetiva ter informações sobre a evolução de quem teve a doença e eventuais sequelas, até um ano e meio após desenvolverem a enfermidade. Está sendo analisada também as consequências em quem teve casos leves, mas segue com sintomas residuais.

Reforma e menos recursos
Se a nova versão da reforma tributária for aprovada sem alterações, os governos estaduais e as prefeituras municipais vão sofrer um baque com a perda de milhões por ano. A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O impacto decorre da redução prevista na receita do imposto de renda, que alimenta os fundos de participação de Estados e municípios.

Uma volta triunfal
Para os saudosistas, a programação da TV Mirante/Globo na noite de ontem foi um verdadeiro banquete. Explico: a minissérie Hilda Furacão (1998), um clássico da televisão brasileira, entrou para o catálogo do Globoplay e ontem fez sua estreia na plataforma de streaming. A produção adaptou para as telas o romance homônimo do escritor mineiro Roberto Francis Drummond, ou simplesmente Roberto Drummond, romancista, jornalista e cronista brasileiro, nascido em Santana dos Ferros (MG), que tive o prazer de recepcionar em São Luís, no começo dos anos 1990.

Uma volta triunfal...2
Toda ambientada na Belo Horizonte dos anos 1960, a minissérie Hilda Furacão acompanha os passos da polêmica Hilda Gualtieri Müller (vivida na TV pela linda Ana Paula Arósio), uma socialite que escandaliza a todos ao seu redor ao decidir abandonar a vida na alta sociedade e a própria família para se tornar uma meretriz na zona boêmia da capital mineira, logo após deixar o seu noivo, Juca (Pedro Brício), no altar.

Para escrever na pedra:
“Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade”. De Albert Einstein.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.