Competição Nacional

Atletas maranhenses competem na I etapa do Campeonato e Copa Brasileira de Maratonas Aquáticas

Com 260 atletas inscritos, a primeira etapa da competição nacional de águas abertas acontece neste final de semana, 17 e 18, na Ilha de São Luís, e conta com 70 atletas maranhenses

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Em águas abertas, o circuito será retangular de 1.200 metros, com seis voltas
Em águas abertas, o circuito será retangular de 1.200 metros, com seis voltas (Maratona Aquática)

São Luís – Dentro das águas, atletas maranhenses se preparam para mais duas competições a nível nacional de natação, mas, ao invés das piscinas e das raias, esses campeonatos vão acontecer dentro do mar de São Luís. O Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de Maratonas Aquáticas acontecem neste final de semana, nos dias 17 e 18, na praia do Espigão, na capital Maranhense.

Em águas abertas, o circuito será retangular de 1.200 metros, com seis voltas, além da entrada e saída, totalizando 7,5 km. 260 atletas de todo o Brasil estão participando do evento, sendo desses, em torno de 70 maranhenses. Presidente da Federação Maranhense de Despostos Aquáticos, Alexandre Nina, também está organizando o evento, e conta como a Copa e Campeonato podem servir de incentivo para atletas que almejam alcançar grandes eventos, como as Olímpiadas.

“Você vê às vezes os seus ídolos vivenciando uma experiência e você quer copiá-los, e de alguma maneira, isso serve de aprendizado. A imitação é a maneira básica do aprendizado, você quer imitar alguém e você passa a fazer aquilo que ela faz. Então, eu quero mostrar para a galera como é legal fazer esportes, fazer natação, nadar em águas abertas, que muitos ainda tem medo. E quem sabe nesse próximo ciclo olímpico, alguém que está nadando aqui, não esteja lá também”, conta o presidente.

A competição será dividida em quatro provas (duas do Campeonato Brasileiro e duas da Copa Brasil). Pelo Campeonato Brasileiro, serão disputadas as provas de 7,5 km e 5 km. Pela Copa Brasil, os atletas cairão da água para os 2,5 km e 1,5 km. A competição inaugura o calendário oficial da CBDA da modalidade em 2021.

“Vai ser uma grande oportunidade. Alguns atletas que estão aqui também participaram no mês passado do Campeonato Italiano de Águas Abertas, na Itália, e estão treinando muito. Caso eles passem para as próximas etapas e sejam qualificados, vão poder participar do Campeonato Sul-Americano”, conta Diego Loredo, treinador da equipe ATLEF/NINA, que em junho conquistou, com a atleta Carol Hertel, o 3º lugar absoluto no Campeonato Italiano de Águas Abertas, na cidade de Piombino, na Itália, no Mar Mediterrâneo, nadando 25km em 6 horas e 20 minutos de prova.

Silvia dos Reis, de 44 anos, é uma das atletas da equipe ATLEF/NINA, que vai comptir na Copa Brasil para 1,5km. Depois de muito treino dentro do mar, suas expectativas são de conseguir finalizar o percurso. “Para mim já é um grande passo ter passado por todo processo para chegar aqui e poder competir. Espero conseguir finalizar a prova nas águas abertas e trazer orgulho para o meu treinador”, conta.

A programação dos campeonatos está disponível no site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.