Jogos

Olimpíadas abrem na sexta; para alguns começam antes

Seleção Brasileira de futebol masculino enfrentará a Alemanha na quinta-feira, 22; já a Seleção Feminina enfrenta a China na quarta-feira, dia 21

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vista do Estádio Olímpico de Tóquio, que vai ser palco da cerimônia de abertura das Olimpíadas, na sexta, às 8h
Vista do Estádio Olímpico de Tóquio, que vai ser palco da cerimônia de abertura das Olimpíadas, na sexta, às 8h

Falta pouco para o início das Olimpíadas de Tóquio, no Japão. O evento inicialmente deveria acontecer em 2020 mas foi adiado, devido à pandemia, para 2021. A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira, dia 23, a partir das 8h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Tóquio. A competição, no entanto, segue até o dia 8 de agosto de 2021. A sede fica por conta de Tóquio, capital do Japão, com mais de 13 milhões de habitantes.
E a competição começa antes para a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, que enfrentará a Alemanha na quinta-feira, 22. A partida será uma reedição da última final olímpica, no Estádio de Yokohama, palco da conquista do pentacampeonato pela Seleção, também contra a Alemanha, em 2002. A Seleção busca o bicampeonato olímpico, após o ouro conquistado no Rio de Janeiro, em 2016.
O primeiro treinamento da Seleção no Japão está agendado para o sábado (17), no Hodogaya Park Soccer Field. No último jogo preparatório antes da estreia na Olimpíada, a seleção conquistou vitória por 5 a 2 sobre os Emirados Árabes, na Sérvia. Um dos motivos da ida da equipe ao Leste Europeu foi diminuir os efeitos do fuso horário de 12 horas de Tóquio em relação ao Brasil. .

Feminino
A Seleção Feminina desembarcou na sexta-feira (16), a 1h30 (Horário de Brasília), no Aeroporto de Narita, em Tóquio. A viagem de duração 11 horas teve como ponto de partida a cidade de Portland, nos Estados Unidos.
Na chegada a Tóquio, a delegação repetiu os exames de Covid-19. Para reduzir os efeitos da viagem, a equipe ficará nesta sexta-feira no Hotel Shibuya Excel, na capital japonesa. No sábado, às 12h (0h no Horário de Brasília), o grupo segue para Sendai, cidade dos dois primeiros jogos diante da China e da Holanda, disputados nos dias 21 e 24 de julho.
O grupo mudará de sede na terceira rodada para a disputa do terceiro confronto diante da Zâmbia, no dia 27, no Saitama Stadium.

Atletas da Seleção Brasileira de futebol feminino no desembarque no Japão para as Olimpíadas
Atletas da Seleção Brasileira de futebol feminino no desembarque no Japão para as Olimpíadas

Protestos
Os atletas não deveriam fazer "manifestações políticas" ou expressar suas opiniões pessoais nos pódios dos Jogos de Tóquio, disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.
O COI afrouxou neste mês sua Regra 50, que proibia quaisquer protestos dos atletas, mas agora permite que eles façam gestos durante as provas, contanto que sem interrompê-las e com respeito pelos outros competidores.

Fique por Dentro

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse na quinta-feira que existe um risco "zero" de participantes dos Jogos infectarem moradores do Japão com Covid-19 no momento em que os casos atingem uma alta de seis meses na cidade-sede.

Estes casos foram isolados, e seus contatos próximos também estão sujeitos a protocolos de quarentena, disse Bach no início das conversas com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto.

Críticos da realização dos Jogos de Tóquio apresentaram nesta quinta-feira (15) uma petição que já reuniu mais de 450 mil assinaturas neste mês, noticiou a mídia do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.