Em São Luís

Museus e Casas de Culturas estão abertos para visitação nas férias

As visitas estão abertas a essas casas da Secma, mas, estão sendo adotadas as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Convento das Mercês faz parte da programação
Convento das Mercês faz parte da programação (CONVENTO DAS MÊRCES)

SÃ LUÍS - As Casas de Cultura e os museus, que são geridos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), estão de portas abertas para visitações presenciais durante este mês de julho, mas, seguindo as normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19.

Segundo a Secma, os espaços serão necessários agendamentos prévios, feitos por meio das redes sociais das Casas. É necessário ressaltar que os protocolos sanitários contra a proliferação do novo coronavírus continuam. Assim, a visitação a qualquer equipamento cultural deve ser feita com o uso de máscaras e o cumprimento do distanciamento social. Está sendo ofertado álcool em gel ao público na recepção de cada casa.

O Museu de Arte Sacra (MAS), que reabriu com uma programação especial, está com o projeto Férias no Museu. Durante todas as sextas-feiras do mês de julho, o MAS realiza visitas teatralizadas. Três personagens da formação histórica e religiosa de São Luís (Daniel de La Touche, Nossa Senhora da Vitória e Padre Antônio Vieira) apresentam o acervo do Museu aos visitantes.

As mediações são gratuitas e acontecem às 15h, 16h e 17h, com grupos limitados de visitantes em cada sessão e adoção dos protocolos sanitários necessários para prevenção do coronavírus.

Os dias, horários e os pré-requisitos para visitação

Arquivo Público: aberto de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. O total máximo por visitação guiada é de 5 pessoas, e a mesma quantidade por ambiente de pesquisa.

Biblioteca Pública Benedito Leite: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h.

Biblioteca do Museu Histórico e Artístico do Maranhão: segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h. Máximo de 5 pessoas por circuito. As visitas devem ser agendadas pelas redes sociais do órgão.

Casa de Cultura Josué Montello: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h.

Casa do Tambor de Crioula: de terça-feira a sábado das 14h às 18h.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h.

Cafua das Mercês: de terça-feira a sábado das 14h às 18h.

Capela das Laranjeiras: terça e quinta-feira, das 14h às 18h. Máximo de 5 pessoas por circuito. As visitas devem ser agendadas pelas redes sociais do órgão.

Capela Bom Jesus dos Navegantes: sexta-feira, das 14h às 18h. Máximo de 6 pessoas por circuito. As visitas devem ser agendadas pelas redes sociais do órgão.

Convento das Mercês: segunda-feira, das 14h às 17h e de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.

Forte Santo Antônio da Barra: de terça a sexta-feira, das 14h às 18h; Sábados, das 13h às 17h.

Museu de Artes Visuais: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Museu de Arte Sacra: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Teatro Arthur Azevedo: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.