COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A ASSOCIAÇÃO Comercial do Maranhão está com a campanha “O Maranhão tem Pressa: a Fome também”, uma iniciativa para arrecadar alimentos para famílias carentes. As doações podem ser feitas por transferência bancária, por QRCODE, ou ainda na Loja Mundo Verde, no São Luís Shopping (leia-se Lou Marques). Aliás, Lou faz parte do Comitê de Gestão do Conselho da Mulher Empresária, onde é muito atuante, principalmente nas causas solidárias de cunho social. Ela, juntamente com Cristiano Fernandes Cantanhede, presidente da ACM, Magnólia Rolim vice- presidente, Jacira Haickel, presidente do Conselho (foto), e outros parceiros, estão unidos nessa grande causa para levar alimentos à mesa de muitas famílias maranhenses.
A ASSOCIAÇÃO Comercial do Maranhão está com a campanha “O Maranhão tem Pressa: a Fome também”, uma iniciativa para arrecadar alimentos para famílias carentes. As doações podem ser feitas por transferência bancária, por QRCODE, ou ainda na Loja Mundo Verde, no São Luís Shopping (leia-se Lou Marques). Aliás, Lou faz parte do Comitê de Gestão do Conselho da Mulher Empresária, onde é muito atuante, principalmente nas causas solidárias de cunho social. Ela, juntamente com Cristiano Fernandes Cantanhede, presidente da ACM, Magnólia Rolim vice- presidente, Jacira Haickel, presidente do Conselho (foto), e outros parceiros, estão unidos nessa grande causa para levar alimentos à mesa de muitas famílias maranhenses.

Casarão de volta
Graças ao processo acelerado de vacinação, a vida vai, aos poucos, voltando ao normal, inclusive a agenda cultural. Neste domingo, por exemplo, um dos mais prestigiados espaços musicais do Centro Histórico de São Luís vai reabrir suas portas, mas com segurança e regras anunciadas desde a portaria.

Trata-se do Casarão Colonial, endereço cobiçado pela ala jovem e vacinada, que está contando as horas para cair no samba e pagode, embora ainda precisando
usar máscaras e molhar as mãos com álcool em gel.

O Casarão atrai a juventude por sua atmosfera marcante. Afinal, a estrutura foi montada dentro de um típico casarão do século passado, incrustado na Rua Afonso Pena, endereço enigmático e citado com frequência em livros de poetas e escritores como Josué Montello.

Quando o sol brinca de se pôr, a turma bronzeada e falante deságua no pátio do Casarão, onde grupos assíduos do gênero aquecem seus instrumentos para dar um show de musicalidade.

Ao redor de mesas bistrô, ou simplesmente circulando pelos ambientes, a alegria reina na tarde/noite, mas tem hora marcada para acabar.

“Delírios” em cartaz
O artista plástico João de Deus assina a exposição “Delírios da Quarentena”, que entrará em cartaz simultaneamente nos Espaços de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, e Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público, na próxima segunda-feira.

O artista e professor aproveitou a pandemia para mergulhar intensamente na produção artística, motivado por reflexões e pelas incertezas da quarentena.

Ao todo, são 45 telas na Márcia Sandes e 22 no CCMP. Todas criadas em 2020.

Os quadros de desenho e pintura, em geral coloridos, em estilo figurativo/abstrato, foram feitos nas técnicas acrílica sobre tela, cerogravura, nanquim sobre papel, mista, giz de cera sobre papel, pastel oleoso sobre papel canson e aquarela.

Em Paulino Neves
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, vistoriou, ontem, em Paulino Neves, o início da obra de drenagem da MA-315, no trecho
que compreende a entrada da cidade.

O parlamentar também acompanhou os trabalhos de limpeza e terraplanagem da rua Petrônio Portela. Ambos os serviços estão sendo executados pelo Governo do Estado, atendendo a solicitação do chefe do Parlamento Estadual.

Ele estava acompanhado do prefeito Raimundo Lídio, do deputado Ricardo Rios e do secretário-adjunto de Manutenção de Obras Rodoviárias da Sinfra, Rafael
Heringer.

Novo cartão-postal em Raposa
Foi entregue, oficialmente, um letreiro turístico ao município de Raposa, na Ilha de São Luís. O novo cartão-postal da cidade foi presente da Secretaria de Turismo e fica localizado de frente para o mar, na praça do Centro de Atendimento ao Turista. A obra é assinada pelo artista e carnavalesco Ítalo Fonseca e remete a elementos como renda, pesca e embarcações típicas da região. Os letreiros ajudam a contar a experiência com a cidade e gera afetividade.

TRIVIAL VARIADO
O papel da oposição nas eleições de 2022 no Maranhão foi um dos assuntos da entrevista que o deputado estadual César Pires concedeu ao jornalista Clóvis Cabalau, ontem, no Bom Dia Mirante.

Ele declarou que a candidatura a governador do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, faz parte do projeto nacional do PSD, coordenado no Maranhão
pelo deputado federal Edilázio Júnior.

César Pires reafirmou que continuará sua trajetória na oposição e confirmou que ingressará no PSD em março do próximo ano, na janela partidária. Mas fez questão de enfatizar que deixará o PV sem nenhuma mágoa, e que sua mudança partidária ocorre em decorrência das limitações partidárias do PV, em nível nacional.

Sobre a disputa majoritária de 2022, César Pires afirmou que a candidatura do ex-prefeito de São Luís é um projeto do PSD nacional, conforme afirmou o próprio
presidente do partido, Gilberto Kassab, em encontro do qual participou em Brasília com o deputado federal Edilázio Júnior, dirigente da legenda no Maranhão.

A Polícia Rodoviária Federal salvou a realização de um casamento esta semana. Os policiais deram carona a uma noiva e a um casal de padrinhos que estavam a caminho do casamento, mas tiveram o carro quebrado. O fato aconteceu na região de Planaltina (DF), na BR-020.

A Prefeitura de São Luís voltou a aplicar mais de 10 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em apenas um dia e chegou a uma nova marca importante na campanha de imunização. Agora, já são mais de 800 mil doses aplicadas na Capital.

A Prefeitura de Peritoró, em parceria com o Governo do Maranhão, iniciou a execução do Programa Mais Renda no município, beneficiando 50 pequenos empreendedores nas áreas de alimentação e beleza.

Na tarde de ontem, o governador de São Paulo, João Doria, informou por meio de suas redes sociais que testou positivo para a Covid-19, pela segunda vez.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal nascidos em outubro já podem sacar a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 29 de junho.

O escritor Paulo Coelho ofereceu, em suas redes sociais, um valor de R$ 145 mil para cobrir, por meio de sua fundação, gastos do Festival de Jazz do Capão, na Chapada
Diamantina, na Bahia.

O evento foi barrado na Lei Rouanet por um parecer técnico negativo carregado de referências religiosas e que apontava uma post em que o festival se colocava
como “antifascista e pela democracia” como um dos motivos pela negativa.

Uma pesquisa realizada de 1º a 10 de abril deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) revelou que a indústria maranhense registrou um
aumento de 7,0 pontos em maio, em relação a fevereiro do ano de 2021, ultrapassando a linhas dos 50 pontos, que separa a faixa da falta de satisfação.

A Sondagem Industrial da Fiema é elaborada mensalmente em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pesquisa, por meio de questionários, empresários de indústrias de diversos segmentos, entre eles de alimento, vestuário, couros, derivados do petróleo, produtos químicos, móveis, reparação e
instalação de máquinas e equipamentos.

DE RELANCE

Oportunidade de trabalho
O Senac acaba de lançar edital referente ao Processo Seletivo para Contratação de Servidores para o Quadro Efetivo e de Reserva, com lotação na cidade de São Luís, com o objetivo de preenchimento de vagas para dois cargos de Instrutor de Educação Profissional. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no período de 21 a 28 de julho deste ano. A instituição está disponibilizando duas vagas para o cargo de instrutor nas áreas de Beleza e Tecnologia da Informação.

Sobre precatórios
O Tribunal de Justiça do Maranhão publicou a lista dos credores habilitados ao acordo direto com o Estado do Maranhão, com base em edital, que convocou os
interessados, titulares de precatórios dos orçamentos de 2014, 2015 e 2016 para recebimento de seus créditos, com realização de acordo com o ente estatal. No total, 189
precatórios foram deferidos para pagamento de créditos em acordo direto com o Estado do Maranhão, dentre os quais, nove referentes ao orçamento de 2014, 157 do orçamento de 2015 e 23 do orçamento de 2016.

Prorrogação da CPI
Prorrogado o prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Era a etapa que faltava para confirmar a extensão do prazo dos trabalhos da comissão por mais 90 dias. A CPI investiga suspeitas de falhas do governo federal e de governos estaduais na gestão do combate à pandemia de Covid-19.

Arquitetura e design
A Primus Decor, loja conceito especializada em acabamentos, em comemoração aos dez anos da marca, lançou a segunda edição da Revista Primus. Com proposta
inovadora, a revista digital seleciona conteúdos relacionados à arquitetura e design. Além disso, entregou o Prêmio Blacktile 2021. E no Black Carpet da arquitetura, projetos de renomados profissionais maranhenses foram reconhecidos em noite memorável.

Ventiladores pulmonares
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou uma fábrica de produtos médico-hospitalares sobre possíveis restrições a ventiladores pulmonares comercializado
nacionalmente. É que a Resolução 2.535, de 28 de junho de 2021, proíbe a comercialização e a importação de alguns modelos de ventiladores pulmonares e aparelhos de pressão positiva de duplo nível da marca Philips Respironics.

Nas Olimpíadas
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, garantiu que existe um risco “zero” de participantes dos Jogos infectarem moradores do Japão com Covid-19 no momento em que os casos atingem uma alta de seis meses na cidade-sede. Os casos foram isolados e seus contatos próximos também estão sujeitos a protocolos de quarentena, segundo Bach no início das conversas com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e presidente da Tóquio
2020, Seiko Hashimoto.

Webinário do TJ
O Tribunal de Justiça do Maranhão e a Escola de Magistratura promoverão o Webinário “Alinhamento da GPJ 2021 às Metas Nacionais”, dia 26 de julho, às 15h, com
transmissão ao vivo no canal EAD ESMAM, no YouTube. O evento apresentará aos magistrados e servidores as regras gerais aplicadas às metas judiciais, bem como demonstrará a aplicação das fórmulas de cálculo e o acesso aos relatórios do sistema Jurisconsult. Serão esclarecidos também os problemas mais frequentes apresentados pelas unidades ao longo do período de apuração.

Censo Demográfico
A líder do Bloco Senado Independente, senadora Eliziane Gama, comemorou o parecer favorável à emenda apresentada por ela que garante o Censo Demográfico em
2022. A parlamentar maranhense destacou a importância do Censo para o planejamento e aplicação de políticas públicas no Brasil. O parecer do relator da LDO, deputado Juscelino Filho, será debatido na Comissão Mista de Orçamento e está previsto para ser analisado pelo Congresso Nacional.

Para escrever na pedra:
“Persistência é a irmã gêmea da excelência. Uma é a mãe da qualidade, a outra é a mãe do tempo”. De Marabel Morgan.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.