Novas medidas

Governo anuncia retorno às aulas na rede estadual de ensino para o dia 2 de agosto

Chefe do Executivo também liberou funcionamento normal para o comércio, indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados

Ronaldo Rocha e Thiago Bastos da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Flávio Dino entrevista Covid-19)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) anunciou há pouco, em entrevista coletiva transmitida por meio do canal do Governo no youtube, a reabertura das escolas da rede estadual de ensino a partir do dia 2 de agosto, com aulas no sistema híbrido.

Ele afirmou que o reinício das aulas será gradual e obedecerá um calendário elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, que será divulgado.

Dino também anunciou a liberação para o funcionamento sem restrições de cinemas e teatros no estado e a autorização para que haja a promoção de eventos em ambientes fechados com até 200 pessoas e a realização de eventos em ambientes abertos para até 400 pessoas.

Outras medidas também foram anunciadas, tais como a autorização para o funcionamento de igrejas em capacidade total e retomada da rotina na administração pública estadual, exceto para as gestantes, que seguem afastadas devido à pandemia da Covid-19.

Comércio, indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados voltam a funcionar sem qualquer restrição de horário ou ocupação de espaços em todo o estado do Maranhão, desde que os estabelecimentos adotem as regras sanitárias.

Flávio Dino ressaltou a necessidade de uso de máscaras e de distanciamento entre as pessoas.

Ele explicou que as novas medidas anunciadas tomam por base dados técnicos sobre o avanço da vacinação no estado e a já consolidada redução no número de internações e óbitos no estado pelo novo coronavírus.

“A vacina nos possibilitou a retomada gradativa de determinadas atividades”, disse.

Flávio Dino observou ainda que a cada semana os dados de ocupação de leitos e número de infectados serão analisados e, caso haja regressão da doença, as medidas voltarão a ser mais duras.

Raposa vacinada

Logo no início da entrevista, o governador Flávio Dino anunciou que o município de Raposa ganhou destaque nacional por ter alcançado a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em quase 100% da população vacinável.

Ele destacou a parceria com a administração municipal e parabenizou profissionais da rede estadual e municipal de saúde.

Sem doses

O chefe do Executivo também reforçou que os novos lotes de vacinas somente serão entregues aos municípios que já alcançaram 85% de aplicação das doses anteriormente distribuídas.

Ao todo, segundo Dino, 72 cidades do Maranhão não alcançaram os critérios técnicos, e por esse motivo não poderão receber as novas doses.

Outros 145 municípios, segundo o governador, estão habilitados para o recebimento de novos lotes ao longo das próximas semanas. Ele explicou que o critério tem por objetivo forçar as gestões municipais a intensificarem a aplicação da vacina contra a Covid-19 e ampliar o quadro de imunização no estado.

Saiba quais foram as medidas anunciadas hoje

Retorno gradual das aulas na rede estadual de Educação em sistema híbrido a partir de 2 de agosto

Cinemas e teatros liberados

Eventos com até 200 pessoas em ambientes fechados liberados

Eventos com até 400 pessoas em ambientes abertos liberados

Administração pública estadual 100% da capacidade

Igrejas liberadas

Grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias de vacina (exceto gestantes)

Comércio, indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados sem restrição de horário (funcionamento normal).

Uso obrigatório de máscara

Distanciamento social

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.