Férias na praia

Placas de balneabilidade autorizam banho de mar

Na Avenida Litorânea, em São Luís, há placas indicando que trechos estão próprios, estimulando as pessoas a aproveitarem as férias tomando banho de mar

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Placas sinalizam como próprios para banho trechos antes poluídos
Placas sinalizam como próprios para banho trechos antes poluídos (balneabilidade)

São Luís - As férias de julho ganharam um alento com a liberação de alguns trechos de praias, que estão próprios para o banho. As placas com indicações positivas foram posicionadas, principalmente, na faixa de areia da Avenida Litorânea. As indicações de que a poluição deu trégua nesses trechos estimulam as pessoas a aproveitarem as férias de julho tomando banho de mar, aproveitando o clima ensolarado de São Luís.

Ontem, por exemplo, no trecho em frente à banca de jornal da Praça de Alimentação, onde está montado o parquinho, na Praia de São Marcos, a placa era indicava como livre de poluição. No mais recente Boletim de Balneabilidade emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, o mesmo trecho aparece como “impróprio”.

Outro trecho favorável ao banho na Avenida Litorânea é aquele coincidente com a chamada “língua negra", na Praia do Calhau, perímetro que recebe um rastro de poluição resultante do despejo de esgoto no Rio Calhau.

“As placas mudam muito, mas que bom que, pelo menos em julho, temos pontos próprios aqui na Avenida Litorânea, praia considerada de elite. Mas acredito que a maioria das pessoas aqui nem tomam banho de mar. Muitas pelo fato de já ficarem na dúvida se está poluído ou não. Já outros nem estão nem aí e se jogam mesmo”, disse Mayse Rodrigues, que está de férias e vai com frequência à Praia do Calhau.

Boletim
Outros trechos da Praia de São Marcos também já eram apontados como próprios pelo Boletim de Balneabilidade divulgado no dia 9 de junho, a exemplo do perímetro em frente ao Posto Guarda Vidas dos Bombeiros e em frente ao prédio verde com o Heliporto. No entanto, a situação é geralmente desfavorável em praias como da Ponta d’Areia, que tinha três trechos impróprios no último boletim, como ao lado do Espigão e em frente à rampa de acesso à praia, do lado direito do Praia Mar Hotel.

Para os banhistas, a indicação positiva de balneabilidade favorece o banho de mar, embora nem todos se importem com as indicações. No último fim de semana, muitos banhistas entraram no mar, no perímetro da Praia do Araçagi, não se preocupando em se informar se os trechos estavam próprios ou impróprios. Algumas famílias, no entanto, orientavam as crianças a brincarem apenas nas poças d’água, que costumam se formar nos declives da faixa de areia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.