Música

Parcerias inéditas em disco

Fi Bueno e Anastácia lançam inéditas parcerias com Céu e João do Vale; música do maranhense foi entregue para Anastácia colocar a letra, antes do falecimento dele

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Fi Bueno e Anastácia
Fi Bueno e Anastácia (fi bueno e anastácia)

São Paulo - Enquanto preparam o lançamento do álbum “Identidades”, Fi Bueno e Anastácia apresentam mais uma amostra do que virá, no EP “Pé de Joá” que chegou nas plataformas digitais . Desta vez, apresentam duas inéditas com outros parceiros: “Distância Tirana”, de Anastácia com João do Vale e Julinho do Acordeon; e “Na Areia da Praia”, de Anastácia, Fi Bueno e Céu.

Ideal para os festejos ‘julinos’ que continuam Brasil afora, “Distância Tirana” é “um forró pé de serra com aquele lirismo que só João do Vale tinha e que emocionava até Tom Jobim”, comenta Fi, que conta também que, “antes de morrer, João pediu a Julinho que a música fosse entregue para Anastácia colocar letra". Já em “Na Areia da Praia”, Anastácia, Fi Bueno e Céu entraram na cadência do samba. “Na Areia da Praia” ainda traz a participação especial da cantora Nina Maia, com quem Fi Bueno divide os vocais.

Outro destaque do EP é o baião “Pé de Joá”, parceria inédita de Anastácia e Fi Bueno. “É um baião dolente”, comenta Anastácia. “Nessa canção ouve-se o lamento do sertão e a relação do sertanejo com o pé de Juazeiro, que faz uma sombra fresca e agradável onde se lamenta o amor perdido. A canção traz um traço forte da mpb clássica, com uma melodia profunda e bem harmonizada”, completa Fi.

Antecipando o que virá no álbum “Identidades”, que tem produção de Guto Graça Mello, Fi e Anastácia lançaram em maio o primeiro single, “Interestelar”, com a participação especial de Gilberto Gil e no dia 11 de junho, liberam nas plataformas digitais o EP “O Molejo do Teu Corpo”. Assim como no single e no EP anteriores, a capa do EP “Pé de Joá” é uma criação do artista plástico Elifas Andreato, responsável pela arte com Luís Mielle.

Identidades
Em meados de 2016, Fi Bueno e Guto Graça Mello se conheceram e passaram a trabalhar juntos em algumas produções. Depois, em 2018, em um show no tradicional Bar Brahma, em São Paulo, os caminhos de Fi e Anastácia se cruzaram, e começaram a compor em parceria. “Durante esse processo, percebi que poderíamos fazer algo maior, pois já tínhamos várias músicas juntos. Compartilhei essas ideias com Guto, que gosta muito da Anastácia, e me incentivou”, conta Fi. A partir daí, Fi Bueno e Anastácia passaram a trabalhar no álbum “Identidades”, com produção de Guto Graça Mello.

Fi Bueno foi do piano para o violão, construiu conhecimento e narrativa rítmica na guitarra, baixo e bateria; e enveredou pelo forró (formou duas bandas - Forroziando e Banda Bagana) até desaguar em pura música brasileira, território em que trafega e pelo qual tem lançado trabalhos solo desde 2010. Já Anastácia - a rainha do forró -, tem quase mil músicas compostas, sendo 250 delas com seu principal parceiro musical, Dominguinhos - com quem divide a composição de “Eu só quero um xodó” e “Tenho sede”. Em quase 60 anos de carreira, lançou 35 discos e teve suas composições interpretadas por artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Nana Caymmi e Luiz Gonzaga, que a apadrinhou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.