PRV

Flávio Dino detalha plano de governadores para a Amazônia

Plano de Recuperação Verde da Amazônia (PRV), detalhado nas redes sociais do presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, será lançado hoje às 10h, em Brasília, com transmissão pela internet

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Flávio Dino apresenta hoje o plano de recuperação da Amazônia
Flávio Dino apresenta hoje o plano de recuperação da Amazônia (Flávio Dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), detalhou ontem, nas redes sociais, pontos do Plano de Recuperação Verde da Amazônia (PRV), iniciativa do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, presidido por ele, que traz diretrizes e ações de proteção à Floresta Amazônica e subsistência das comunidades que vivem na região.

O PRV foi anunciado ainda em junho, durante o Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM), e será oficialmente lançado hoje, às 10h, em evento realizado a partir de Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.

Em postagem nas redes, Dino enumerou os eixos do PRV: freio ao desmatamento ilegal; produção sustentável; inovação e capacitação; infraestrutura verde; cada eixo se desdobra em programas regionais; e mapa do caminho para investimentos que protejam a floresta.

“A Amazônia precisa de fiscalização e sanções contra crimes. Mas, sobretudo, de investimentos verdes. 30 milhões de pessoas que moram na Amazônia precisam de oportunidades e de apoio para atividades que protejam a floresta. É o que o Plano de Recuperação Verde propõe”, pontuou o socialista.

Elaboração

O PRV foi elaborado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, a partir da decisão dos nove governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal. No painel de apresentação do plano, foi discutido, ainda, o papel da cooperação internacional no investimento à implementação das iniciativas e programas pactuados pelos estados no PRV.

“O Plano de Recuperação Verde responde a um patamar superior à reflexão sobre a Amazônia Brasileira, em torno dos seus quatro eixos. Pretendemos com esse plano, fazer alianças, nacionais e internacionais, que impulsionem atividades capazes de enfrentar os desafios socioeconômicos da Amazônia Brasileira”, explicou o governador maranhense quando da apresentação do projeto.

Flávio Dino destacou, ainda na ocasião, que é preciso haver estratégias e que se fuja de ideias equivocadas sobre a Amazônia. “A preocupação nacional não é violação da Amazônia e ninguém é obrigado a dar dinheiro ao Brasil por termas a Amazônia. A Amazônia é uma questão nacional e o PRV tem essa pretensão. Apresentamos uma primeira fase do plano que será mais abrangente. Agradeço a todos que trabalharam neste projeto participativo entre os nove estados da Amazônia Brasileira para essa estratégia de desenvolvimento da Amazônia”, enfatizou o governador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.