Cautela

Dino adota cautela após informação sobre chegada da Sputnik V no MA

O primeiro lote do imunizante russo, com 1,1 milhões de doses, deve ser entregue em Recife, de onde será distribuído aos estados do Consórcio Nordeste

Gilberto Léda da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(sputnik V)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) comentou, hoje, 20, durante entrevista coletiva, a possível chegadas das primeiras doses da vacina Sputnik V ao Maranhão.

O primeiro lote do imunizante russo, com 1,1 milhões de doses, deve ser entregue em Recife, de onde será distribuído aos estados do Consórcio Nordeste que fizeram a aquisição. Nessa fase, o Maranhão terá direito a 141 mil doses.

A aplicação da vacina, contudo, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em um ambiente controlado, como uma espécie de fase extra de testse.

Ao mencionar o caso, o gestor maranhense confirmou a informação e adotou um tom de cautela.

“Nós estamos procedendo ao diálogo finais entre os estados, o Ministério da Saúde, a Anvisa e o Governo da Rússia para que haja esta chegada. Nós não temos, ainda, a liberação total da Anvisa. Houve uma liberação para uma espécie de fase de testes. Nós estamos vendo isso com os estados”, disse.

Segundo ele, após a efetiva entrega do lote, o Maranhão deve aguardar mais um posicionamento da Anvisa sobre a aplicação na população.

"A previsão é de que na próxima semana cheguem as primeiras doses, para que haja este acompanhamento na aplicação, para que a Anvisa faça a liberação final. Então, nós do Governo do Estado estamos acompanhando esse processo. Preferimos aguardar, quando houver uma informação concreta de chegada das doses, e quando elas chegarão ao nosso estado, examinarmos a distribuição para os estados, em que condições jurídicas de liberação da Anvisa essas vacinas chegarão, aí, evidentemente, nós vamos transmitir as informações”, disse

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.