Escravidão

Resgatados 14 trabalhadores em situação análoga à escravidão

Eles atuavam na extração de cera de carnaúba, em Vargem Grande; segundo a polícia, não havia água potável, eles dormiam ao relento e não tinham acesso a sanitários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (resgate)

Maranhão - Catorze trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo foram resgatados durante um cerco realizado pela polícia durante a noite do último dia 13, no povoado Muambo, zona rural da cidade de Vargem Grande.

O delegado Bruno Sobreira informou que os trabalhadores estavam atuando na extração de cera de carnaúba e viviam em situação degradante. No local não havia água potável como também eles dormiam em redes ao relento e sem acesso a sanitários.

Bruno Sobreira relatou que esses trabalhadores também foram vítimas do crime de tráfico de pessoas devido terem sido iludidos em sua terra natal, o interior do Ceará, com a promessa de um bom emprego, salário digno, boa alimentação e estadia salubre. Mas, quando chegaram ao Maranhão, as vítimas foram submetidas a uma jornada extenuante de trabalho de 12 horas diárias, alojamentos imundos, alimentação indigna.

O delegado contou que o cativeiro somente foi descoberto após três vítimas procurarem alimentos e ajuda nas casas daquele povoado. Entre as vítimas, havia uma mulher, dois menores e um senhor de 59 anos, que era obrigado a caminhar pelo matagal por até duas horas em busca da palha de carnaúba.

As investigações prosseguem no sentido de identificar e responsabilizar os demais traficantes e agenciadores que reduziram as vítimas à condição análoga a de escravos. As vítimas foram encaminhadas à Secretaria de Assistência Social do município e receberam o devido amparo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.