Estado Maior

Ciência é o caminho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O Ministério Público Estadual (MP), apesar de ter sido provocado, ainda não tem posição sobre a possibilidade de entrar com ação para que haja revacinação de idosos e profissionais de Saúde no Maranhão.
O órgão, em nota enviada a O Estado, diz que vai esperar manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a necessidade dessa vacinação para pessoas que tomaram a vacina da China, CoronaVac.
O MP se manifestou devido a posições assumidas pelos deputados estaduais Yglésio Moyses (Pros) e César Pires (PV). Os dois, diante de casos pessoais, colocaram em xeque a eficácia do imunizante chinês.
Vale lembrar que a CoronaVac já foi utilizada para vacinar mais de 500 mil maranhenses, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Por meses, mesmo diante de crise diplomática entre Brasil e China, a vacina foi a mais utilizada.
Além disso, a tese da revacinação, sem comprovação científica, pode prejudicar cerca de 80% da população que ainda não conseguiu se vacinar no Maranhão. Existem mais de 7 milhões de maranhenses e destes, até o momento, pouco mais de 1,5 milhão conseguiram se vacinar.
Então, que a ciência direcione para o caminho certo, seja ele o da revacinação ou com a certeza da eficácia de cada vacina aplicada.

Desconfiança
A fala dos dois parlamentares acaba por contribuir com a desconfiança de parte da população com a vacina CoronaVac.
No início da vacinação, o imunizante chinês sofreu constantes ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro e seus aliados.
E devido a isto, já houve desconfiança. Com o discurso de que a vacina não imuniza, muitas pessoas querem escolher o tipo de vacina ou, simplesmente, decide não tomar a primeira ou segunda doses.

Movimentação
O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, começou a cumprir agendas políticas relacionadas ao PSD.
Ontem, ele esteve na sede do partido no Maranhão para conversar com o deputado estadual César Pires (PV), que vai ingressar na legenda na janela partidária do ano que vem.
Com Pires, estavam aliados de Codó e, na pauta, projetos para a futura candidatura de Edivaldo Júnior ao governo do Maranhão.

Projeto nacional
Sobre esta futura candidatura, o deputado César Pires, em entrevista no quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, disse que Edivaldo Júnior faz parte do projeto nacional do PSD.
Em seu projeto nacional, como quarto maior partido do Brasil, o PSD quer eleger 80 deputados federais e lançar candidatos aos governos estaduais e a presidente da República.
“Edivaldo Holanda Júnior será o nosso candidato a governador, saindo da dicotomia Bolsonaro x Lula, com ideias novas”, disse Pires.

PRV
Como presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, o governador Flávio Dino (PSB) lança amanhã o Plano de Recuperação Verde da Amazônia (PRV).
Dino já até deu detalhes, nas redes sociais, sobre o plano a ser apresentado hoje, às 10h, em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.
“A Amazônia precisa de fiscalização e sanções contra crimes. Mas, sobretudo, de investimentos verdes. 30 milhões de pessoas que moram na Amazônia precisam de oportunidades e de apoio para atividades que protejam a floresta. É o que o Plano de Recuperação Verde propõe”, disse Dino.

Informações
O deputado Pastor Gil (PL) vai buscar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no Maranhão informação sobre obras nas rodoviais federais que passam pelo Maranhão.
O parlamentar disse à coluna que alguns trechos da BR-135, por exemplo, permanece intrafegável.
O governo federal, de acordo com o Pastor Gil, tem anunciado investimentos nas estradas federais e, por isso, a necessidade de saber como estão as obras em curso.

DE OLHO

1,1 milhão de doses de CoronaVac já foram aplicadas em maranhenses desde o início da vacinação contra a Covid-19

Recursos
Além do governo federal, a bancada do Maranhão, praticamente, todos os anos destina emendas de bancada para o Dnit avançar com obras nas BRs que passam pelo estado.
E uma das rodoviais que mais teve emenda destinada foi a BR-135, que, até início de 2019, já havia recebido mais de R$ 500 milhões para a obra de duplicação.
A informação sobre os investimentos já feitos foi dada pelo próprio ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em visita ao Maranhão, para verificar a obra da BR-135, em 2019.

E MAIS

• O deputado Hildo Rocha (MDB) também vem cobrando obras do governo federal no Maranhão que andam em atraso.

• O parlamentar esteve com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, para saber de novos prazos de obras que estão defasados.

• “Frequentemente, prefeitos e prefeitas de cidades onde existem obras executadas pela Codevasf, me procuraram a fim de solicitar o meu apoio para que eu leve demandas dos municípios maranhenses aos gestores do órgão”, disse Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.