Estado Maior

Avançando

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, começa hoje a cumprir agenda no Maranhão. Ele primeiro terá encontro com o governador Flávio Dino (PSB) e amanhã conversa com o ex-ministro e principal articulador do PT, Zé Dirceu, que chegou ao estado na última sexta-feira, 16, para um período de quase 15 dias de férias em Barreirinhas, na casa do senador Weverton Rocha.
Com Dino, Lupi vai tentar acertar diretrizes (não se sabe se avançará) para depois chegar ao petista com os caminhos no Maranhão já definidos. Lembrando que para a direção nacional do PDT, uma das prioridades é o projeto de Weverton Rocha ser candidato ao governo no Maranhão.
O fato é que o presidente nacional do PDT vai conversar com Flávio Dino sobre sua declaração de que com ou sem o socialista, o senador pedetista será candidato ao Palácio dos Leões.
Pelo que apurou a coluna, Carlos Lupi deverá reafirmar isso ao governador diante dos avanços das conversas do PDT com o PT. Para Dino, restará rebater os movimentos do aliado e pedir mais uma vez a união do grupo.
O fato é que Lupi chega ao Palácio dos Leões para conversar com Dino com a real possibilidade de o PDT maranhense ter o PT como aliado em 2022, algo que o governador tenta evitar com a presença do secretário de Educação, Felipe Camarão, nos quadros petistas e a estratégia do jovem gestor disputar o governo estadual como “solução” para o imbróglio entre o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e Weverton Rocha.
Mas, pelo “andar da carruagem” este sonho vindo dos Leões não terá espaço para se configurar porque a cada dia, o PDT busca fechar acordo nacional com o PT.

Mais um hóspede
Além de Zé Dirceu, também passa uns dias de descanso em Barreirinhas o vice-governador do Distrito Federal, Paco Brito (Avante).
Ele está hospedado na casa do deputado federal maranhense Juscelino Filho (DEM) e mesmo em agenda de descanso, sentou para conversar com o senador Weverton Rocha.
Rocha quer ter o Avante - no Maranhão comandado pelo deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) - no rol dos partidos que estarão juntos ao seu ambicioso projeto de ser candidato ao governo do Maranhão.

Agenda
Sobre Zé Dirceu, o petista terá uma reunião ainda esta semana com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).
Segundo petistas ouvidos pela coluna, a previsão é de que na quinta-feira, 22, Dirceu chegue a São Luís para um jantar com a emedebista.
Zé Dirceu e Roseana Sarney são amigos e sempre que ela vai a Brasília ou ele desembarca no Maranhão é certo o encontro dos dois.

Coletiva
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), falará hoje, a partir das 10h, em coletiva virtual transmitida pelas redes sociais, acerca do panorama da Covid-19.
Entre os temas, está a avaliação da estabilidade no quantitativo de ocupação de leitos e, principalmente, do andamento da vacinação na capital.
Nas últimas semanas, devido ao “freio” no ritmo em São Luís, o saldo total de vacinados no Maranhão também desacelerou.

Sputnik V
O governador também pode falar acerca do andamento das negociações sobre a vacina Sputnik V, cujo envio ainda não foi esclarecido pelo governo maranhense.
Devido à autorização da Anvisa, o Maranhão tem direito a importar até 141 mil doses do imunizante russo.
No entanto, os pareceres técnicos da Anvisa e, principalmente, o avanço da vacinação com imunizantes do Governo Federal diminuíram o ímpeto de Flávio Dino quanto à defesa da vacina russa.

DE OLHO

4,6 milhões era a quantidade de doses previstas para compra pelo governo do Maranhão da Sputnik V, mas que acabou não se concretizando até o momento

Deputado federal
À coluna, o deputado estadual Adriano Sarney (PV) admitiu a pretensão nacional de sua sigla de lançar o seu nome à corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados, no ano que vem.
No entanto, uma nova candidatura para uma vaga na Assembleia Estadual não foi descartada pelo parlamentar que, ainda que com número maciço da base governista, ainda consegue emplacar algumas pautas.
Entre elas, a que institui a “política estadual de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar”.

E MAIS

• Para Adriano Sarney, a busca pela reeleição ou o novo rumo político depende tanto da posição do PV no estado quanto também o destino político da ex-governadora Roseana Sarney.

• E diante da possibilidade de buscar novos horizontes na política, o deputado diz que vai dialogar com todos os pretensos candidatos ao governo do Maranhão.

• Por enquanto, pelo que apurou a coluna, a aproximação maior (até o momento) é com o PDT. Nada fechado. Ainda na etapa do diálogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.