Risco de transmissão

Mais um fim de semana com aglomerações na Grande Ilha

Concentração de pessoas, favorecendo a transmissão do novo coronavírus, ocorreu principalmente na orla marítima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Pessoas aglomeradas na praia da Ponta d''Areia, muitas se máscara
Pessoas aglomeradas na praia da Ponta d''Areia, muitas se máscara (aglomeração praia)

Este fim de semana está sendo marcado por aglomerações em diferentes pontos da Grande Ilha de São Luís, A concentração perigosa de pessoas, que favorece a transmissão do novo coronavírus, ocorreu principalmente na orla marítima. O clima de "liberou geral" se repete em diversos pontos da região metropolitana, assim como no fim de semana passada.

Na praia do Araçagi, uma festa privada, realizada na noite de sexta-feira (16) e madrugada de sábado (17), atraiu centenas de pessoas. Muitas ficaram aglomeradas e não era difícil flagrar alguém sem máscara. Uma guarnição da Polícia Militar chegou a fazer rondas na área. mas o evento prosseguiu sem interrupção.

Na praia da Ponta d'Areia, as aglomerações foram causadas, sobretudo, por partidas de futebol, que atraíram público expressivo na tarde deste sábado (17). Os expectadores permaneceram perto um dos outros e muitos não estavam protegidos por máscaras. A cada gol comemorado, eram comuns abraços e outros contatos perigosos. Apesar do risco de tantas pessoas juntas em pequeno trecho da orla, nenhuma abordagem foi realizada para orientar ou dispersar as pessoas presentes.

Rigor

Autoridades ouvidas por O Estado ao longo da semana prometeram mais rigor nas operações de fiscalização, tendo em vista o relaxamento das medidas sanitárias constatado desde que o governo decidir flexibilizar mais ainda as normas de distanciamento social adoradas contra a Covid-19 na Ilha. Até agora, no entanto, nenhuma ação repressiva mais enérgica veio a público,

Decreto estadual em vigor desde o dia 6 deste mês permite festas, shows, bailes, aniversários outras comemorações com até 150 pessoas. O tempo de duração dos eventos também foi ampliado para até meia noite.

Boletim

Boletim epidemiológico divulgado na noite de sexta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até o momento, o Maranhão já registrou 329.943 casos confirmados de transmissão da Covid-19, com 9.417 óbitos. Quanto aos casos ativos, o levantamento aponta que há 34.543. Foram registrados 841 novos casos de infecção pelo novo coronavírus no estado, sendo 149 na Ilha de São Luís, seis em Imperatriz e 686 nas demais regiões.

O Painel Covid, do Governo do Maranhão, informa que já foram aplicadas no estado 3.522.691 doses de vacina contra o novo coronavírus de um total de 4.109.740 recebidas do Ministério da Saúde desde o início da campanha de imunização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.