Covid-19

Fim de semana em São Luís será de intensa fiscalização

Áreas de atuação mapeadas têm base nos critérios de concentração de estabelecimentos e segmentos

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Para evitar aglomerações, fiscalização percorrerá bares e restaurantes
Para evitar aglomerações, fiscalização percorrerá bares e restaurantes (fiscalização)

São Luís - O fim de semana na região metropolitana de São Luís será marcado por mais fiscalização para evitar o descumprimento dos protocolos sanitários elaborados para evitar a transmissão da Covid-19. Na sexta-feira, 16, à tarde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que as ações seguem o plano estabelecido pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado para enfrentamento à Covid-19.

O órgão comunicou que as atividades visam ao cumprimento dos protocolos sanitários já existentes, como distanciamento social, ocupação dos espaços, uso de máscara e protocolos de higienização das mãos. As fiscalizações acontecerão em três turnos, neste sábado e domingo. O mesmo trabalho vem ocorrendo, também, em dias de feriado, conforme o órgão.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que as áreas de atuação são mapeadas com base nos critérios de concentração de estabelecimentos e segmentos econômicos que possam promover aglomeração de pessoas, a exemplo da Avenida Litorânea e Lagoa da Jansen, bem como estabelecimentos localizados em diversos bairros dos municípios componentes da Ilha de São Luís.

As ações são realizadas, também, por meio de denúncias recebidas via canais de comunicação estabelecidos pelo Governo do Estado. O foco, geralmente, são as localidades onde os dados epidemiológicos demonstram taxas elevadas de casos e óbitos por Covid-19.

Para as ações de fiscalização realizadas pela Superintendência de Vigilância Sanitária, a Secretaria conta com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Procon. O trabalho do governo estadual visa conter os excessos, uma vez que é muito comum a intensificação de aglomerações aos fins de semana, bem como a realização de festas clandestinas.

A força-tarefa visa, também, contribuir para a redução dos casos da doença na região metropolitana de São Luís. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão havia chegado, até a primeira quinzena do mês de julho, a 9.401 mortes pela Covid-19. Desde o início da pandemia até agora foram registrados 329.102 casos. Dentre os casos ativos, mais de 33.390 pessoas estão em isolamento domiciliar, pelo menos 630 em leitos de internação de Enfermaria e quase 400 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

SAIBA MAIS

Panorâmica no Brasil

O Brasil registrou 1.552 novas mortes pela Covid-19 até a primeira quinzena deste mês. Ao todo, já são 539.050 mortes e 19.261.741 diagnósticos positivos do novo coronavírus, conforme dados do Consórcio de Veículos de Imprensa. É a segunda nação com mais mortes registradas pela Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, e a terceira em número de casos registrados, atrás de Estados Unidos e Índia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.