Artigo

As Universidades

José Carlos Sousa Silva *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

As Universidades são importantíssimas e imprescindíveis na ampliação da inteligência e da cultura das pessoas. São, portanto, ocupantes de espaços onde professores, professoras, alunos e alunas são realmente agentes na construção do melhor no ensino de nível superior, ensinando e aprendendo respectivamente.

As pessoas somente crescem através da inteligência e da cultura se receberem lições adequadas e irrefutáveis nas Universidades.

No artigo 207 da Constituição da República Federativa do Brasil está determinado: “As Universidades gozam de autonomia didático – científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.”

Em cumprimento às regras constitucionais as Universidades, no Brasil, exercem autonomia didático – científica, administrativa e de gestão financeira. Assim, estão sempre cumprindo o princípio de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e extensão.

Os estudos das ciências e tecnologias estão expressos nas aulas dos professores e das professoras nas Universidades e assim produzindo resultados benéficos para os seus alunos e para as suas alunas e com eficácia positiva ao povo.

A pesquisa é instrumento adequado para a ampliação do conhecimento sobre os elementos objetos dos estudos.

A extensão da inteligência conduzida pela cultura é benéfica e produz resultados universais incontestáveis em benefício também do povo.

Os dirigentes das Universidades sabem onde estão e para onde devem ir na busca da ampliação da inteligência e da cultura. Merecem, portanto, apoio completo de todas as pessoas no seu meio social, cultural e nos demais outros também.

As Universidades, através dos seus dirigentes, estão realizando o essencial de conteúdo científico e tecnológico em benefício de muitas gerações.

Nas Universidades estão também funcionários, administrativos e assistenciais que sabem ensinar, administrar e prestar assistência completa às pessoas.

Nas Universidades o passado e o presente são conhecidos e o melhor futuro é garantido.

Os professores universitários, assim como os demais outros, sabem ensinar, pois são inteligentes, cultos e assim transmitem as suas lições.

Assim, os seus alunos e as suas alunas crescem muito através do que aprenderam e se tornam profissionais importantes.

O povo é, sem dívida, muito beneficiado pelo ensino nas Universidades, as quais merecem apoio de todas as pessoas.

O crescimento permanente da inteligência e da cultura eleva as pessoas à felicidade completa.

Não é admissível o desconhecimento dessa realidade universal benéfica para todas as pessoas no mundo.
No mundo inteiro cada pessoa deve saber estudar e aprender e, a seguir, ensinar o que aprendeu, pois assim ficará reconhecido como excelente professor, como o profissional mais importante, pois, se não fosse ele, ninguém cresceria profissionalmente.

As Universidades, através dos seus dirigentes, professores, professoras, funcionários, funcionárias, produzem o bem e não fazem mal a ninguém.

* Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras
E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.