COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
UM FOCO de luz num dos casais mais charmosos e estimados de nossa sociedade: Manuela e o dermatologista Eduardo Jorge Lago nos salões elegantes de São Luís
UM FOCO de luz num dos casais mais charmosos e estimados de nossa sociedade: Manuela e o dermatologista Eduardo Jorge Lago nos salões elegantes de São Luís

Bailarina e Soberba
É hoje à noite, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, do São Luís Shopping, o lançamento dos romances póstumos intitulados “A Bailarina na Fonte do Ribeirão” e “Soberba”, de autoria do publicitário maranhense Diogo Adriano Sarney, assassinado covardemente em 16 de junho de 2020, durante uma briga no trânsito.

As duas obras estão sendo apresentadas em um único livro, elaborado pela família do publicitário, aos cuidados de sua
mãe, Concy e de seus irmãos, Gustavo e Thales Neto, pois os escritos de Diogo foram encontrados em um computador depois de sua partida precoce.

Ambos os romances haviam sido finalizados.

Bailarina e Soberba...2
O livro revela o tino do publicitário para a literatura, embora esse lado não tenha sido demonstrado por ele próprio em vida.

O importante é que, a partir de agora, todos poderão conhecer um pouco mais sobre o autor, que nos apresenta duas interessantes histórias, muito bem escritas e que transubstanciam sua personalidade de observador sensível do mundo ao
seu redor.

Era um jovem que levantava a bandeira da simplicidade e gostava de descomplicar.

Museu da Gastronomia
Uma programação de férias movimento o mês de julho no Museu da Gastronomia Maranhense, no Centro Histórico de São Luís.

Ao longo do mês de julho, estão sendo sorteados passeios pelo Centro Histórico com guias de turismo tendo como tema a
gastronomia. Ao todo, serão 80 pessoas, que conhecerão melhor a capital maranhense sob a ótica doturismo aos sábados do mês.

No equipamento cultural é possível conhecer mais sobre temas como comidas típicas e festejos
populares.

Pensando nessa diversidade, foi criada uma moldura personalizada e serão entregues para as crianças desenharem o que mais gostaram durante a visitação.

Terceira dose
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, disse acreditar que algumas das vacinas contra a Covid-19 demandarão uma terceira dose, embora ainda não se possa dizer qual.

Convidado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro para uma palestra virtual realizada ontem, Torres respondeu a algumas perguntas encaminhadas pelos espectadores.

A Anvisa é responsável pela autorização do uso e aprovação das bulas de vacinas no Brasil. As bulas contêm as informações sobre o regime de doses. Por enquanto, nenhum imunizante tem esquema com três aplicações.

Barra Torres ressaltou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são eficazes e que a população pode confiar em qualquer uma que estiver disponível no posto de saúde.

Comissão de recesso na AL
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão já nomeou a Comissão de Recesso Parlamentar que ficará responsável pelos trabalhos da Casa Legislativa no período de 18 de julho a 1º de agosto de 2021. Integram a
comissão os deputados Neto Evangelista, Ricardo Rios, Marco Aurélio, Wellington do Curso e a deputada Socorro Waquim. Os nomes dos deputados que compõem a Comissão foram submetidos à aprovação do plenário, durante a
última sessão legislativa antes do recesso, ocorrida ontem.

TRIVIAL VARIADO
Sabe o que é Distritão? É mais ou menos assim: o Maranhão tem 18 vagas de deputado federal por qualquer partido e ganha quem tiver mais voto. Assim vai também com as 42 vagas da Assembleia e as dos vereadores.

No assunto: isso está no bojo como item principal da reforma política que se discute em Brasília e os maranhenses lá por nós
consultados são unânimes: há todo um clima favorável para aprovar.

Parlamentar maranhense que prefere não ficar na linha de frente, carimba a tese, com a ressalva: ‘Eu sou contra, mas no
que depender da Câmara, passa’. E diz que há um sentimento dos deputados em salvar a própria pele diante da nova legislação que proíbe coligações.

Tem mais: se assim o é, cada partido tem que fazer chapas fortes. E cadê candidatos para preenchê-las? O problema do
Brasil é o excesso de partidos, 30. Como achar candidatos com tantos partidos? Isso se configurou na corrida atrás de tempo de televisão e do fundo partidário. Todo mundo quis fazer um.

Os que são contra o Distritão justificam: o sistema distorce e enfraquece a representatividade da sociedade brasileira. Com os
eleitos representando apenas 30% dos votos como indica uma pesquisa, seria muito ruim. Em suma, enfraquece os partidos e
favorece os endinheirados. Vai dar barulho.

Embora até agora o São João não tenha dado maus sinais na Covid, autoridades do setor de saúde admitem que o cenário é
favorável com queda das estatísticas negativas, mas ressalvam que a situação é ainda preocupante.

Ou seja: apesar da queda no percentual de ocupação de leitos, o número de pacientes internados, casos novos e casos ativos ainda é bem superior ao do início do ano e mais ainda quando comparamos com setembro de 2020.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitou aos governadores que encaminhem pareceres técnicos das suas
equipes de Saúde que embasem os pedidos de mudança do protocolo de imunização com as vacinas da Pfizer e da
AstraZeneca.

Estudo publicado no Valor Econômico mostra que o Maranhão é o estado com maior número de crianças e adolescentes até 17 anos vivendo na pobreza. De acordo com o levantamento, 69% dos maranhenses nessa faixa etária vivem nessas condições.

O município de Timon deve protagonizar uma das disputas mais quentes por uma vaga de deputado estadual no ano que
vem. Quatro nomes estão postos para a disputa e a campanha do próximo do ano, assim como o resultado deve acabar se tornando uma prévia para 2024.

O TJMA e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão promovem, hoje, Aula Magna sobre o “Programa de
Apadrinhamento como estratégia de efetivação do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em
medida protetiva/acolhimento”. A transmissão ao vivo acontecerá pela Plataforma Zoom.

Causa apreensão o estado de saúde de um dos mais conhecidos desportistas do Maranhão – José Alberto Moraes Rego, o Geografia. Contaminado pelo Covid-19, e já intubado, ele luta pela vida numa UTI da cidade.

DE RELANCE

Base ambiental no Itaqui
A Empresa Maranhense de Administração Portuária inaugurou sua Base de Pronto-Atendimento Ambiental, que funcionará na área operacional do Porto do Itaqui, com pessoal treinado em plantão permanente e equipada para o combate e prevenção de situações mapeadas no Plano de Emergência Individual. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a base está equipada com duas embarcações, mantas absorventes, cordões de contenção, tanques flutuantes, bombas de sucção de óleo e outros recursos para redução de danos em caso de acidentes no mar.

Novo conselheiro
A sessão do Pleno de ontem do Tribunal de Contas do Estado foi marcada pela troca de comando na Presidência do órgão. Prestes a completar 75 anos, o conselheiro Raimundo Nonato de Carvalho Lago Jr. abdicou do cargo em favor do vice-presidente da casa, conselheiro Washington Luís de Oliveira. Na condição de interino, Oliveira comandará, na próxima quarta-feira (21), a eleição do novo presidente da casa.

Mais Saúde Animal
O deputado Duarte Júnior ressaltou a relevância das ações do programa “Mais Saúde Animal”, viabilizado por meio da indicação de R$ 500 mil em emendas destinadas pelo parlamentar para promoção de assistência veterinária, prevenção de doenças e de cuidados aos animais. As ações serão executadas pela Secretaria de Estado da Saúde, em bairros da capital e municípios do interior do Maranhão. Estão previstas, por exemplo, a realização de consultas, exames, diagnóstico de doenças, vacinação e distribuição de coleiras preventivas.

Estoque de sangue
Os estoques do banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) permanecem em estado crítico. Segundo a instituição, há necessidade dos tipos sanguíneos negativos e positivos O-, A+ e AB-. O tipo sanguíneo O negativo é fundamental por ser considerado doador universal, usado em casos de extrema urgência, quando não há tempo para comprovar exames do paciente.

Cadastro Habitacional
A Prefeitura de São Luís lançou o novo Cadastro Habitacional de Interesse Social, desta vez vinculado ao Programa de Revitalização do Centro Histórico, com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais. As inscrições iniciaram na segunda-feira, de forma presencial, na Central de Atendimento da Habitação, na Avenida
Marechal Castelo Branco, no São Francisco, seguindo até amanhã. A ação é parte da política de combate ao déficit habitacional da gestão do prefeito Eduardo Braide.

Audiência pública
Por inciativa do deputado federal Aluísio Mendes, a Agência Nacional de Aviação Civil e companhias aéreas serão ouvidas em audiência pública na Câmara dos Deputados. A redução da malha aérea em São Luís e Imperatriz é o motivo da audiência. O requerimento foi apresentado e aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle na última terça-feira.

Hoje tem eleição no IHGM
É grande a movimentação no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão em torno da eleição de sua nova diretoria, que será realizada hoje. Uma das chapas é encabeçada pelo historiador Euges Lima, tendo como vice-presidente Washington Cantanhede. Fazem parte da Diretoria da Chapa 1, Jadson Passinho Gonçalves, Raimundo da Silva Costa, Josiel Ribeiro Ferreira, Antonio Guimarães de Oliveira, Clores Holanda Silva e José Ribamar de Sousa Almeida.

Treinamento para TJMA
O Tribunal de Justiça do Maranhão promoveu, ontem, o curso “O Poder da Ação”, iniciativa realizada com o apoio
da Escola Superior da Magistratura do Maranhão. A transmissão ao vivo do evento aconteceu direto do Auditório da Federação Brasileira de Coach Integral Sistêmico, empresa responsável pelo treinamento.

Para escrever na pedra:
“Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também”. De Fernando Pessoa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.