Volta às aulas

Cerca de 27 mil profissionais da educação se preparam para 2ª dose da vacina contra covid

Próximo ao retorno das aulas, programadas para agosto nas instituições privadas, profissionais da educação começam a receber a 2ª dose; adolescentes recebem 1ª dose

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Até agosto as aulas presenciais devem retornar e os profissionais da educação deve estar imunizados contra a covid
Até agosto as aulas presenciais devem retornar e os profissionais da educação deve estar imunizados contra a covid (aula remota)

São Luís – Com o início da imunização no dia 20 de abril, de acordo com os dados levantados pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, até julho deste ano, cerca de 27 mil doses foram aplicadas em profissionais da educação em São Luís, e mais de 400 já foram imunizados com a segunda dose. Ainda de acordo com os dados, no Maranhão, foram mais de 165 mil profissionais da educação com a 1ª dose e quase 3 mil imunizados com a 2ª. Apesar do baixo número de pessoas com as duas doses aplicadas, o Governo do Estado iniciou, no dia 5 de julho, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para esses trabalhadores.

A professora de inglês e assistente de coordenação pedagógica, Jasmyne Calixto, ministra aula para adolescentes e adultos, e vai receber sua segunda dose no início de agosto. Apesar de suas atividades presenciais terem retornado desde agosto de 2020, assim como outras instituições particulares, o receio da contaminação pelo vírus continua, e com a sua segunda dose, e a imunização dos adolescentes, a professora diz que há um retorno da sensação de segurança.

“Eu dou aula para pessoas a partir dos 14 anos, e tem sido um alívio muito grande saber que o número de alunos vacinados tem crescido cada vez mais. Disponibilizamos tanto aulas on-line, quanto presenciais, porém sabemos que especialmente nos casos dos mais jovens, as aulas presenciais sempre têm um rendimento maior para eles. A expectativa é de que iremos receber mais alunos adolescentes na modalidade presencial após a vacinação dessas faixas etárias, além de continuar recebendo os que já vinham antes. É muito importante para os pais saberem que estão enviando seus filhos já vacinados com a primeira dose, além de os próprios funcionários a escola estarem recebendo a segunda em agosto, há uma sensação de segurança muito maior. A combinação de alunos e funcionários vacinados, mais o respeito aos protocolos de segurança torna as aulas presenciais muito mais seguras e confortáveis”, relatou a professora.

Conforme anunciado pelo Governo, os profissionais precisam observar a data e o local de aplicação da 2ª dose do imunizante, especificados no cartão de vacinação que foi preenchido pelo profissional da Saúde na data da primeira aplicação. “É muito importante que todos tomem a segunda dose da vacina para completar a imunização. A vacinação dos profissionais da Educação é fundamental para o processo de retorno às aulas presenciais com segurança”, alertou o secretário de educação, Felipe Camarão, no início da aplicação da segunda dose (5).

Isabella Fernandes, professora de inglês em escola infantil, também está com a segunda dose programada para o dia 11 de agosto. Apesar de seus alunos ainda não terem idade para vacinar, ela considera que a segunda dose dos funcionários da escola já é um grande avanço para garantir a segurança nesse segundo semestre.

“A segunda dose e a aplicação da vacina nas crianças vai ser essencial para o retorno da volta às aulas. As expectativas são de melhoras na qualidade de ensino, e de que as crianças retornem a ter ânimo para as atividades escolares, tendo em vista que o sistema híbrido não é tão eficaz. E as crianças precisam desse contato, dessa socialização e interação, até para o próprio desenvolvimento pessoal delas. Espero que dê tudo certo para que agora, na volta as aulas, tudo possa ocorrer como antes, dando ânimo e gás para nossas crianças”, disse a professora.

Vacinação de adolescentes
Além da segunda dose dos profissionais da educação, foi iniciada nesta terça-feira, 13, a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos, em São Luís, a capital brasileira com a vacinação mais avançada do país. Cerca de 60 mil adolescentes já fizeram o cadastro na plataforma #VacinaSão Luís para serem imunizados contra a Covid-19.

A aplicação da vacina é feita na frente dos responsáveis, e depois os jovens são conduzidos a esperar em um espaço para que não ocorra reações. As pessoas que vão se vacinar precisam fazer o cadastro prévio na plataforma # VacinaSãoLuís para garantir a quantidades de doses necessárias para os grupos convocados aos locais de vacinação. Além do cadastro, que deve ser feito no site www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis, no ato da vacinação é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante de residência.

Preparativos para a volta às aulas
Além da vacinação, as escolas privadas também estão se preparando para a volta do segundo semestre de 2021, seguindo os protocolos já estabelecidos desde o retorno das aulas presenciais, em agosto de 2020. Em uma escola privada na região do Renascença, após um ano de atividades híbridas, com rodízio de alunos para garantir o distanciamento social, além das medidas de higiene e segurança, a coordenação se organiza para manter o protocolo e preparar o ambiente para a volta dos alunos.

“Todas as medidas de saúde e segurança, assim como a aplicação de um rígido protocolo, estão sendo tomadas desde a retomada, em agosto de 2020. Álcool em gel em todas as salas, garantia do distanciamento mínimo de 1,5m, aferição de temperatura na entrada e fechamento dos espaços comuns são algumas medidas já implantadas que serão mantidas. Com os profissionais da saúde caminhando para 100% da imunização, o próximo passo é imunizar também os alunos para voltarmos à normalidade, mas enquanto tivermos demanda de alunos no remoto, faremos a transmissão das aulas ao vivo”, explica Igor Melo - Gestor Educacional do Grupo Dom Bosco.

Com a volta às aulas do segundo semestre de 2021 programadas para o dia 2 de agosto, o estabelecimento tem passado por higienizações, instalação de álcool em gel em locais estratégicos, além de adaptações para manter o distanciamento.

“Já voltamos com atividades presenciais há quase um ano, e não temos nenhuma evidência de contágio dentro da escola, fazemos um monitoramento rígido todos os profissionais para garantir um ambiente seguro, e continuaremos com o mesmo trabalho que vem sendo executado, aplicação e manutenção das ações de saúde e segurança, além das ações pedagógicas”, ressaltou o coordenador educacional.

NÚMEROS

27 mil doses de vacina contra a covid (+/-)foram aplicadas em profissionais da educação em São Luís

165 mil profissionais da educação com a 1ª dose aplicada no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.